Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7733 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 |
id |
RCAP_e1a0cd5f4df2ac2bc49efb1a25d79d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modeloModelos de avaliaçãoAvaliação de programasMeta-avaliaçãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012A avaliação de programas tem sido alvo de interesse e estudo por parte de uma série de autores. Neste relatório pretende-se refletir acerca da prática de avaliação de programas em contexto escolar, propondo a construção de um modelo base, adaptado à realidade portuguesa. A fundamentação do modelo proposto baseou-se no modelo teórico CIPP de Stufflebeam (2003), bem como nas cheklists criadas pelo autor. Partiu-se da prática de intervenção da equipa de um Gabinete de Psicopedagogia inserido num Colégio, recorrendo a exemplos de programas em implementação, de forma a facilitar a tradução prática de princípios e tarefas a cumprir, previstas pelo modelo proposto. As questões que suportaram o projeto de investigação relacionam-se com o processo de meta avaliação do modelo proposto, fundamental para identificar a utilidade, viabilidade, justeza e precisão do modelo.Program evaluation has been a target of interest and study among several authors. This report is intended to reflect on the practice of program evaluation in schools, proposing the construction of a base model, adapted to the Portuguese reality. The proposed model was based on the theoretical model of Stufflebeam CIPP (2003), as well as in the cheklists created by the author. The starting point was the practice of intervention made by a Psychoeducational team in a College, using examples of programs being implemented, in order to facilitate translation to practice of principles and tasks provided by the proposed model. The questions that supported the research project relate to the process of metaevaluating of the model, in order to identify the utility, feasibility, propriety and accuracy of the model.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaLemos, Mónica Arson de Sousa2013-02-14T11:22:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:29.450771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo |
title |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo |
spellingShingle |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo Lemos, Mónica Arson de Sousa Modelos de avaliação Avaliação de programas Meta-avaliação Teses de mestrado - 2012 |
title_short |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo |
title_full |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo |
title_fullStr |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo |
title_full_unstemmed |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo |
title_sort |
Avaliação de programas em contexto escolar : proposta de modelo |
author |
Lemos, Mónica Arson de Sousa |
author_facet |
Lemos, Mónica Arson de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Odília, 1957- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Mónica Arson de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos de avaliação Avaliação de programas Meta-avaliação Teses de mestrado - 2012 |
topic |
Modelos de avaliação Avaliação de programas Meta-avaliação Teses de mestrado - 2012 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-02-14T11:22:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7733 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134217317122048 |