Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6034
Resumo: Decorrida a primeira década do século XXI, encontramo-nos perante uma realidade marcada pela complexidade, volatilidade e incerteza associadas à globalização, ao desenvolvimento tecnológico acelerado, à crise social e financeira e às tensões daí resultantes. Neste contexto, verificamos que a estrutura curricular e a organização das nossas escolas, permanece baseada num modelo de compartimentação de conteúdos, com pouca relação com as competências e conhecimentos necessários à sobrevivência e ao êxito para os quais a criatividade é fundamental. Esta realidade, refletida por muitos pensadores contemporâneos é também percecionada por alguns professores. Por isso têm-se empenhado na implementação de práticas pedagógicas, centradas nos conceitos de transdisciplinaridade/complexidade, fundamentando-as na pedagogia de projeto que a psicologia referencia como pertencendo às teorias personalistas e baseando-as na metodologia da investigação-ação (pensar e atuar sobre as necessidades identificadas). Neste artigo descreve-se, de forma sequencial, o desenvolvimento de três projetos transdisciplinares segundo o modelo de Jantsch, reflete-se sobre os processos, apresentam-se os produtos desenvolvidos e analisam-se os impactos na comunidade. No final são apresentadas algumas conclusões e recomendações que poderão ser úteis para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas das existentes.
id RCAP_e20caefca77686a0af13cc9d824b94f2
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuadaEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO-AÇÃOPEDAGOGIAPROJETOS EDUCATIVOSENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALEDUCATIONACTION RESEARCHPEDAGOGYEDUCATIONAL PROJECTSVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONDecorrida a primeira década do século XXI, encontramo-nos perante uma realidade marcada pela complexidade, volatilidade e incerteza associadas à globalização, ao desenvolvimento tecnológico acelerado, à crise social e financeira e às tensões daí resultantes. Neste contexto, verificamos que a estrutura curricular e a organização das nossas escolas, permanece baseada num modelo de compartimentação de conteúdos, com pouca relação com as competências e conhecimentos necessários à sobrevivência e ao êxito para os quais a criatividade é fundamental. Esta realidade, refletida por muitos pensadores contemporâneos é também percecionada por alguns professores. Por isso têm-se empenhado na implementação de práticas pedagógicas, centradas nos conceitos de transdisciplinaridade/complexidade, fundamentando-as na pedagogia de projeto que a psicologia referencia como pertencendo às teorias personalistas e baseando-as na metodologia da investigação-ação (pensar e atuar sobre as necessidades identificadas). Neste artigo descreve-se, de forma sequencial, o desenvolvimento de três projetos transdisciplinares segundo o modelo de Jantsch, reflete-se sobre os processos, apresentam-se os produtos desenvolvidos e analisam-se os impactos na comunidade. No final são apresentadas algumas conclusões e recomendações que poderão ser úteis para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas das existentes.After the first decade of the 21st century, we are faced with a reality marked by complexity, volatility and uncertainty, associated with globalisation, accelerated technological development, social and financial crisis and resulting tensions. In this context, we note that the curricular structure and the organization of our schools remains based on a content division model with little relationship to the skills and knowledge necessary for the survival and success to which creativity is key. This reality, reflected by many contemporary thinkers, is also perceived by some teachers. So they have been engaged in the implementation of pedagogical practices that focus on the concepts of transdisciplinarity/complexity, grounding them on project pedagogy, which psychology references as belonging to personalistic theories and based them in a research-action methodology (think and act on the identified needs). In this article we describe, in sequence, the development of three transdisciplinary projects according to the model of Jantsch, the processes are discussed, the developed products presented and the impacts on the community analysed. At the end some findings and recommendations that may be useful for the development of strategies differentiated from the existing ones are presented.