Perturbações do espetro do autismo e estratégias para a inclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2287 |
Resumo: | Pretende-se, com este relatório de investigação, aprofundar as Perturbações do Espetro do Autismo pois a inclusão, em contexto de sala de aula e as estratégias utilizadas pelos profissionais de ensino, perante as crianças com PEA, suscitam-nos muito interesse. Uma vez que os educadores de infância e os professores do 1ºciclo são os principais intervenientes no processo de ensino de aprendizagem, considera-se fulcral a existência da seguinte pergunta de partida: Que estratégias utilizam os Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo para incluir, na sala, crianças com Perturbações do Espetro de Autismo? Os objetivos desta investigação são: conhecer as várias estratégias para lidar com crianças autistas na sala de aula; conhecer de que forma a inclusão responde às necessidades de alunos com perturbações do espetro do autismo; descrever o conceito de autismo; conhecer a sua história e evolução; conhecer os diferentes modelos de intervenção do autismo; caraterizar a importância do diagnóstico precoce; conhecer as dificuldades existentes na relação com crianças com PEA; compreender até que ponto a inclusão de alunos com PEA ajuda os pares a aceitar a diferença. A recolha de dados foi realizada através da observação e de entrevistas, dirigidas tanto às intervenientes no processo de ensino de aprendizagem (educadora de infância e professora titular de turma) como às especialistas (psicóloga e professora de educação especial). Pode afirmar-se que os objetivos centrais desta investigação foram cumpridos. Esta investigação vem dar ênfase à importância que cada profissional deve ter junto de crianças com PEA, de modo a compreender, de uma forma mais aprofundada, como lidar pedagogicamente com as mesmas e incluí-las no grupo a que pertencem. |
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Pretende-se, com este relatório de investigação, aprofundar as Perturbações do Espetro do Autismo pois a inclusão, em contexto de sala de aula e as estratégias utilizadas pelos profissionais de ensino, perante as crianças com PEA, suscitam-nos muito interesse. Uma vez que os educadores de infância e os professores do 1ºciclo são os principais intervenientes no processo de ensino de aprendizagem, considera-se fulcral a existência da seguinte pergunta de partida: Que estratégias utilizam os Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo para incluir, na sala, crianças com Perturbações do Espetro de Autismo? Os objetivos desta investigação são: conhecer as várias estratégias para lidar com crianças autistas na sala de aula; conhecer de que forma a inclusão responde às necessidades de alunos com perturbações do espetro do autismo; descrever o conceito de autismo; conhecer a sua história e evolução; conhecer os diferentes modelos de intervenção do autismo; caraterizar a importância do diagnóstico precoce; conhecer as dificuldades existentes na relação com crianças com PEA; compreender até que ponto a inclusão de alunos com PEA ajuda os pares a aceitar a diferença. A recolha de dados foi realizada através da observação e de entrevistas, dirigidas tanto às intervenientes no processo de ensino de aprendizagem (educadora de infância e professora titular de turma) como às especialistas (psicóloga e professora de educação especial). Pode afirmar-se que os objetivos centrais desta investigação foram cumpridos. Esta investigação vem dar ênfase à importância que cada profissional deve ter junto de crianças com PEA, de modo a compreender, de uma forma mais aprofundada, como lidar pedagogicamente com as mesmas e incluí-las no grupo a que pertencem. |
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