Perspectiva dos docentes acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Maria Manuela Branquinho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8725
Resumo: A transição para a Vida Pós-Escolar é um processo de orientação iniciado nas escolas no sentido de dotar os jovens com necessidades educativas especiais de competências fundamentais para o exercício da vida diária, perspectivando a sua plena integração na sociedade, a nível pessoal, social e profissional. A Escola tem caminhado em direcção à melhoria do seu modo de actuação e do aperfeiçoamento das respostas dadas aos alunos em processo de Transição para a Vida Pós-Escolar, implementando boas práticas que contribuem para o desenvolvimento de um conjunto de competências pessoais e sociais, essenciais para a concretização do referido processo. Tendo como objectivo descrever, analisar e reflectir sobre a forma como se processa essa transição, especificamente com alunos com deficiência mental, em sete escolas públicas do concelho de Viseu com 3º ciclo, realizámos uma investigação de carácter quantitativo e descritivo, com recurso ao questionário como instrumento de recolha de dados. Foram inquiridos sete representantes dos órgãos de gestão e sete professores de educação especial. Os resultados obtidos mostram que no caminho para a eficácia dos processos de transição ainda existem alguns constrangimentos. A mesma só é possível com o envolvimento e a participação activa de todos os intervenientes (alunos, pais, professores/escola e comunidade/ serviços) investindo no apoio e formação pré-profissional e profissional dos jovens. Aspectos como a falta de legislação específica, colaboração da comunidade e sistematização de todos os intervenientes neste processo, são alguns dos condicionantes deste processo.
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