O uso do Laboratório Gramatical em sala de aula : um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2743 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o percurso realizado na Prática de Ensino Supervisionada, assim como o estudo realizado nessa unidade curricular, integrada no mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em três partes intituladas de Enquadramento na Prática de Ensino Supervisionada, Trabalho de Investigação e Reflexão Global da PES. O primeiro refere as Intervenções em Contexto Educativo que decorreram no 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. A segunda parte se refere ao trabalho investigativo efetuado numa turma de 5.º ano de escolaridade e a terceira parte retrata a reflexão acerca da PES. O estudo apresentado na segunda parte, Trabalho de Investigação, foi realizado na área de Português, numa turma de 5.º ano de escolaridade, composta por dezoito alunos. Este estudo foi concretizado com a intenção de compreender como seria a aprendizagem de um novo conteúdo através da metodologia Laboratório Gramatical. Neste sentido, foi criada a seguinte questãoinvestigação: Como se comportam os alunos na compreensão de um conteúdo através do Laboratório Gramatical? Para a realização desta investigação, selecionou-se uma metodologia de natureza qualitativa através da estratégia de investigação do estudo de caso, com um caráter interpretativo. Para a análise do estudo foram recolhidas diferentes fontes com o intuito de compreender se a estratégia pedagógica teve êxito ou não. Os vários recursos tidos em análise foram os laboratórios gramaticais realizados pelos alunos, os exercícios praticados pelos mesmos e a avaliação realizada no final da implementação do estudo. Igualmente se recolheu material audiovisual das aulas nos momentos em que o estudo foi implementado. Para além deste material, também se realizaram inquéritos com a intenção de obter informações acerca da implementação do Laboratório Gramatical. Com a análise dos dados verificou-se que a metodologia é benéfica e que auxilia na construção do conhecimento linguístico dos alunos através do conhecimento implícito. Os alunos demonstraram um bom desempenho ao longo das atividades e com a implementação do Laboratório Gramatical, os alunos aprenderam a identificar os complementos direto e indireto em frases. |
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O uso do Laboratório Gramatical em sala de aula : um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridadeLaboratório GramaticalSemânticaGramáticaConhecimentos implícito e explícitoPortuguêsGrammar LabSemanticsGrammarImplicit and explicit knowledgePortugueseO presente relatório apresenta o percurso realizado na Prática de Ensino Supervisionada, assim como o estudo realizado nessa unidade curricular, integrada no mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em três partes intituladas de Enquadramento na Prática de Ensino Supervisionada, Trabalho de Investigação e Reflexão Global da PES. O primeiro refere as Intervenções em Contexto Educativo que decorreram no 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. A segunda parte se refere ao trabalho investigativo efetuado numa turma de 5.º ano de escolaridade e a terceira parte retrata a reflexão acerca da PES. O estudo apresentado na segunda parte, Trabalho de Investigação, foi realizado na área de Português, numa turma de 5.º ano de escolaridade, composta por dezoito alunos. Este estudo foi concretizado com a intenção de compreender como seria a aprendizagem de um novo conteúdo através da metodologia Laboratório Gramatical. Neste sentido, foi criada a seguinte questãoinvestigação: Como se comportam os alunos na compreensão de um conteúdo através do Laboratório Gramatical? Para a realização desta investigação, selecionou-se uma metodologia de natureza qualitativa através da estratégia de investigação do estudo de caso, com um caráter interpretativo. Para a análise do estudo foram recolhidas diferentes fontes com o intuito de compreender se a estratégia pedagógica teve êxito ou não. Os vários recursos tidos em análise foram os laboratórios gramaticais realizados pelos alunos, os exercícios praticados pelos mesmos e a avaliação realizada no final da implementação do estudo. Igualmente se recolheu material audiovisual das aulas nos momentos em que o estudo foi implementado. Para além deste material, também se realizaram inquéritos com a intenção de obter informações acerca da implementação do Laboratório Gramatical. Com a análise dos dados verificou-se que a metodologia é benéfica e que auxilia na construção do conhecimento linguístico dos alunos através do conhecimento implícito. Os alunos demonstraram um bom desempenho ao longo das atividades e com a implementação do Laboratório Gramatical, os alunos aprenderam a identificar os