Envolvimento na escola, bem-estar e vinculação aos pais, pares e professores/as: um estudo com alunos/as dos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charneca, Ana Luísa Safara da Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15618
Resumo: Enquadrado no modelo de Envolvimento do/a Estudante na Escola de Lam e Jimerson (2008), este estudo, a partir de uma amostra de 300 estudantes, dos 9º, 10º e 11º anos de três escolas de Évora, objetivou, através da aplicação de escalas de autorrelato, compreender as relações entre o Envolvimento do/a Estudante na Escola, as dimensões do mesmo (Escala do Envolvimento do/a Estudante na Escola), a Vinculação aos Pais, aos Pares e aos/às Professores/as (Escalas de Vinculação IPPAR), o Bem-Estar (Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes) e os Resultados Escolares, comparando também os resultados médios dos/as participantes tendo em conta o sexo e o ano escolar. Os principais resultados sugerem que as raparigas são mais envolvidas com a escola, que o envolvimento aumenta ao longo dos anos escolares, e configura um preditor significativo dos resultados escolares, conjuntamente com o bem-estar, e vice-versa. A vinculação aos/às professores/as mostrou-se preditor significativo de todas as dimensões do envolvimento, mostrando que estes são uma peça chave para a intervenção para o envolvimento; ABSTRACT:As part of the model of Lam and Jimerson (2008) of Students Engagement with School, this study, with a 300 students sample, from the 9th, 10th and 11th school years of Schools in Évora, aimed to understand the relationship between Students Engagement with School (Students Engagement School Scale), its dimensions, the attachment to parents, peers and teacher (Attachment Scales IPPA-R), Well-Being (Psychologycal Well-Being Scale for Adolescents) and School Outcomes, trought the application of self-report. There were also made comparisons of the participants’ average scores by gender and school year. The results suggest that girls are more engaged with the school, that engagement increases over the school years, and configures a significant predictor of school outcomes, together with the well-being, and vice versa. Attachment to teachers proved to be a significant predictor of all dimensions of engagement, showing that teachers are a main piece for the intervention that aims promoting the engagement.
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