Produção e recepção de conteúdos na imprensa feminina : a revista Máxima como estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Mafalda Barbosa de Sequeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8867
Resumo: O presente relatório de estágio baseia-se numa experiência de trabalho de seis meses na Revista Máxima. A investigação teórico-prática, orientada pelo Professor Doutor Rogério Santos, incide sobre a produção e a recepção de conteúdos na imprensa feminina, tomando como estudo de caso os vários produtos Máxima (revista em papel, site, blog, Facebook, Twitter), o que pressupõe que os conteúdos observados são tanto editoriais, como audiovisuais ou multimédia. As revistas de moda são um meio que comporta, tal como qualquer outro, os procedimentos elementares do processo comunicativo: a produção e a recepção de informações. Especializada em função de um determinado tipo de público, neste caso as mulheres, as características dos conteúdos da imprensa feminina distinguem-se das de outras publicações ao compreenderem práticas muito específicas. Assim, o objectivo deste trabalho é extrair da literatura consultada e da análise dos dados recolhidos as principais práticas produtivas e receptivas inerentes a este tipo de meio de comunicação social. O relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é composto por uma descrição e contextualização da marca Máxima, bem como uma memória descritiva do estágio, onde são apresentadas as principais experiências vividas. A componente teórica do relatório encontra-se no segundo capítulo que, além de abordar conceitos como a Moda, a Beleza e o Consumo, aprofunda também as ideias principais do Jornalismo Generalista, das Estruturas Económicas da Imprensa, da Imprensa Feminina e da Representação e Imagem da Mulher na Imprensa. O terceiro capítulo contém o trabalho prático efectuado pela investigadora, que faz uma análise de conteúdo aos dados recolhidos através de diferentes técnicas. A elaboração de notícias curtas para o site da Máxima era a principal tarefa efectuada pela estagiária e, portanto, a análise foca-se sobretudo nessas notícias e no conteúdo online (site e Facebook), ainda que as reuniões de redacção e a revista em papel também estejam contempladas no estudo. A recolha de dados fez-se através de grelhas, tabelas, entrevistas e inquéritos. As principais conclusões mostram que a Moda e a Beleza são os temas mais versados e procurados e que as revistas femininas estão muito dependentes da publicidade.
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Especializada em função de um determinado tipo de público, neste caso as mulheres, as características dos conteúdos da imprensa feminina distinguem-se das de outras publicações ao compreenderem práticas muito específicas. Assim, o objectivo deste trabalho é extrair da literatura consultada e da análise dos dados recolhidos as principais práticas produtivas e receptivas inerentes a este tipo de meio de comunicação social. O relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é composto por uma descrição e contextualização da marca Máxima, bem como uma memória descritiva do estágio, onde são apresentadas as principais experiências vividas. A componente teórica do relatório encontra-se no segundo capítulo que, além de abordar conceitos como a Moda, a Beleza e o Consumo, aprofunda também as ideias principais do Jornalismo Generalista, das Estruturas Económicas da Imprensa, da Imprensa Feminina e da Representação e Imagem da Mulher na Imprensa. O terceiro capítulo contém o trabalho prático efectuado pela investigadora, que faz uma análise de conteúdo aos dados recolhidos através de diferentes técnicas. A elaboração de notícias curtas para o site da Máxima era a principal tarefa efectuada pela estagiária e, portanto, a análise foca-se sobretudo nessas notícias e no conteúdo online (site e Facebook), ainda que as reuniões de redacção e a revista em papel também estejam contempladas no estudo. A recolha de dados fez-se através de grelhas, tabelas, entrevistas e inquéritos. As principais conclusões mostram que a Moda e a Beleza são os temas mais versados e procurados e que as revistas femininas estão muito dependentes da publicidade.This internship report is based on a work placement of six months at Máxima magazine. The theoretical and practical research, supervised by Professor Rogério Santos, focuses on the production and reception of contents within women‟s press, using as a case study several Máxima products (paper magazine, website, blog, Facebook, Twitter), which implies that we observed editorial, audiovisual and multimedia contents. Just like any other medium, fashion magazines carry the basic procedures of the communicative process: the production and reception of information. Specialized according to a particular type of audience – women, in this instance –, the characteristics of women's press contents differ from other publications due to their specific practices. Thus, the aim of this report is to draw from the literature, as well as the analysis of the collected data regarding the main productive and receptive practices inherent of this type of medium. The report is divided into three chapters. The first one consists of a description and contextualization of the Máxima brand, as well as a journal of the internship, in which the main experiences are described. We can find the theoretical component in the second chapter, which considers concepts such as Fashion, Beauty and Consumption, as well as developing the main ideas of Journalism, Economic Structures of the Press, Women‟s Press, and Representation and Image of Women in the Press. The third chapter contains the practical work carried out by the researcher, which makes a content analysis of the collected data through different techniques. The creation of short news for the Máxima website was the main task performed by the trainee and, therefore, the analysis focuses primarily on the news and on the online content (website and Facebook), although the editorial meetings and the paper magazine are also taken in consideration regarding this study. The data collection was made through grids, tables, interviews and surveys. The main conclusions show that fashion and beauty are the most knowledgeable and sought topics; whilst also showing women's magazines are heavily dependent on advertising.Santos, RogérioVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBraga, Mafalda Barbosa de Sequeira2012-08-08T14:18:52Z2012-03-0720122012-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:35:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:02.896056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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