Narrativas juvenis: o fenómeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15539 |
Resumo: | O presente artigo pretende dar conta de como o fenómeno da literatura crossover – em progressiva expansão na literatura infantojuvenil atual – se evidencia nas literaturas contemporâneas no Brasil e em Portugal. Almeja-se demonstrar como os temas fraturantes, a opção por uma narrativa não linear, a linguageme o registo contribuem para a sofisticação do romance crossovercontemporâneo, tomando como corpus as narrativas Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza, e Irmão Lobo, de Carla Maia de Almeida, as quais se revelam como obras que ultrapassam o endereçamento a um público específico. |
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Narrativas juvenis: o fenómeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileiraCrossoverLiteratura juvenilRomanceTemáticas fraturantesNovelaTemáticas de rupturaYoung adult literatureNovelFracturing themesO presente artigo pretende dar conta de como o fenómeno da literatura crossover – em progressiva expansão na literatura infantojuvenil atual – se evidencia nas literaturas contemporâneas no Brasil e em Portugal. Almeja-se demonstrar como os temas fraturantes, a opção por uma narrativa não linear, a linguageme o registo contribuem para a sofisticação do romance crossovercontemporâneo, tomando como corpus as narrativas Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza, e Irmão Lobo, de Carla Maia de Almeida, as quais se revelam como obras que ultrapassam o endereçamento a um público específico.Este artículo pretende dar cuenta del fenómeno de la literatura crossover - en expansión progresiva en la literatura infantil y juvenil actual – como se evidencia en la literatura contemporánea en Brasil y Portugal. Intenta demostrar cómo las cuestiones de ruptura, la elección de una narrativa no lineal y el lenguaje y el registro no lineal contribuyen a la sofisticación de la novela crossover contemporánea, teniendo como corpus las narrativas Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza, e Irmão Lobo, de Carla Maia de Almeida, que se revelan como las obras que van más allá de dirigirse a un público específico.This article aims to give an account of how the crossover fiction phenomenon - in progressive expansion in contemporary children's literature - is evident in contemporary Brazilian and Portuguese literature. It aims to demonstrate how the fracturing themes, the presence of a non-linear narrative and language and literary style contribute to the sophistication of the contemporary crossover fiction, by analyzing the novel Aos 7 e aos 40, by João Anzanello Carrascoza, and the novel Irmão Lobo, by Carla Maia de Almeida. Both novels are characterized by the ability to surpass the limitations of a specific audience.Universidade de Santiago de Compostela2016-04-28T16:09:23Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15539por2386-7620Ramos, A. M.Navas, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:56:48Zoai:ria.ua.pt:10773/15539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:56:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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