Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acabado, Luís Salvador Martins Fialho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4344
Resumo: A presente investigação pretendeu saber se os professores e técnicos que apoiam alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), têm formação específica para apoiarem estes alunos num modelo de escola inclusiva, ou se o seu conhecimento “é feito da experiência”. De natureza qualitativa, este estudo foi desenvolvido com profissionais que integram a comunidade educativa de um Agrupamento de Escolas Públicas, de acordo com a metodologia de estudo de caso, utilizando como técnicas de recolha de dados a entrevista, a observação naturalista e a análise documental. Da discussão dos dados concluiu-se que a grande maioria dos profissionais aquando do início da intervenção com PEA não tinham formação específica para tal, situando-se as suas necessidades de formação essencialmente em estratégias de intervenção com este tipo de alunos.
id RCAP_0d620ad9dcf33e480dd5f6549a3f6ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicosPerturbações do espetro do autismoInclusãoFormação de professores e técnicosA presente investigação pretendeu saber se os professores e técnicos que apoiam alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), têm formação específica para apoiarem estes alunos num modelo de escola inclusiva, ou se o seu conhecimento “é feito da experiência”. De natureza qualitativa, este estudo foi desenvolvido com profissionais que integram a comunidade educativa de um Agrupamento de Escolas Públicas, de acordo com a metodologia de estudo de caso, utilizando como técnicas de recolha de dados a entrevista, a observação naturalista e a análise documental. Da discussão dos dados concluiu-se que a grande maioria dos profissionais aquando do início da intervenção com PEA não tinham formação específica para tal, situando-se as suas necessidades de formação essencialmente em estratégias de intervenção com este tipo de alunos.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-29T15:19:43Z2015-01-19T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4344TID:201023512porAcabado, Luís Salvador Martins Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:45Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:30.614406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
title Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
spellingShingle Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
Acabado, Luís Salvador Martins Fialho
Perturbações do espetro do autismo
Inclusão
Formação de professores e técnicos
title_short Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
title_full Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
title_fullStr Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
title_sort Inclusão de alunos com perturbação do espetro do autismo nas escolas do ensino regular e os conhecimentos dos professores e técnicos
author Acabado, Luís Salvador Martins Fialho
author_facet Acabado, Luís Salvador Martins Fialho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acabado, Luís Salvador Martins Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbações do espetro do autismo
Inclusão
Formação de professores e técnicos
topic Perturbações do espetro do autismo
Inclusão
Formação de professores e técnicos
description A presente investigação pretendeu saber se os professores e técnicos que apoiam alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), têm formação específica para apoiarem estes alunos num modelo de escola inclusiva, ou se o seu conhecimento “é feito da experiência”. De natureza qualitativa, este estudo foi desenvolvido com profissionais que integram a comunidade educativa de um Agrupamento de Escolas Públicas, de acordo com a metodologia de estudo de caso, utilizando como técnicas de recolha de dados a entrevista, a observação naturalista e a análise documental. Da discussão dos dados concluiu-se que a grande maioria dos profissionais aquando do início da intervenção com PEA não tinham formação específica para tal, situando-se as suas necessidades de formação essencialmente em estratégias de intervenção com este tipo de alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-29T15:19:43Z
2015-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4344
TID:201023512
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4344
identifier_str_mv TID:201023512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858080505856