À la fin de la première décennie du XXIème siècle, nous nous trouvons face à une réalité marquée par la complexité, la volatilité et l’incertitude, associées à la globalisation, au développement technologique accéléré, à la crise sociale et financière ainsi qu’aux tensions qui en adviennent. Dans ce contexte, nous constatons que la structure curriculaire et l’organisation de nos écoles restent fondées sur un modèle de séparation de contenus, ayant peu de rapport aux compétences et connaissances nécessaires à la survie et au succès, auxquelles la créativité est essentielle. Cette réalité, décrite par plusieurs penseurs contemporains, se fait aussi remarquée par quelques enseignants. Ils se sont, donc, engagés à la mise en marche de pratiques pédagogiques centrées sur les concepts de transdisciplinarité /complexité, s’appuyant sur la pédagogie de projet – que la psychologie rapporte aux théories personnalistes - et sur la méthodologie de la recherche/action (penser et agir à partir de besoins identifiés). Dans cet article, nous décrivons, de façon séquentielle, le développement de trois projets transdisciplinaires selon le modèle de Jantsch, nous réfléchissons sur les processus, nous présentons les produits développés et nous analysons leur impact dans la communauté. A la fin, nous présentons quelques conclusions et recommandations qui pourront être utiles au développement de stratégies différentes de celles qui existent déjà.Pasada la primera década del siglo XXI, nos encontramos ante una realidad marcada por la complejidad, volatilidad e incertidumbre, asociadas a la globalización, al desarrollo tecnológico acelerado, a la crisis social y financiera y a las tensiones de ésta resultantes. En este contexto, verificamos que la estructura curricular y la organización de nuestras escuelas permanece basada en un modelo departamental de contenidos, poco relacionados con las competencias y conocimientos necesarios para la supervivencia y el éxito de entre las cuales la creatividad es fundamental. Esta realidad, reflejada por muchos pensadores contemporáneos es también percibida por algunos profesores. Por eso se han esforzado en la aplicación de prácticas pedagógicas centradas en los conceptos de transversalidad/complejidad, fundamentándolas en la pedagogía por proyectos – que la psicología refiere como perteneciente a las teorías personalistas – basandolas en la metodología de la investigación-acción (pensar y actuar sobre las necesidades identificadas). En este artículo se describe de forma secuencial, el desarrollo de tres proyectos transdisciplinarios según el modelo de Jantsch, se reflexiona sobre los procesos, se presentan los productos desarrollados y se analiza el impacto en la comunidad. Al final se presentan algunas conclusiones y recomendaciones que podrán ser útiles para el desarrollo de estrategias diferentes de las existentes.Edições Universitárias Lusófonas2015-02-23T17:14:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6034por1646-401XConceição, Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.106040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
title Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
spellingShingle Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
Conceição, Ramos
EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
PEDAGOGIA
PROJETOS EDUCATIVOS
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCATION
ACTION RESEARCH
PEDAGOGY
EDUCATIONAL PROJECTS
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
title_short Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
title_full Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
title_fullStr Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
title_full_unstemmed Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
title_sort Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada
author Conceição, Ramos
author_facet Conceição, Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
PEDAGOGIA
PROJETOS EDUCATIVOS
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCATION
ACTION RESEARCH
PEDAGOGY
EDUCATIONAL PROJECTS
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
PEDAGOGIA
PROJETOS EDUCATIVOS
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCATION
ACTION RESEARCH
PEDAGOGY
EDUCATIONAL PROJECTS
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
description Decorrida a primeira década do século XXI, encontramo-nos perante uma realidade marcada pela complexidade, volatilidade e incerteza associadas à globalização, ao desenvolvimento tecnológico acelerado, à crise social e financeira e às tensões daí resultantes. Neste contexto, verificamos que a estrutura curricular e a organização das nossas escolas, permanece baseada num modelo de compartimentação de conteúdos, com pouca relação com as competências e conhecimentos necessários à sobrevivência e ao êxito para os quais a criatividade é fundamental. Esta realidade, refletida por muitos pensadores contemporâneos é também percecionada por alguns professores. Por isso têm-se empenhado na implementação de práticas pedagógicas, centradas nos conceitos de transdisciplinaridade/complexidade, fundamentando-as na pedagogia de projeto que a psicologia referencia como pertencendo às teorias personalistas e baseando-as na metodologia da investigação-ação (pensar e atuar sobre as necessidades identificadas). Neste artigo descreve-se, de forma sequencial, o desenvolvimento de três projetos transdisciplinares segundo o modelo de Jantsch, reflete-se sobre os processos, apresentam-se os produtos desenvolvidos e analisam-se os impactos na comunidade. No final são apresentadas algumas conclusões e recomendações que poderão ser úteis para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas das existentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-02-23T17:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6034
url http://hdl.handle.net/10437/6034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079007903744