Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Paula
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12087
Resumo: Assistimos em Portugal, nos últimos anos, à expansão da população que pretende ingressar no ensino superior. Esta massificação tem confrontado as instituições de ensino superior portuguesas com uma série de desafios, dos quais se destaca o responder de uma forma eficaz a um número cada vez maior e mais diversificado de indivíduos. Interessa por isso conhecer as características desta “nova” população. Neste estudo, apresentam-se os percursos escolares e algumas características sócio-demográficas dos estudantes que ingressaram no ano lectivo 2000/01 no 1º ano dos 44 cursos de licenciatura existentes na Universidade do Minho (1ª fase do Concurso Nacional de Acesso), assim como as suas expectativas relativas ao ingresso neste nível de ensino. Para isso, tomou-se as respostas dos alunos (n=1946) ao Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001), bem como a um breve ficha de caracterização escolar e sócio-demográfica. A par da descrição da amostra segundo o sexo, a área científica e o número da opção universidade/curso de entrada, avança-se com outros elementos descritivos relacionados com as principais razões/motivos de ingresso, os problemas antecipados e as expectativas académicas.
id RCAP_e1a4c451d855984344c07aa4e33ac618
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do MinhoExpectativas académicasTrajectórias escolaresAssistimos em Portugal, nos últimos anos, à expansão da população que pretende ingressar no ensino superior. Esta massificação tem confrontado as instituições de ensino superior portuguesas com uma série de desafios, dos quais se destaca o responder de uma forma eficaz a um número cada vez maior e mais diversificado de indivíduos. Interessa por isso conhecer as características desta “nova” população. Neste estudo, apresentam-se os percursos escolares e algumas características sócio-demográficas dos estudantes que ingressaram no ano lectivo 2000/01 no 1º ano dos 44 cursos de licenciatura existentes na Universidade do Minho (1ª fase do Concurso Nacional de Acesso), assim como as suas expectativas relativas ao ingresso neste nível de ensino. Para isso, tomou-se as respostas dos alunos (n=1946) ao Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001), bem como a um breve ficha de caracterização escolar e sócio-demográfica. A par da descrição da amostra segundo o sexo, a área científica e o número da opção universidade/curso de entrada, avança-se com outros elementos descritivos relacionados com as principais razões/motivos de ingresso, os problemas antecipados e as expectativas académicas.Fundação Calouste Gulbenkian - projeto “Transição, adaptação e sucesso académico de jovens no Ensino Superior”Universidade do MinhoUniversidade do MinhoSoares, Ana PaulaAlmeida, Leandro S.20022002-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12087porOLIVEIRA, Clara Costa ; AMARAL, João Pedro ; SARMENTO,Teresa, org. – “Pedagogia em Campus : contributos”. [Braga]: Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8098-84-7. p. 21-34.972-8098-84-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:15:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:15:18Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
title Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
spellingShingle Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
Soares, Ana Paula
Expectativas académicas
Trajectórias escolares
title_short Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
title_full Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
title_fullStr Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
title_full_unstemmed Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
title_sort Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
author Soares, Ana Paula
author_facet Soares, Ana Paula
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Paula
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativas académicas
Trajectórias escolares
topic Expectativas académicas
Trajectórias escolares
description Assistimos em Portugal, nos últimos anos, à expansão da população que pretende ingressar no ensino superior. Esta massificação tem confrontado as instituições de ensino superior portuguesas com uma série de desafios, dos quais se destaca o responder de uma forma eficaz a um número cada vez maior e mais diversificado de indivíduos. Interessa por isso conhecer as características desta “nova” população. Neste estudo, apresentam-se os percursos escolares e algumas características sócio-demográficas dos estudantes que ingressaram no ano lectivo 2000/01 no 1º ano dos 44 cursos de licenciatura existentes na Universidade do Minho (1ª fase do Concurso Nacional de Acesso), assim como as suas expectativas relativas ao ingresso neste nível de ensino. Para isso, tomou-se as respostas dos alunos (n=1946) ao Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001), bem como a um breve ficha de caracterização escolar e sócio-demográfica. A par da descrição da amostra segundo o sexo, a área científica e o número da opção universidade/curso de entrada, avança-se com outros elementos descritivos relacionados com as principais razões/motivos de ingresso, os problemas antecipados e as expectativas académicas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12087
url http://hdl.handle.net/1822/12087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Clara Costa ; AMARAL, João Pedro ; SARMENTO,Teresa, org. – “Pedagogia em Campus : contributos”. [Braga]: Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8098-84-7. p. 21-34.
972-8098-84-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545254587334656