Protocolo Via Verde Sépsis: práticas promotoras da qualidade e segurança do doente crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eunice MariaTiago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32216
Resumo: Introdução: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, parte integrante do V Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: a Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Descrever as estratégias e atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas no âmbito da unidade curricular Estágio Final. O projeto de intervenção profissional desenvolvido é igualmente descrito, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo modelo para mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee. Resultados: O processo de análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências incidiu sobre atividades desenvolvidas num Serviço de Urgência e o projeto de intervenção profissional teve como objetivo major melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica com sépsis ou choque séptico, através da elaboração de um protocolo de atuação para a implementação da Via Verde Sépsis. Conclusão: A elaboração deste relatório permitiu descrever todo o percurso formativo e realizar uma análise crítico-reflexiva e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências; Via Verde Sepsis Protocol: Practices Promoting Quality and Safety of Critically ill Patients ABSTRACT: Introduction: This Internship Report comes within the scope of the Report Curricular Unit, an integral part of the V Master’s in Nursing in Association, in the specialty area Medical-Surgical Nursing: The Person in Critical Condition. Objective: To describe the strategies and activities developed during the final internship and their contribution to the development and acquisition of common and specific competences of the specialist nurse in Medical-Surgical Nursing: The Person in Critical Situation and of master's degree in Nursing. Methodology: Descriptive method and critical-reflective analysis of the activities developed within the Final Internship curriculum unit. The professional intervention project developed is also described, using the project methodology and supported by June Larrabee's model for evidence-based practice change. Results: The process of critical-reflective analysis of skills acquisition and development focused on activities developed in an Emergency Service and the professional intervention project had the major objective of improving the quality and safety of the care provided to the critically ill person with sepsis or septic shock, through the development of an action protocol for the implementation of the Via Verde Sepsis. Conclusion: The preparation of this report allowed describing the whole formative journey and performing a critical-reflective and reasoned analysis of the process of acquisition and development of skills.
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