Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6251 |
Resumo: | No estudo, que agora se inicia, pretende-se identificar as oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal, daqui em diante também designada por LOP. O trabalho tem por base o estágio em curso na empresa em questão e a análise é feita a toda a cadeia de abastecimento da Divisão de Cosmética Activa, ou seja, a DCA – Canal Farmácia da L’Oréal Portugal. A necessidade de melhorar e optimizar os fluxos, maioritariamente a nível logístico, resulta da constatação, a que se chegou em conjunto com o orientador do projecto, Dr. Artur Santos, de que esta divisão, em particular, levanta alguns desafios. O facto de os seus clientes serem, sobretudo farmácias, torna-os bastante singulares e daí ser aliciante estudar possíveis melhorias neste campo. As oportunidades encontradas têm a sua implementação dependente, algumas vezes, da evolução tecnológica para tal, isto é, as melhorias a nível informático representam muitas vezes mais-valias para os pontos-chave identificados. Existem alterações que poderão ter uma implementação mais difícil, pois os processos estão mais enraizados e os custos de mudança são elevados. A introdução dos pontos de melhoria assinalados depende, pontualmente, de desenvolvimentos processuais ao nível das tecnologias de informação, não apenas da L’Oréal, como também dos seus clientes – sendo um factor que a empresa não consegue controlar directmente. |
id |
RCAP_e1f2c3c66a2f725f36e00d4954c807ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal PortugalLogísticaOportunidades de melhoriaFarmáciaProcesso “Order-to-Cash”LogisticImprovement opportunitiesPharmacy“Order-to-Cash” ProcessNo estudo, que agora se inicia, pretende-se identificar as oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal, daqui em diante também designada por LOP. O trabalho tem por base o estágio em curso na empresa em questão e a análise é feita a toda a cadeia de abastecimento da Divisão de Cosmética Activa, ou seja, a DCA – Canal Farmácia da L’Oréal Portugal. A necessidade de melhorar e optimizar os fluxos, maioritariamente a nível logístico, resulta da constatação, a que se chegou em conjunto com o orientador do projecto, Dr. Artur Santos, de que esta divisão, em particular, levanta alguns desafios. O facto de os seus clientes serem, sobretudo farmácias, torna-os bastante singulares e daí ser aliciante estudar possíveis melhorias neste campo. As oportunidades encontradas têm a sua implementação dependente, algumas vezes, da evolução tecnológica para tal, isto é, as melhorias a nível informático representam muitas vezes mais-valias para os pontos-chave identificados. Existem alterações que poderão ter uma implementação mais difícil, pois os processos estão mais enraizados e os custos de mudança são elevados. A introdução dos pontos de melhoria assinalados depende, pontualmente, de desenvolvimentos processuais ao nível das tecnologias de informação, não apenas da L’Oréal, como também dos seus clientes – sendo um factor que a empresa não consegue controlar directmente.In this study, the goal is to identify the improvement opportunities, in the logistics flows, of the pharmacy division of L’Oréal Portugal, or LOP. This work is based on an internship, in which the author is taking part, and the analysis is making to all supply chain of the active cosmetic division, or DCA. This need to optimize the flows, mostly in the logistic level, results of a conclusion, which was reached along with the tutor that, this particular division, raises some challenges on the logistic level. The fact that their customers are, generally, pharmacies, makes them quite different, so that’s the reason why is so attractive to study an improvement on this field. The founded opportunities have their implementation depend, sometimes, of the available technological improvements, so they can represent a goodwill to the identify points. There are some changes that might have a difficult implementation, due to the fact that the processes are more rooted and the costs of change are higher. The introduction of the improvement reached depend, in some cases, of technological developments, not only in L’Oréal, but also in the customers – in which case, the company can’t control then.2014-01-21T11:20:52Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6251porJoão, Diogo Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:58.674454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal |
title |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal |
spellingShingle |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal João, Diogo Domingues Logística Oportunidades de melhoria Farmácia Processo “Order-to-Cash” Logistic Improvement opportunities Pharmacy “Order-to-Cash” Process |
title_short |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal |
title_full |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal |
title_fullStr |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal |
title_sort |
Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal |
author |
João, Diogo Domingues |
author_facet |
João, Diogo Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João, Diogo Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística Oportunidades de melhoria Farmácia Processo “Order-to-Cash” Logistic Improvement opportunities Pharmacy “Order-to-Cash” Process |
topic |
Logística Oportunidades de melhoria Farmácia Processo “Order-to-Cash” Logistic Improvement opportunities Pharmacy “Order-to-Cash” Process |
description |
No estudo, que agora se inicia, pretende-se identificar as oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal, daqui em diante também designada por LOP. O trabalho tem por base o estágio em curso na empresa em questão e a análise é feita a toda a cadeia de abastecimento da Divisão de Cosmética Activa, ou seja, a DCA – Canal Farmácia da L’Oréal Portugal. A necessidade de melhorar e optimizar os fluxos, maioritariamente a nível logístico, resulta da constatação, a que se chegou em conjunto com o orientador do projecto, Dr. Artur Santos, de que esta divisão, em particular, levanta alguns desafios. O facto de os seus clientes serem, sobretudo farmácias, torna-os bastante singulares e daí ser aliciante estudar possíveis melhorias neste campo. As oportunidades encontradas têm a sua implementação dependente, algumas vezes, da evolução tecnológica para tal, isto é, as melhorias a nível informático representam muitas vezes mais-valias para os pontos-chave identificados. Existem alterações que poderão ter uma implementação mais difícil, pois os processos estão mais enraizados e os custos de mudança são elevados. A introdução dos pontos de melhoria assinalados depende, pontualmente, de desenvolvimentos processuais ao nível das tecnologias de informação, não apenas da L’Oréal, como também dos seus clientes – sendo um factor que a empresa não consegue controlar directmente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2012-10 2014-01-21T11:20:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/6251 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/6251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134696643231744 |