Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabela Borges dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25465
Resumo: Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
id RCAP_e1d435499d606e3ca0bd6ded8f26f388
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfegoEstradas não pavimentadasDimensionamentoMétodoManualDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasMestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáA malha rodoviária é um importante aspecto no desenvolvimento econômico, social e cultural de um país. É responsável por ligar áreas rurais e urbanas e por permitir o deslocamento de pessoas e produtos por todo o território terrestre. Estradas não pavimentadas geralmente são uma evolução das trilhas e dos caminhos de terras precários, caracterizadas pelo baixo custo de implementação e por tolerar grandes deformações. Devido a sua importância, é essencial que essas estradas sejam estudadas e projetadas de forma adequada e eficaz para que possam atender as necessidades dos usuários e garantir um tráfego confortável e seguro. Com o objetivo de melhorar as condições das estradas de baixo volume de tráfego (EBVT) não pavimentadas, este trabalho apresenta um comparativo entre três métodos diferentes de dimensionamento. O primeiro método refere-se ao Manual ERA (2011) que utiliza as variáveis CBR e tráfego para o dimensionamento. A segunda metodologia corresponde ao método Austroads (2009) que também faz uso das variáveis CBR e tráfego para o dimensionamento. Por fim o Manual FCE (Brito, 2011) que utiliza apenas a classificação do solo, consequentemente o valor de CBR, para determinar a espessura da camada de base da estrada. Para a aplicação das metodologias referidas, uma estrada localizada na região do parque natural de Montesinho, responsável por assegurar o acesso entre duas barragens que abastecem o distrito de Bragança, foi alvo do estudo. Por meio de ensaios laboratoriais e “in situ” realizados por Cabette (2018) e Freitas (2019) foi possível estimar algumas características físicas e mecânicas sobre a estrutura da estrada e, assim, determinar a espessura da camada de base necessária para as condições aplicadas. A espessura da camada de base dimensionada pelos três métodos foi similar, variando de 10 – 15 cm de espessura. Após um estudo de sensibilidade das variáveis de entrada das metodologias apresentadas, chegou-se à conclusão de que para o Manual ERA (2011) a variável tráfego é a mais sensível, enquanto que para o método Austroads (2009) a variável mais sensível é o valor de CBR, e em relação ao Manual FCE (Brito, 2011) a resistência do material específico do subleito e o valor de CBR são as variáveis mais sensíveis.The road network is an important aspect of a country’s economic, social and cultural development. It is responsible for connecting rural and urban areas and for allowing the movement of people and products throughout the terrestrial territory. Unpaved roads are generally an evolution of precarious trails and dirt paths, characterized by the low cost of implementation and by tolerating large deformation. Due to their importance, it is essential that those roads are studied and designed in an appropriate and effective way so that they can meet the needs of users and ensure comfortable and safe traffic. In order to improve the conditions of the unpaved low traffic roads, this work presents a comparison between three different design methods. The first method refers to the ERA Manual (2011) which uses the CBR and traffic variables for the design. The second methodology corresponds to the Austroads method (2009) which also makes use of the CBR and traffic variables for the design. Finally, the FCE Manual (Brito, 2011) which uses only the soil classification, consequently the CBR value, to determine the thickness of the base layer of the road. For the application of the aforementioned methodologies, a road located in the Montesinho natural park region, responsible for ensuring access between two dams that supply the district of Bragança, was the target of the study. Through laboratory and “in situ” tests carried out by Cabette (2018) and Freitas (2019) it was possible to estimate some physical and mechanical characteristics on the road structure and thus determine the thickness of the base layer required for the applied conditions. The thickness of the layer designed by the three methods was similar, ranging from 10 – 15 cm in thickness. After a sensitivity study of the input variables of the presented methodologies, it was conclude that for the ERA Manual (2011) the traffic variable is the most sensitive, while for the Austroads method (2009) the most sensitive variable is the CBR value, and in relation to the FCE Manual (Brito, 2011) the resistance of the specific subgrade material and the CBR value are the most sensitive variables.Paula, António MiguelMinhoto, ManuelFonseca, Ewerton Clayton Alves daBiblioteca Digital do IPBSilva, Isabela Borges dos Santos2022-05-17T10:03:43Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25465TID:203010817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:56:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:08.836503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
title Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
spellingShingle Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
Silva, Isabela Borges dos Santos
Estradas não pavimentadas
Dimensionamento
Método
Manual
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
title_full Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
title_fullStr Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
title_full_unstemmed Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
title_sort Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
author Silva, Isabela Borges dos Santos
author_facet Silva, Isabela Borges dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, António Miguel
Minhoto, Manuel
Fonseca, Ewerton Clayton Alves da
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabela Borges dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estradas não pavimentadas
Dimensionamento
Método
Manual
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Estradas não pavimentadas
Dimensionamento
Método
Manual
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-17T10:03:43Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25465
TID:203010817
url http://hdl.handle.net/10198/25465
identifier_str_mv TID:203010817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135445847638016