Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Mónica Arson de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7733
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
id RCAP_e1a0cd5f4df2ac2bc49efb1a25d79d46
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modeloModelos de avaliaçãoAvaliação de programasMeta-avaliaçãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012A avaliação de programas tem sido alvo de interesse e estudo por parte de uma série de autores. Neste relatório pretende-se refletir acerca da prática de avaliação de programas em contexto escolar, propondo a construção de um modelo base, adaptado à realidade portuguesa. A fundamentação do modelo proposto baseou-se no modelo teórico CIPP de Stufflebeam (2003), bem como nas cheklists criadas pelo autor. Partiu-se da prática de intervenção da equipa de um Gabinete de Psicopedagogia inserido num Colégio, recorrendo a exemplos de programas em implementação, de forma a facilitar a tradução prática de princípios e tarefas a cumprir, previstas pelo modelo proposto. As questões que suportaram o projeto de investigação relacionam-se com o processo de meta avaliação do modelo proposto, fundamental para identificar a utilidade, viabilidade, justeza e precisão do modelo.Program evaluation has been a target of interest and study among several authors. This report is intended to reflect on the practice of program evaluation in schools, proposing the construction of a base model, adapted to the Portuguese reality. The proposed model was based on the theoretical model of Stufflebeam CIPP (2003), as well as in the cheklists created by the author. The starting point was the practice of intervention made by a Psychoeducational team in a College, using examples of programs being implemented, in order to facilitate translation to practice of principles and tasks provided by the proposed model. The questions that supported the research project relate to the process of metaevaluating of the model, in order to identify the utility, feasibility, propriety and accuracy of the model.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaLemos, Mónica Arson de Sousa2013-02-14T11:22:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:29.450771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
title Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
spellingShingle Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
Lemos, Mónica Arson de Sousa
Modelos de avaliação
Avaliação de programas
Meta-avaliação
Teses de mestrado - 2012
title_short Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
title_full Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
title_fullStr Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
title_full_unstemmed Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
title_sort Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
author Lemos, Mónica Arson de Sousa
author_facet Lemos, Mónica Arson de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Mónica Arson de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de avaliação
Avaliação de programas
Meta-avaliação
Teses de mestrado - 2012
topic Modelos de avaliação
Avaliação de programas
Meta-avaliação
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-14T11:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7733
url http://hdl.handle.net/10451/7733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217317122048