Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Daniela Maria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607
Resumo: Tendo como objetivo geral investigar o fenômeno de midiatização da moda pensando, mais especificamente, desde a relação editoriais de moda da revista Elle/recepção, busco compreender como se dá a construção de um modelo de mulher na moda neste produto e seus usos, sentidos e apropriações por leitoras da revista, mediados pela identidade feminina. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei com o conceito de midiatização e articulei perspectivas teóricas para a compreensão do produto (campo de efeitos de sentido, contrato de leitura, modos de endereçamento, linguagem de revista) e da recepção (recepção, mediações, consumo, identidade feminina). Acerca das estratégias metodológicas, na investigação do produto, trabalhei na análise de um corpus composto por três editoriais de moda da revista Elle, examinando as propostas de feminilidade ali constituídas na relação com a moda. No âmbito da recepção, realizei pesquisa sistemática com quatro leitoras da revista Elle e, desde uma per
id USIN_e132acaba3ff1b68f436aa345aad5ec6
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2607
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:23:09Z2015-03-05T18:23:09Z2007-03-20Made available in DSpace on 2015-03-05T18:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20Tendo como objetivo geral investigar o fenômeno de midiatização da moda pensando, mais especificamente, desde a relação editoriais de moda da revista Elle/recepção, busco compreender como se dá a construção de um modelo de mulher na moda neste produto e seus usos, sentidos e apropriações por leitoras da revista, mediados pela identidade feminina. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei com o conceito de midiatização e articulei perspectivas teóricas para a compreensão do produto (campo de efeitos de sentido, contrato de leitura, modos de endereçamento, linguagem de revista) e da recepção (recepção, mediações, consumo, identidade feminina). Acerca das estratégias metodológicas, na investigação do produto, trabalhei na análise de um corpus composto por três editoriais de moda da revista Elle, examinando as propostas de feminilidade ali constituídas na relação com a moda. No âmbito da recepção, realizei pesquisa sistemática com quatro leitoras da revista Elle e, desde uma perHaving the general objective of investigating the phenomenon of mediatization in fashion considering, more specifically, the reception of the fashion editorials of the magazine Elle, understanding of the construction of a model of a fashionable woman in this product is sought as well as the uses made of this model, the meanings taken and appropriations made by the magazines readers, mediated by the female identity. To deal with the specifics of the problem/object being studied, the concept of mediatization is examined and various theoretical aspects to the comprehension of the product are considered (meaning effects field, reading contract, address modes, magazine language) as well as some for reception (reception, mediation, consumption, female identity). Concerning methodological strategies, in the product investigation a corpus consisting of three editorials from the magazine Elle was used, with the proposals of femininity constituted in these in relation to fashion being examined. With regard to receptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSchmitz, Daniela Mariahttp://lattes.cnpq.br/8630871500584373http://lattes.cnpq.br/5067996940631872Bonin, Jiani AdrianaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaMulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista ElleCiências Sociais Aplicadasanálisediscursoeditorialmídiamodamulherpublicidaderevistarevista Elleimprensa femininafemale identityfemale magazinesmediatizationreceptionfashioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALmulher na moda1.pdfmulher na moda1.pdfapplication/pdf3607708http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/1/mulher+na+moda1.pdf95f85dfcef2651427065b05c814829efMD51mulher na moda2.pdfmulher na moda2.pdfapplication/pdf5807463http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/2/mulher+na+moda2.pdfaa06831e697ccb2bd167868777d2bc3eMD52mulher na moda 3.pdfmulher na moda 3.pdfapplication/pdf2671515http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/3/mulher+na+moda+3.pdf9a577f5b9696630081434ec08df40b80MD53mulher na moda 4.pdfmulher na moda 4.pdfapplication/pdf11908165http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/4/mulher+na+moda+4.pdf321d0ea56cf216cda3b3b754737bbc5cMD54UNISINOS/26072015-03-17 17:36:58.466oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T20:36:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
title Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
spellingShingle Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
Schmitz, Daniela Maria
Ciências Sociais Aplicadas
análise
discurso
editorial
mídia
moda
mulher
publicidade
revista
revista Elle
imprensa feminina
female identity
female magazines
mediatization
reception
fashion
title_short Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
title_full Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
title_fullStr Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
title_full_unstemmed Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
title_sort Mulher na moda: recepção e identidade feminina nos editoriais de moda da revista Elle
author Schmitz, Daniela Maria
author_facet Schmitz, Daniela Maria
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8630871500584373
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5067996940631872
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Daniela Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonin, Jiani Adriana
contributor_str_mv Bonin, Jiani Adriana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
análise
discurso
editorial
mídia
moda
mulher
publicidade
revista
revista Elle
imprensa feminina
female identity
female magazines
mediatization
reception
fashion
dc.subject.por.fl_str_mv análise
discurso
editorial
mídia
moda
mulher
publicidade
revista
revista Elle
imprensa feminina
dc.subject.eng.fl_str_mv female identity
female magazines
mediatization
reception
fashion
description Tendo como objetivo geral investigar o fenômeno de midiatização da moda pensando, mais especificamente, desde a relação editoriais de moda da revista Elle/recepção, busco compreender como se dá a construção de um modelo de mulher na moda neste produto e seus usos, sentidos e apropriações por leitoras da revista, mediados pela identidade feminina. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei com o conceito de midiatização e articulei perspectivas teóricas para a compreensão do produto (campo de efeitos de sentido, contrato de leitura, modos de endereçamento, linguagem de revista) e da recepção (recepção, mediações, consumo, identidade feminina). Acerca das estratégias metodológicas, na investigação do produto, trabalhei na análise de um corpus composto por três editoriais de moda da revista Elle, examinando as propostas de feminilidade ali constituídas na relação com a moda. No âmbito da recepção, realizei pesquisa sistemática com quatro leitoras da revista Elle e, desde uma per
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/1/mulher+na+moda1.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/2/mulher+na+moda2.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/3/mulher+na+moda+3.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2607/4/mulher+na+moda+4.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95f85dfcef2651427065b05c814829ef
aa06831e697ccb2bd167868777d2bc3e
9a577f5b9696630081434ec08df40b80
321d0ea56cf216cda3b3b754737bbc5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946192302080