A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, João Carlos Aguiar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78373
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_e215b2d51226bad9489945b2acc240bb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violinoThe combination of physical and mental practice for solving technical problems of the violinPrática mentalViolinoProblemas técnicosCordas dobradasMudanças de posiçãoMental practiceViolinTechnical problemsDouble stopsPosition shiftCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, procurou avaliar o impacto da aplicação de exercícios de prática mental combinada com prática física, de forma a auxiliar alunos de violino na resolução de problemas relacionados com mudanças de posição e cordas dobradas. O projeto decorreu no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga e contou com a presença de quatro alunos do nono ano de escolaridade. Seguindo a metodologia de investigação ação, este estudo procurou explorar a familiarização de professores de violino com a temática e a sua aplicação na prática, bem avaliar o potencial da aplicação de estratégias de prática mental e física combinadas em contexto de sala de aula. A avaliação da ação foi realizada através da recolha de uma variedade de dados, entre as quais inquéritos por questionário, entrevistas informais, observação participante e grelhas de avaliação preenchidas por professores externos ao projeto. Os resultados do questionário revelaram uma grande afluência dos professores na utilização da prática mental combinada com a prática física no ensino do violino. Os resultados da intervenção com os quatro alunos do conservatório indicaram que os alunos beneficiaram dos exercícios propostos, revelando melhorias tanto em questões técnicas como de preparação mental. De referir que tanto os alunos envolventes como o professor cooperante referiram que a intervenção foi benéfica e que certamente irão realizar num futuro mais exercícios de prática mental combinada com prática física para a resolução de problemas técnicos.This pedagogical intervention project, carried out within the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching at Universidade do Minho, sought to assess the impact of applying mental practice exercises combined with physical practice, in order to help violin students in the resolution of problems related to position shifts and double stops. The project took place at the Calouste Gulbenkian Conservatory in Braga and was attended by four students from the ninth grade. Following the action-research methodology, this study sought to explore the familiarization of violin teachers with the theme and its application in practice, as well as to assess the potential of applying combined mental and physical practice strategies in the classroom context. The evaluation of the action was carried out through the collection of a variety of data, including questionnaire surveys, informal interviews, participant observation and evaluation grids completed by teachers external to the project. The results of the questionnaire revealed a great influx of teachers in the use of mental practice combined with physical practice in teaching the violin. The results of the intervention with the four students from the conservatory indicated that the students benefited from the proposed exercises, revealing improvements in both technical and mental preparation issues. It should be noted that both the engaging students and the cooperating teacher reported that the intervention was beneficial and that they will certainly carry out in the future more mental practice exercises combined with physical practice to solve technical problems.Fonte, Vera Maria Seco AfonsoUniversidade do MinhoCunha, João Carlos Aguiar2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78373por202996450info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:33.537682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
The combination of physical and mental practice for solving technical problems of the violin
title A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
spellingShingle A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
Cunha, João Carlos Aguiar
Prática mental
Violino
Problemas técnicos
Cordas dobradas
Mudanças de posição
Mental practice
Violin
Technical problems
Double stops
Position shift
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
title_full A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
title_fullStr A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
title_full_unstemmed A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
title_sort A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino
author Cunha, João Carlos Aguiar
author_facet Cunha, João Carlos Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonte, Vera Maria Seco Afonso
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, João Carlos Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Prática mental
Violino
Problemas técnicos
Cordas dobradas
Mudanças de posição
Mental practice
Violin
Technical problems
Double stops
Position shift
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática mental
Violino
Problemas técnicos
Cordas dobradas
Mudanças de posição
Mental practice
Violin
Technical problems
Double stops
Position shift
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2021-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78373
url https://hdl.handle.net/1822/78373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132468628946944