Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13058 |
Resumo: | Suportada pelo modelo do Envolvimento do/a Estudante na Escola de Lam e Jimerson (2008), esta investigação pretende compreender as relações existentes entre as dimensões do Envolvimento do/a Estudante na Escola, a Vitimação por parte dos pares e o Bem-Estar. Pretende também verificar a existência de eventuais diferenças relativas ao sexo, ao ano de escolaridade e à idade. Aplicámos três escalas de autorrelato – a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola, a Escala de Vitimação do Questionário de Violência Escolar e Isolamento Social e a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – a uma amostra de 379 estudantes (n=379). Os principais resultados encontrados sugerem que as raparigas e os/as alunos/as do 7.º ano de escolaridade são mais empenhadas/os no processo de aprendizagem; que o Envolvimento na Escola tende a diminuir ao longo da idade; e que existe relação entre os fatores Afetivo e Comportamental do Envolvimento, a Vitimação e o Bem-Estar; School Engagement, Victimization and Psychological Well- Being: A study with students of 3rd cycle Abstract: Supported by the model of Students Engagement with School of Lam & Jimerson (2008), this research aims to understand the relationships among dimensions of Student Engagement with School, Peer Victimization and Well-Being. It also aims to analyze differences in the participant’s average scores on gender, school year and age. We applied three self-report scales – Students Engagement School Scale, Victimization Scale of School Violence and Social Isolation Questionnaire, and Psychological Well-Being Scale for Adolescents - to a sample of 379 students (n=379). The main findings suggest that girls and students of the 7th grade are more engaged in the learning process; School Engagement tends to decrease along age; and there is relationship among affective and behavioral Engagement’s factors, the Victimization and Well-Being. |
id |
RCAP_ea6e476f26562c5ad645140e363b9350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13058 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º cicloEnvolvimento do/a estudante na escolaVitimaçãoBem-estarStudent engagement with schoolVictimizationWell-beingSuportada pelo modelo do Envolvimento do/a Estudante na Escola de Lam e Jimerson (2008), esta investigação pretende compreender as relações existentes entre as dimensões do Envolvimento do/a Estudante na Escola, a Vitimação por parte dos pares e o Bem-Estar. Pretende também verificar a existência de eventuais diferenças relativas ao sexo, ao ano de escolaridade e à idade. Aplicámos três escalas de autorrelato – a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola, a Escala de Vitimação do Questionário de Violência Escolar e Isolamento Social e a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – a uma amostra de 379 estudantes (n=379). Os principais resultados encontrados sugerem que as raparigas e os/as alunos/as do 7.º ano de escolaridade são mais empenhadas/os no processo de aprendizagem; que o Envolvimento na Escola tende a diminuir ao longo da idade; e que existe relação entre os fatores Afetivo e Comportamental do Envolvimento, a Vitimação e o Bem-Estar; School Engagement, Victimization and Psychological Well- Being: A study with students of 3rd cycle Abstract: Supported by the model of Students Engagement with School of Lam & Jimerson (2008), this research aims to understand the relationships among dimensions of Student Engagement with School, Peer Victimization and Well-Being. It also aims to analyze differences in the participant’s average scores on gender, school year and age. We applied three self-report scales – Students Engagement School Scale, Victimization Scale of School Violence and Social Isolation Questionnaire, and Psychological Well-Being Scale for Adolescents - to a sample of 379 students (n=379). The main findings suggest that girls and students of the 7th grade are more engaged in the learning process; School Engagement tends to decrease along age; and there is relationship among affective and behavioral Engagement’s factors, the Victimization and Well-Being.Universidade de Évora2015-02-26T17:00:25Z2015-02-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13058http://hdl.handle.net/10174/13058TID:201245582porDepartamento de Psicologiadeboracvs@hotmail.com681Saúde, Débora Cristina Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:54.746474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo |
title |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo |
spellingShingle |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo Saúde, Débora Cristina Ventura Envolvimento do/a estudante na escola Vitimação Bem-estar Student engagement with school Victimization Well-being |
title_short |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo |
title_full |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo |
title_fullStr |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo |
title_full_unstemmed |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo |
title_sort |
Envolvimento na escola, vitimação e bem-estar psicológico: um estudo com alunos/alunas do 3º ciclo |
author |
Saúde, Débora Cristina Ventura |
author_facet |
Saúde, Débora Cristina Ventura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saúde, Débora Cristina Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento do/a estudante na escola Vitimação Bem-estar Student engagement with school Victimization Well-being |
topic |
Envolvimento do/a estudante na escola Vitimação Bem-estar Student engagement with school Victimization Well-being |
description |
Suportada pelo modelo do Envolvimento do/a Estudante na Escola de Lam e Jimerson (2008), esta investigação pretende compreender as relações existentes entre as dimensões do Envolvimento do/a Estudante na Escola, a Vitimação por parte dos pares e o Bem-Estar. Pretende também verificar a existência de eventuais diferenças relativas ao sexo, ao ano de escolaridade e à idade. Aplicámos três escalas de autorrelato – a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola, a Escala de Vitimação do Questionário de Violência Escolar e Isolamento Social e a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – a uma amostra de 379 estudantes (n=379). Os principais resultados encontrados sugerem que as raparigas e os/as alunos/as do 7.º ano de escolaridade são mais empenhadas/os no processo de aprendizagem; que o Envolvimento na Escola tende a diminuir ao longo da idade; e que existe relação entre os fatores Afetivo e Comportamental do Envolvimento, a Vitimação e o Bem-Estar; School Engagement, Victimization and Psychological Well- Being: A study with students of 3rd cycle Abstract: Supported by the model of Students Engagement with School of Lam & Jimerson (2008), this research aims to understand the relationships among dimensions of Student Engagement with School, Peer Victimization and Well-Being. It also aims to analyze differences in the participant’s average scores on gender, school year and age. We applied three self-report scales – Students Engagement School Scale, Victimization Scale of School Violence and Social Isolation Questionnaire, and Psychological Well-Being Scale for Adolescents - to a sample of 379 students (n=379). The main findings suggest that girls and students of the 7th grade are more engaged in the learning process; School Engagement tends to decrease along age; and there is relationship among affective and behavioral Engagement’s factors, the Victimization and Well-Being. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-26T17:00:25Z 2015-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13058 http://hdl.handle.net/10174/13058 TID:201245582 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13058 |
identifier_str_mv |
TID:201245582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia deboracvs@hotmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552550482673664 |