O mercado da tradução em Portugal e a contratação deste serviço pelas grandes empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cristóvão Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19811
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
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spelling O mercado da tradução em Portugal e a contratação deste serviço pelas grandes empresasMercadoTraduçãoRegulação económicaOrdem profissionalFormaçãoCompetênciasMarketTranslationEconomic regulationProfessional bodyProfessional formationCompetences82.035338.46Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaA comunicação é um ato essencial para os indivíduos como para as empresas. Este aspeto foi reforçado nos últimos anos no âmbito de uma economia cada vez mais globalizada e desafiante, onde as empresas provenientes de vários países e culturas lutam entre elas para alcançar os seus objetivos. Neste contexto, a questão da tradução adquire uma importância estratégica para estes atores e, em última análise, para o desenvolvimento socioeconómico dos países. Neste sentido, quisemos determinar se o mercado português da tradução estava corretamente estruturado para se desenvolver de forma sustentável. Assim, questionámos uma possível intervenção do Estado, bem como o papel das associações sectoriais. No seguimento das sugestões de regulação do mercado onde se destacou a relevância de se reconhecer a importância económica e social da tradução decidimos aferir a forma como as grandes empresas atuavam em Portugal, relativamente à contratação deste tipo de serviços a partir de um questionário. A partir destes resultados, realizámos, num segundo tempo, um estudo de caso junto de uma empresa que optou por criar um departamento interno de tradução. Os objetivos gerais desta iniciativa pretendiam averiguar quais os fatores que estiveram na base da criação daquele departamento assim como a tipologia da sua organização, e qual a sua importância económica para a empresa. Por fim, decidimos contactar profissionais que integram empresas de tradução através da realização de entrevistas. O objetivo das mesmas prendia-se essencialmente com o facto de obtermos feedback por parte das empresas que oferecem este tipo de serviço, a partir dos contactos que estas realizam junto dos seus clientes. Desta forma, poderíamos reforçar a ideia de que o mercado da tradução necessitava de ser regulado para corresponder a exigências de elevado valor que os clientes que atuam em Portugal solicitam.The act of communicating is essential both for individuals and for companies. This has been highlighted over the last few years as the economy becomes more and more global and challenging and companies from different countries and backgrounds struggle among themselves to reach their goals. It is in this context that translation becomes strategically important for these intervenients, and ultimately, for the socioeconomic development of countries. As such, we looked to determine if the Portuguese translation marketplace was structured correctly in order to develop in a sustainable way. For this we analysed a possible intervention from the State as well as the role played by the industry associations. Following the suggestions to regulate the market, which highlighted the need to recognise the economic and social importance of translation, we surveyed the way large companies operating in Portugal regarding their use of translation services. We built on these results to perform a case study of a company which opted to create an internal translation department. This initiative was mainly focused in assessing which factors support the creation of such department as well as looking at how it would be organised and what its economic impact would be to the company. In the end we decided to conduct interviews with professionals in translation companies. These interviews were focused getting feedback from these companies regarding their interactions with clients. This would allow us to underpin the idea the translation market was in need of regulation if it was to correspond to the high value demands requested by clients in Portugal.Pereira, Orlando P.Alves, Fernando FerreiraUniversidade do MinhoSoares, Cristóvão Gomes20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:49.523716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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