Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Diogo Domingues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6251
Resumo: No estudo, que agora se inicia, pretende-se identificar as oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal, daqui em diante também designada por LOP. O trabalho tem por base o estágio em curso na empresa em questão e a análise é feita a toda a cadeia de abastecimento da Divisão de Cosmética Activa, ou seja, a DCA – Canal Farmácia da L’Oréal Portugal. A necessidade de melhorar e optimizar os fluxos, maioritariamente a nível logístico, resulta da constatação, a que se chegou em conjunto com o orientador do projecto, Dr. Artur Santos, de que esta divisão, em particular, levanta alguns desafios. O facto de os seus clientes serem, sobretudo farmácias, torna-os bastante singulares e daí ser aliciante estudar possíveis melhorias neste campo. As oportunidades encontradas têm a sua implementação dependente, algumas vezes, da evolução tecnológica para tal, isto é, as melhorias a nível informático representam muitas vezes mais-valias para os pontos-chave identificados. Existem alterações que poderão ter uma implementação mais difícil, pois os processos estão mais enraizados e os custos de mudança são elevados. A introdução dos pontos de melhoria assinalados depende, pontualmente, de desenvolvimentos processuais ao nível das tecnologias de informação, não apenas da L’Oréal, como também dos seus clientes – sendo um factor que a empresa não consegue controlar directmente.
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