Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaragna, Regina Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gheno, Ediane Maria, Paixão, Fátima, Vieira, Rui
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32244
Resumo: A educação em ciência deve ser fundamentada na filosofia e história da ciência, tornando os profissionais éticos, cultos, ativamente políticos e com pensamento crítico desenvolvido. Nosso objetivo foi estabelecer relação entre filosofia, ciência e arte, através de uma disciplina aplicada a pós-graduandos da saúde e educação, de uma universidade brasileira. Foram avaliadas as respostas de 29 alunos (73% adesão), por análise de conteúdo (categorização/frequência) de um questionário. Constatamos que o tema e a interdisciplinaridade foram as motivações para a realização da disciplina; que ocorreram mudanças nas percepções: educação e fazer ciência requer criatividade, que a arte instiga reflexão e questionamento dos métodos educacionais convencionais, e que as atividades promoveram o pensamento crítico sobre o papel social e político da ciência e da arte.
id RCAP_e2092383d311068395c76bc037d205a9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e artePensamento criticoCiênciaFilosofíaArteEducaçãoA educação em ciência deve ser fundamentada na filosofia e história da ciência, tornando os profissionais éticos, cultos, ativamente políticos e com pensamento crítico desenvolvido. Nosso objetivo foi estabelecer relação entre filosofia, ciência e arte, através de uma disciplina aplicada a pós-graduandos da saúde e educação, de uma universidade brasileira. Foram avaliadas as respostas de 29 alunos (73% adesão), por análise de conteúdo (categorização/frequência) de um questionário. Constatamos que o tema e a interdisciplinaridade foram as motivações para a realização da disciplina; que ocorreram mudanças nas percepções: educação e fazer ciência requer criatividade, que a arte instiga reflexão e questionamento dos métodos educacionais convencionais, e que as atividades promoveram o pensamento crítico sobre o papel social e político da ciência e da arte.Education in science must be grounded in the philosophy and history of science, making ethical, cultured, and politically active professionals with developed critical thinking. Our goal was to establish a relationship between philosophy, science and art, through a discipline applied to postgraduate students of health and education, from a Brazilian university. The responses of 29 students (73% adherence) were evaluated by content analysis (categorization / frequency) of a questionnaire. We identified that the theme and interdisciplinarity were the motivations for the achievement of the discipline; that changes occurred in perceptions: education and doing science requires creativity, that art instigates reflection and questioning of conventional educational methods, and that activities have promoted critical thinking about the social and political role of science and art.La educación en ciencia debe basarse en la filosofía y la historia de la ciencia, haciendo que los profesionales sean éticos, cultos, activamente políticos y con pensamiento crítico desarrollado. Nuestro objetivo era establecer una relación entre filosofía, ciencia y arte, a través de una disciplina aplicada a estudiantes de postgrado de salud y educación, de una universidad brasileña. Las respuestas de 29 estudiantes (73% de adherencia) se evaluaron mediante el análisis de contenido (categorización / frecuencia) de un cuestionario. Se identificó que el tema y la interdisciplinariedad fueron las motivaciones para el logro de la disciplina; que los cambios ocurrieron en las percepciones: la educación y la ciencia requieren creatividad, que el arte fomenta la reflexión y el cuestionamiento de los métodos educativos convencionales y que las actividades han promovido el pensamiento crítico sobre el papel social y político de la ciencia y el arte.Universidad Veracruzana2021-09-28T14:03:55Z2019-01-01T00:00:00Z2019conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32244por86Guaragna, Regina MariaGheno, Ediane MariaPaixão, FátimaVieira, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:33:41Zoai:ria.ua.pt:10773/32244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:33:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
title Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
Guaragna, Regina Maria
Pensamento critico
Ciência
Filosofía
Arte
Educação
title_short Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
title_full Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
title_sort Desenvolvimento do pensamento crítico através da interdisciplinaridade: filosofia, ciência e arte
author Guaragna, Regina Maria
author_facet Guaragna, Regina Maria
Gheno, Ediane Maria
Paixão, Fátima
Vieira, Rui
author_role author
author2 Gheno, Ediane Maria
Paixão, Fátima
Vieira, Rui
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaragna, Regina Maria
Gheno, Ediane Maria
Paixão, Fátima
Vieira, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento critico
Ciência
Filosofía
Arte
Educação
topic Pensamento critico
Ciência
Filosofía
Arte
Educação
description A educação em ciência deve ser fundamentada na filosofia e história da ciência, tornando os profissionais éticos, cultos, ativamente políticos e com pensamento crítico desenvolvido. Nosso objetivo foi estabelecer relação entre filosofia, ciência e arte, através de uma disciplina aplicada a pós-graduandos da saúde e educação, de uma universidade brasileira. Foram avaliadas as respostas de 29 alunos (73% adesão), por análise de conteúdo (categorização/frequência) de um questionário. Constatamos que o tema e a interdisciplinaridade foram as motivações para a realização da disciplina; que ocorreram mudanças nas percepções: educação e fazer ciência requer criatividade, que a arte instiga reflexão e questionamento dos métodos educacionais convencionais, e que as atividades promoveram o pensamento crítico sobre o papel social e político da ciência e da arte.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-09-28T14:03:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32244
url http://hdl.handle.net/10773/32244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 86
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Veracruzana
publisher.none.fl_str_mv Universidad Veracruzana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543790634729472