Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12087 |
Resumo: | Assistimos em Portugal, nos últimos anos, à expansão da população que pretende ingressar no ensino superior. Esta massificação tem confrontado as instituições de ensino superior portuguesas com uma série de desafios, dos quais se destaca o responder de uma forma eficaz a um número cada vez maior e mais diversificado de indivíduos. Interessa por isso conhecer as características desta “nova” população. Neste estudo, apresentam-se os percursos escolares e algumas características sócio-demográficas dos estudantes que ingressaram no ano lectivo 2000/01 no 1º ano dos 44 cursos de licenciatura existentes na Universidade do Minho (1ª fase do Concurso Nacional de Acesso), assim como as suas expectativas relativas ao ingresso neste nível de ensino. Para isso, tomou-se as respostas dos alunos (n=1946) ao Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001), bem como a um breve ficha de caracterização escolar e sócio-demográfica. A par da descrição da amostra segundo o sexo, a área científica e o número da opção universidade/curso de entrada, avança-se com outros elementos descritivos relacionados com as principais razões/motivos de ingresso, os problemas antecipados e as expectativas académicas. |
id |
RCAP_e1a4c451d855984344c07aa4e33ac618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do MinhoExpectativas académicasTrajectórias escolaresAssistimos em Portugal, nos últimos anos, à expansão da população que pretende ingressar no ensino superior. Esta massificação tem confrontado as instituições de ensino superior portuguesas com uma série de desafios, dos quais se destaca o responder de uma forma eficaz a um número cada vez maior e mais diversificado de indivíduos. Interessa por isso conhecer as características desta “nova” população. Neste estudo, apresentam-se os percursos escolares e algumas características sócio-demográficas dos estudantes que ingressaram no ano lectivo 2000/01 no 1º ano dos 44 cursos de licenciatura existentes na Universidade do Minho (1ª fase do Concurso Nacional de Acesso), assim como as suas expectativas relativas ao ingresso neste nível de ensino. Para isso, tomou-se as respostas dos alunos (n=1946) ao Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001), bem como a um breve ficha de caracterização escolar e sócio-demográfica. A par da descrição da amostra segundo o sexo, a área científica e o número da opção universidade/curso de entrada, avança-se com outros elementos descritivos relacionados com as principais razões/motivos de ingresso, os problemas antecipados e as expectativas académicas.Fundação Calouste Gulbenkian - projeto “Transição, adaptação e sucesso académico de jovens no Ensino Superior”Universidade do MinhoUniversidade do MinhoSoares, Ana PaulaAlmeida, Leandro S.20022002-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12087porOLIVEIRA, Clara Costa ; AMARAL, João Pedro ; SARMENTO,Teresa, org. – “Pedagogia em Campus : contributos”. [Braga]: Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8098-84-7. p. 21-34.972-8098-84-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:15:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:15:18Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho |
title |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho |
spellingShingle |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho Soares, Ana Paula Expectativas académicas Trajectórias escolares |
title_short |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho |
title_full |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho |
title_fullStr |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho |
title_sort |
Trajectórias escolares e expectativas académicas dos candidatos ao Ensino Superior: contributos para a definição dos alunos que entraram na Universidade do Minho |
author |
Soares, Ana Paula |
author_facet |
Soares, Ana Paula Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ana Paula Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expectativas académicas Trajectórias escolares |
topic |
Expectativas académicas Trajectórias escolares |
description |
Assistimos em Portugal, nos últimos anos, à expansão da população que pretende ingressar no ensino superior. Esta massificação tem confrontado as instituições de ensino superior portuguesas com uma série de desafios, dos quais se destaca o responder de uma forma eficaz a um número cada vez maior e mais diversificado de indivíduos. Interessa por isso conhecer as características desta “nova” população. Neste estudo, apresentam-se os percursos escolares e algumas características sócio-demográficas dos estudantes que ingressaram no ano lectivo 2000/01 no 1º ano dos 44 cursos de licenciatura existentes na Universidade do Minho (1ª fase do Concurso Nacional de Acesso), assim como as suas expectativas relativas ao ingresso neste nível de ensino. Para isso, tomou-se as respostas dos alunos (n=1946) ao Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001), bem como a um breve ficha de caracterização escolar e sócio-demográfica. A par da descrição da amostra segundo o sexo, a área científica e o número da opção universidade/curso de entrada, avança-se com outros elementos descritivos relacionados com as principais razões/motivos de ingresso, os problemas antecipados e as expectativas académicas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/12087 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/12087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Clara Costa ; AMARAL, João Pedro ; SARMENTO,Teresa, org. – “Pedagogia em Campus : contributos”. [Braga]: Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8098-84-7. p. 21-34. 972-8098-84-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545254587334656 |