Building a game with augmented reality: for training computational thinking
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/83352 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Informatics Engineering |
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Building a game with augmented reality: for training computational thinkingAugmented realityComputational thinkingLearning resourcesVideo gameGame based learningRealidade aumentadaPensamento computacionalRecursos de aprendizagemJogo de vídeoAprendizagem baseada em jogosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Informatics EngineeringComputational Thinking is the problem solving method based on picking a complex problem, understanding what the problem is and developing solutions in a way that a computer or human could solve it. To aid in this task Augmented Reality provides a more visual and interesting way of presenting problems to subjects, that will solve puzzles presented as computational inputs. This work is composed of a case study of Augmented Reality and their uses and practices, Computational Thinking definitions and importance in society, as well as games and puzzles used as a training and skill developing tools among students. Based on the gathered data a proof of concept tool was developed to test and create an engaging game to retain the subjects interest to train Computational Thinking. The project developed tackled various technologies that together provided a fun and interactive game that developed Computational Thinking skills with positive feedback on the use of the Augmented Reality.Pensamento Computacional é o método de resolução de problemas baseado em escolher um problema complexo, entender qual o problema e desenvolver soluções de uma maneira que um computador ou humano podem resolver. Para ajudar nesta tarefa a Realidade Aumentada oferece uma mais visual e interessante maneira de apresentar problemas a indivíduos que irão resolver puzzles apresentados como inputs computacionais. Este trabalho é composto de um caso de estudo sobre Realidade Aumentada e os seus usos e práticas, Pensamento Computacional, as suas definições e a importância na sociedade, como também jogos e puzzles usados como ferramentas de desenvolvimento e treino de aptidão entre estudantes. Com base nos dados recolhidos uma ferramenta de prova de conceito foi desenvolvida para testar e criar uma experiência atraente para reter o interesse de indivíduos para treinar o Pensamento Computacional. O projeto foi desenvolvido enfrentado várias tecnologias que juntas ofereceram um jogo divertido e interativo para desenvolver o Pensamento Computacional com um feedback positivo sobre o uso da Realidade Aumentada.Henriques, Pedro RangelLima, Lázaro Vinícius de OliveiraUniversidade do MinhoSaraiva, Francisco Manuel Vital20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83352eng203237650info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:10.566126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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