Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria da Conceição Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/737
Resumo: O presente estudo visa apresentar o resultado de algumas reflexões sobre a problemática da transição para a vida adulta de jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), mais precisamente com deficiência mental. Tendo por base a revisão da literatura, a nossa reflexão pessoal e a prática profissional com jovens com NEE, procuramos perceber a forma como as escolas do 2º e 3º ciclos se organizam e que respostas educativas e recursos são implementados de modo a dar cumprimento ao definido pelo Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nomeadamente no que respeita aos Planos Individuais de Transição (PIT). Realçamos a complexidade inerente a essa organização sendo que a escola não poderá ser a única responsável por todo o processo. A articulação entre escola, família e comunidade revela-se fundamental. Reflectimos assim sobre a construção social da deficiência e a transição para a vida adulta numa perspectiva de desenvolvimento de competências que possibilitem a estes jovens com NEE a integração plena na sociedade. O estudo permitiu evidenciar a realidade das escolas da cidade do Porto, notando-se que elas, na sua maioria, têm implementadas respostas educativas diferenciadas de modo a responder às necessidades dos seus alunos. Contudo, continuam a debater-se com algumas dificuldades na implementação dos planos de transição por falta de recursos quer humanos quer materiais. Pudemos registar que o professor de educação especial tem um papel preponderante na implementação e desenvolvimentos destes planos, no entanto começa-se a registar um maior envolvimento por parte do director de turma. Permanecem ainda dificuldades ao nível da articulação e empenhamento dos vários intervenientes no processo.
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