Transmissão intergeracional do perfecionismo: a Influência do perfecionismo parental e do temperamento infantil no desenvolvimento do perfecionismo nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carolina Neves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15186
Resumo: A literatura sobre a etiologia do perfecionismo sugere que uma das vias do desenvolvimento deste traço de personalidade poderá surgir como um comportamento aprendido, proveniente das interações pais-criança, enfatizando o papel dos fatores parentais, individuais e ambientais no seu desenvolvimento. No entanto, poucos são as investigações sobre a etiologia do perfecionismo e estudar as interações pais-criança em amostras infantis. O presente estudo tem como principal objetivo analisar em que medida os fatores parentais (práticas e perfecionismo parental) e o temperamento das crianças se relacionam com o perfecionismo nos filhos, de acordo com modelos explicativos do perfecionismo (Modelo Compreensivo do Temperamento Infantil, Modelo Integrador do Desenvolvimento do Perfecionismo, Modelo Pediátrico do Perfecionismo em Perturbações de Ansiedade e de Depressão). A amostra foi constituída por 18 crianças (N feminino = 7), estudantes do 1º ano do 1º Ciclo do distrito de Faro, com idades entre os 6 e os 7 anos, bem como as respetivas figuras parentais. Foram aplicados instrumentos que pretendessem averiguar a veracidade dos objetivos propostos e caracterizar a amostra, tendo sido subdivididos entre o protocolo dos pais (questionário sociodemográfico, Escala Multidimensional de Perfecionismo, Escala de Perfecionismo de Crianças e Adolescentes, Inventário de Comportamentos Parentais, Questionário sobre o Comportamento das Crianças) e o protocolo dos filhos (Entrevista Adaptada da Escala de Perfecionismo CAPS, Tarefa de Cópia de Figuras, Tarefa de Interação). Os resultados obtidos corresponderam maioritariamente ao esperado, tendo-se concluído que existe uma relação entre o perfecionismo e comportamentos parentais, o temperamento infantil e o desenvolvimento do perfecionismo nas crianças. Além disso, concluiu-se que o perfecionismo parental, o perfecionismo auto-orientado e o perfecionismo socialmente prescrito infantil se encontram relacionados, sendo estes os tipos de perfecionismo prevalentes nas crianças.
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O presente estudo tem como principal objetivo analisar em que medida os fatores parentais (práticas e perfecionismo parental) e o temperamento das crianças se relacionam com o perfecionismo nos filhos, de acordo com modelos explicativos do perfecionismo (Modelo Compreensivo do Temperamento Infantil, Modelo Integrador do Desenvolvimento do Perfecionismo, Modelo Pediátrico do Perfecionismo em Perturbações de Ansiedade e de Depressão). A amostra foi constituída por 18 crianças (N feminino = 7), estudantes do 1º ano do 1º Ciclo do distrito de Faro, com idades entre os 6 e os 7 anos, bem como as respetivas figuras parentais. Foram aplicados instrumentos que pretendessem averiguar a veracidade dos objetivos propostos e caracterizar a amostra, tendo sido subdivididos entre o protocolo dos pais (questionário sociodemográfico, Escala Multidimensional de Perfecionismo, Escala de Perfecionismo de Crianças e Adolescentes, Inventário de Comportamentos Parentais, Questionário sobre o Comportamento das Crianças) e o protocolo dos filhos (Entrevista Adaptada da Escala de Perfecionismo CAPS, Tarefa de Cópia de Figuras, Tarefa de Interação). Os resultados obtidos corresponderam maioritariamente ao esperado, tendo-se concluído que existe uma relação entre o perfecionismo e comportamentos parentais, o temperamento infantil e o desenvolvimento do perfecionismo nas crianças. Além disso, concluiu-se que o perfecionismo parental, o perfecionismo auto-orientado e o perfecionismo socialmente prescrito infantil se encontram relacionados, sendo estes os tipos de perfecionismo prevalentes nas crianças.The literature on the etiology of perfectionism suggests that one of the ways of developing this personality trait may emerge as a learned behavior, arising from parentchild interactions, emphasizing the role of parental, individual and environmental factors in its development. However, there are few investigations on the etiology of perfectionism and studying parent-child interactions in infant samples. The main objective of this study is to analyze the extent to which parental factors (parental practices and perfectionism) and children's temperament are related to perfectionism in children, according to explanatory models of perfectionism (Comprehensive Child Temperament Model, Integrating Model of Development of Perfectionism, Pediatric Model of Perfectionism in Anxiety and Depression Disorders). The sample consisted of 18 children (N female = 7), students of the 1st year of the 1st cycle of the district of Faro, aged between 6 and 7 years, as well as their parental figures. Instruments were applied to ascertain the veracity of the proposed objectives and characterize the sample, having been subdivided between the parents' protocol (sociodemographic questionnaire, Multidimensional Perfectionism Scale, Perfectionism Scale for Children and Adolescents, Parental Behavior Inventory, Questionnaire on Behavior of the Children) and the protocol of the children (Interview adapted from the CAPS Perfectionism Scale, Copy of Figures task, Interaction task). The results obtained corresponded mostly to what was expected, and it was concluded that there is a relationship between perfectionism and parental behaviors, children's temperament and the development of perfectionism in children. In addition, it was concluded that parental perfectionism, self-directed perfectionism and socially prescribed infantile perfectionism are related, these being the types of perfectionism prevalent in children.Carmo, CláudiaSapientiaMartins, Carolina Neves2021-03-08T14:23:41Z2020-12-182020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15186TID:202653404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:04.915877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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