Avaliação do desempenho docente em Portugal : que impactos? : perceção dos professores de uma escola do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Albertina Lopes Pires dos, 1965-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8220
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
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spelling Avaliação do desempenho docente em Portugal : que impactos? : perceção dos professores de uma escola do 3º cicloAvaliação de professoresAvaliação formativaDesenvolvimento profissional - ProfessoresTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O tema desta dissertação de Mestrado é a Avaliação do desempenho docente (ADD) em Portugal e seus impactos. Como docente sinto que o modelo de avaliação, regulamentado pelo Decreto regulamentar Nº2/2008 de 10 de Janeiro, trouxe mudanças significativas, levando-me a procurar formação e informação científica e pedagógica. Perceciono que nas escolas portuguesas se tem vivido um clima de mudança a vários níveis, o que proporciona debate, conflitos, e adaptações. Este modelo também trouxe a revolta dos professores. Então senti a preocupação de o compreender, de o tentar melhorar, tentando esbater essa revolta e o imobilismo que levaria a que se deixasse, simplesmente, tudo na mesma. Preocupa-nos o insucesso educativo português. Mas em que termos os resultados dos alunos podem ser tidos em conta na avaliação docente? Que perceção os professores têm sobre a avaliação e os seus impactos? A avaliação para a regulação da carreira tem impacto formativo? a) No desenvolvimento profissional, b) Na melhoria do desempenho, c) No aumento da eficácia docente. A mudança é útil e necessária. Senti necessidade de conhecer modelos doutros países. Há necessidade de compreender melhor a avaliação de desempenho, até porque de acordo com Ruivo (2009), avaliar um professor é difícil, tem que se ter em conta o seu ser, o seu saber e o seu saber fazer. Na avaliação do desempenho organizacional é indispensável uma avaliação de impactos e dos processos educativos. Da análise, em SPSS, do questionário passado a 47 dos 110 docentes (43% do Universo), e dos Planos Anuais de Atividades (PAA), de uma Escola do 3º ciclo, pode-se referir que a avaliação de desempenho docente, relativamente aos impactos: a) melhora ( na perceção dos professores) a aprendizagem dos alunos; b) melhora o trabalho coletivo (articulação, cooperação, partilha de boas práticas, a reflexividade de todos os intervenientes); c) melhora o trabalho individual (identifica pontos fortes e fracos, informa sobre as competências, reflexividade e autonomia, identifica necessidades de formação, compreensão ensino/aprendizagem, preocupação com melhoria e desenvolvimento profissional, mais criatividade, mais e melhores materiais, melhor desempenho); d) a nível institucional permite maior visibilidade do trabalho docente, responsabilização, alinhamento com o projeto da Escola. Relativamente ao processo da ADD, os professores consideram que permite o Feedback e aconselhamento, bem como debate avaliador/avaliado e a oportunidade de refletir sobre a prática dos professores, embora se mostre também orientado para a classificação, seriação, seleção e progressão. Os resultados sugerem que as percepções dos professores são também marcadas pela incerteza e pelo ceticismo. Entre as questões mais críticas são a falta de reconhecimento da avaliadores, a dimensão burocrática e sumativa, e da falta de condições de colocá-la em prática. Parece-nos conveniente estar conscientes destes impactos das mais-valias, dos constrangimentos e dos desafios da ADD, daí esta dissertação.The theme of this Master's thesis is the evaluation of teacher performance in Portugal and its impacts. As a teacher I feel that the evaluation model, regulated by Regulatory Decree No. 2/2008 of 10th January, brought significant changes, forcing me, correctly, to seek training, both scientific and pedagogical. I feel that Portuguese schools have lived through a climate of change at various levels, which provides debates, conflicts, and adaptations. This model has also originated a revolt among teachers. So I have felt the worry of trying to improve the model or find another model, and tried to blur this revolt that would lead to immobility if it were left alone, if it were left simply, all the same. We are concerned about failure in Portuguese education. But how can students' results be taken into account in evaluating teachers? What is the perception that teachers have about assessment and its impacts? The rating for the regulation of career training has an impact? a) To the professional development, b) To improve the performance, c) To increased teacher effectiveness. The change is necessary and useful. I felt the need to know models from other countries. There is a need to better understand performance evaluation, because according to Ruivo (2009), it is difficult to evaluate a teacher, and such evaluation must take into account the teacher’s being, knowledge and know-how. We are concerned about the failure of the Portuguese education. In the assessment of organizational performance is essential to evaluate impacts and educational processes. From the analysis of the questionnaire (completed by 43% of 110 teachers of a 3rd cycle School), and Annual Plans of Activities, we note that the evaluation of teaching performance, compared with impacts was perceived to have improved: (a) student learning; (b) collaborative work (joint, cooperation, sharing of best practices, reflexivity of all stakeholders); (c) individual work (identifying strengths and weaknesses, informing about competence, autonomy and reflexivity, identifying training needs, understanding teaching / learning, concern for improvement and professional development, more creativity, more and better materials, better performance). At an institutional level it allows greater visibility of teaching, accountability, alignment with the school project. Amongst the most critical issues are the lack of recognition of the appraisers, the bureaucratic and summative dimension, and the lack of necessary conditions to put it into practice. However, some positive aspects were also identified, namely the emergence of debates within the teaching profession and the opportunity to reflect upon teachers’ practice. The process of evaluating teacher performance allows feedback and advice, debate between evaluators and the evaluated, although it is also oriented toward classification, ranking, selection and progression. It seems appropriate to be aware of the impact of capital gains, the constraints and challenges of evaluating teacher performance, hence this dissertation.Rodrigues, Pedro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Albertina Lopes Pires dos, 1965-2013-04-09T14:43:55Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8220TID:201221357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:49.783437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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