‘The man be more of woman, she of man’: Disfarce e Travestismo em The Princess de Alfred Tennyson
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29134 |
Resumo: | Numa altura em que se prefigurava o dilema finissecular da reconciliação do feminismo da “New Woman” com o livre arbítrio masculino, Alfred Tennyson parece apresentar no poema The Princess (1847) uma apologia da mulher como elemento fundamental para o homem, em si só incompleto. Este ensaio analisa o motivo do travesti, símbolo no texto da metamorfose necessária para sobreviver até à aquisição da identidade sexual e à inevitável aceitação do Outro, entendido como narrativamente produtivo neste processo de conversão da protagonista de Tennyson, Ida, de feminista em “angel in the house”. Investigamos a função na economia do poema dos diversos processos de ocultação temporária de identidade, que compreendem o uso de indumentária, o nome e as normas de comportamento social próprias do sexo oposto, e que têm como ponto de partida o casamento “por procuração” de uma princesa. O disfarce que envolve o processo de travestismo encena o processo de desocultação da verdade do ser, sempre com a ajuda do Outro, neste caso, do sexo oposto. Através deste enfoque, examinamos a atribuição de eventuais valores funcionais e simbólicos ao disfarce sexual – após a vivência da realidade do outro sexo encontrarão finalmente a sua identidade: a do ser que viveu a experiência dos opostos. |
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