"The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3008
Resumo: Numa altura em que se prefigurava o dilema finissecular da reconciliação do feminismo da “New Woman” com o livre arbítrio masculino, Alfred Tennyson parece apresentar no poema The Princess (1847) uma apologia da mulher como elemento fundamental para o homem, em si só incompleto. Este ensaio analisa o motivo do travesti, símbolo no texto da metamorfose necessária para sobreviver até à aquisição da identidade sexual e à inevitável aceitação do Outro, entendido como narrativamente produtivo neste processo de conversão da protagonista de Tennyson, Ida, de feminista em “angel in the house”. Investigamos a função na economia do poema dos diversos processos de ocultação temporária de identidade, que compreendem o uso de indumentária, o nome e as normas de comportamento social próprias do sexo oposto, e que têm como ponto de partida o casamento “por procuração” de uma princesa. O disfarce que envolve o processo de travestismo encena o processo de desocultação da verdade do ser, sempre com a ajuda do Outro, neste caso, do sexo oposto. Através deste enfoque, examinamos a atribuição de eventuais valores funcionais e simbólicos ao disfarce sexual – após a vivência da realidade do outro sexo encontrarão finalmente a sua identidade: a do ser que viveu a experiência dos opostos.
id RCAP_e1cd946f87c6d1f022ba5e13e8b79b13
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred TennysonArtigosNuma altura em que se prefigurava o dilema finissecular da reconciliação do feminismo da “New Woman” com o livre arbítrio masculino, Alfred Tennyson parece apresentar no poema The Princess (1847) uma apologia da mulher como elemento fundamental para o homem, em si só incompleto. Este ensaio analisa o motivo do travesti, símbolo no texto da metamorfose necessária para sobreviver até à aquisição da identidade sexual e à inevitável aceitação do Outro, entendido como narrativamente produtivo neste processo de conversão da protagonista de Tennyson, Ida, de feminista em “angel in the house”. Investigamos a função na economia do poema dos diversos processos de ocultação temporária de identidade, que compreendem o uso de indumentária, o nome e as normas de comportamento social próprias do sexo oposto, e que têm como ponto de partida o casamento “por procuração” de uma princesa. O disfarce que envolve o processo de travestismo encena o processo de desocultação da verdade do ser, sempre com a ajuda do Outro, neste caso, do sexo oposto. Através deste enfoque, examinamos a atribuição de eventuais valores funcionais e simbólicos ao disfarce sexual – após a vivência da realidade do outro sexo encontrarão finalmente a sua identidade: a do ser que viveu a experiência dos opostos.FLUP/CETAPS2017-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3008por2182-99341645-9652Mendes, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-13T04:46:05Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:27.166666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
title "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
spellingShingle "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
Mendes, Ana Cristina
Artigos
title_short "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
title_full "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
title_fullStr "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
title_full_unstemmed "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
title_sort "The man be more of woman, she of man" : Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
author Mendes, Ana Cristina
author_facet Mendes, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Numa altura em que se prefigurava o dilema finissecular da reconciliação do feminismo da “New Woman” com o livre arbítrio masculino, Alfred Tennyson parece apresentar no poema The Princess (1847) uma apologia da mulher como elemento fundamental para o homem, em si só incompleto. Este ensaio analisa o motivo do travesti, símbolo no texto da metamorfose necessária para sobreviver até à aquisição da identidade sexual e à inevitável aceitação do Outro, entendido como narrativamente produtivo neste processo de conversão da protagonista de Tennyson, Ida, de feminista em “angel in the house”. Investigamos a função na economia do poema dos diversos processos de ocultação temporária de identidade, que compreendem o uso de indumentária, o nome e as normas de comportamento social próprias do sexo oposto, e que têm como ponto de partida o casamento “por procuração” de uma princesa. O disfarce que envolve o processo de travestismo encena o processo de desocultação da verdade do ser, sempre com a ajuda do Outro, neste caso, do sexo oposto. Através deste enfoque, examinamos a atribuição de eventuais valores funcionais e simbólicos ao disfarce sexual – após a vivência da realidade do outro sexo encontrarão finalmente a sua identidade: a do ser que viveu a experiência dos opostos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3008
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9934
1645-9652
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CETAPS
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CETAPS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130769246912512