complementos direto e indireto em frases.The present report shows the path taken in Supervised Teaching Practice, as well the study gotten in this subject, in the master’s degree named Teaching the 1st Basic Education Cycle and in Portuguese and History and Geography of Portugal of the 2nd Basic Education Cycle. This report is divided in three parts titled Framework Supervised Teaching Practice, Investigation Work, Global Reflection of Supervised Teaching Practice. The first title refers the two contexts where the Supervised Teaching Practice took place, have been occurred in the 1st and 2nd cycle of basic education. The second title indicates the investigation work done in a 5th grade class. Lastly, the third part talks about the reflection about the Supervised Teaching Practice. The study shown in the second part, Investigation Work, was done in the subject of Portuguese, in a 5th grade class, composed by eighteen students. This study was made with an intention of understand how the students behave the new contents with a new methodology called Grammar Lab, have created the following question of investigation: How students behave in the comprehension of a content through the Grammar Lab? To do the investigation, was chosen a methodology of qualitative research though the investigation’s strategies of case of study, with an interpretive character. The case of study was the type of study selected. For the study analysis was taken different sources with the intention of understand if the pedagogical strategy was successful or not. The several sources analyzed were the grammar labs and the exercises accomplish by the students and the evaluation occurred in the end of the study´s implementation. Equally was recorded the classes when the study was implemented. Besides these sources, was also taken inquires with the intention of getting information’s about the Grammar Lab implementation. Though the data analysis, was verified that the methodology is benefic and helps in the construction of the students’ linguistic knowledge though the implicit knowledge. The students shown a good performance throughout activities and with the Grammar Lab, the students learned how to identify the direct complement and the indirect complement in several sentences.2022-05-17T13:05:46Z2022-04-22T00:00:00Z2022-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2743TID:203010825porMaciel, Cátia Fabiana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:25Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:56.113219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório apresenta o percurso realizado na Prática de Ensino Supervisionada, assim como o estudo realizado nessa unidade curricular, integrada no mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em três partes intituladas de Enquadramento na Prática de Ensino Supervisionada, Trabalho de Investigação e Reflexão Global da PES. O primeiro refere as Intervenções em Contexto Educativo que decorreram no 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. A segunda parte se refere ao trabalho investigativo efetuado numa turma de 5.º ano de escolaridade e a terceira parte retrata a reflexão acerca da PES. O estudo apresentado na segunda parte, Trabalho de Investigação, foi realizado na área de Português, numa turma de 5.º ano de escolaridade, composta por dezoito alunos. Este estudo foi concretizado com a intenção de compreender como seria a aprendizagem de um novo conteúdo através da metodologia Laboratório Gramatical. Neste sentido, foi criada a seguinte questãoinvestigação: Como se comportam os alunos na compreensão de um conteúdo através do Laboratório Gramatical? Para a realização desta investigação, selecionou-se uma metodologia de natureza qualitativa através da estratégia de investigação do estudo de caso, com um caráter interpretativo. Para a análise do estudo foram recolhidas diferentes fontes com o intuito de compreender se a estratégia pedagógica teve êxito ou não. Os vários recursos tidos em análise foram os laboratórios gramaticais realizados pelos alunos, os exercícios praticados pelos mesmos e a avaliação realizada no final da implementação do estudo. Igualmente se recolheu material audiovisual das aulas nos momentos em que o estudo foi implementado. Para além deste material, também se realizaram inquéritos com a intenção de obter informações acerca da implementação do Laboratório Gramatical. Com a análise dos dados verificou-se que a metodologia é benéfica e que auxilia na construção do conhecimento linguístico dos alunos através do conhecimento implícito. Os alunos demonstraram um bom desempenho ao longo das atividades e com a implementação do Laboratório Gramatical, os alunos aprenderam a identificar os complementos direto e indireto em frases. |
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