Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16920 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_e20eca5c35d01d5c9a982086bfb2f59e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de PortugalLéxicoSemânticaGramáticaInterdisciplinaridadeLaboratório gramaticalLexiconSemanticsGrammarInterdisciplinarityGrammar laboratoryRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, uma primeira parte em que se descreve a prática realizada no 1º e no 2º CEB, juntamente com a problemática associada e uma final análise crítica de ambas. A segunda parte focar-se-á no estudo desenvolvido, em que se tratam as relações lexicais e semânticas entre palavras e o seu auxílio na construção de conhecimento em História e Geografia de Portugal. Os objetivos gerais do estudo desenvolvido são: (i) Aferir o conhecimento dos alunos sobre relações lexicais e semânticas entre palavras; (ii) Verificar a mobilização do conhecimento sobre relações lexicais e semânticas entre palavras para contextos de aprendizagens em História e Geografia de Portugal; (iii) Compreender a influência de um percurso didático sobre o conhecimento lexical e semântico em Português e História e Geografia de Portugal. Perante isto, fez todo o sentido que o estudo tivesse uma natureza essencialmente qualitativa, com recurso a dados quantitativos, baseando-se num percurso de investigação-ação. Recorreu-se à observação participante, a um questionário inicial, intermédio e final para uma recolha de dados que, posteriormente, foram tratados pela análise de conteúdo. Os participantes estavam inseridos numa turma mista com três anos de escolaridade, num contexto orientado segundo o modelo do MEM e encontravam-se no 4º ano. Foram apurados os seguintes resultados: (i) no fim do 1º CEB, os alunos ainda apresentam dificuldades na utilização de relações lexicais e semânticas entre palavras; (ii) as relações entre palavras contribuem muito positivamente para a aprendizagem de História e Geografia de Portugal; (iii) o recurso ao uso das relações semânticas e lexicais para abordar outras áreas do saber é benéfico para as aprendizagens.This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, of the master's degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. This is organized into two parts, a first part which describes the practice carried out in the 1st and 2nd CEB, together with the associated problems and a final critical analysis of both. The second part will focus on the study developed, which deals with the lexical and semantic relationships between words and their assistance in building knowledge in the History and Geography of Portugal. The general objectives of the study developed are: (i) Assess students' knowledge about lexical and semantic relationships between words; (ii) Verify the mobilization of knowledge about lexical and semantic relationships between words for learning contexts in History and Geography of Portugal; (iii) Understand the influence of a didactic path on lexical and semantic knowledge in Portuguese and History and Geography of Portugal. Given this, it made perfect sense for the study to have an essentially qualitative nature, using quantitative data, based on an action research path. Participant observation was used, as well as an initial, intermediate and final questionnaire to collect data that were subsequently treated by content analysis. The participants were part of a mixed class with three years of schooling, in a context guided according to the MEM model and were in the 4th year. The following results were obtained: (i) at the end of the 1st CEB, students still have difficulties in using lexical and semantic relationships between words; (ii) the relationships between words contribute very positively to learning History and Geography of Portugal; (iii) resorting to the use of semantic and lexical relationships to address other areas of knowledge is beneficial for learning.Ferreira, PatriciaRCIPLBatista, Mariana Alexandra Sanches2024-01-19T11:37:39Z2023-12-122023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16920TID:203445821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:51.035655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal |
title |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal |
spellingShingle |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal Batista, Mariana Alexandra Sanches Léxico Semântica Gramática Interdisciplinaridade Laboratório gramatical Lexicon Semantics Grammar Interdisciplinarity Grammar laboratory |
title_short |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal |
title_full |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal |
title_fullStr |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal |
title_sort |
Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de Portugal |
author |
Batista, Mariana Alexandra Sanches |
author_facet |
Batista, Mariana Alexandra Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Patricia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Mariana Alexandra Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Léxico Semântica Gramática Interdisciplinaridade Laboratório gramatical Lexicon Semantics Grammar Interdisciplinarity Grammar laboratory |
topic |
Léxico Semântica Gramática Interdisciplinaridade Laboratório gramatical Lexicon Semantics Grammar Interdisciplinarity Grammar laboratory |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 2023-12-12T00:00:00Z 2024-01-19T11:37:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16920 TID:203445821 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16920 |
identifier_str_mv |
TID:203445821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137056221298688 |