Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, N.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Monteiro, João, Fonte, Magda
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26641
Resumo: O trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais.
id RCAP_e229fe4c29d1a1455c9afd89a76310b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superiorEnsino superiorE-learningInovação pedagógicaO trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais.Ministério da Educação e CiênciaRepositório da Universidade de LisboaPedro, N.Monteiro, JoãoFonte, Magda2017-02-23T14:13:18Z20152015-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26641porPedro, N., Monteiro, J., & Fonte, M. (2015). Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior. In Experiências de inovação didática no ensino superior (pp. 257-270). Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.978-972-729-087-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:29:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:29:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
title Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
spellingShingle Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
Pedro, N.
Ensino superior
E-learning
Inovação pedagógica
title_short Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
title_full Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
title_fullStr Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
title_full_unstemmed Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
title_sort Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
author Pedro, N.
author_facet Pedro, N.
Monteiro, João
Fonte, Magda
author_role author
author2 Monteiro, João
Fonte, Magda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, N.
Monteiro, João
Fonte, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
E-learning
Inovação pedagógica
topic Ensino superior
E-learning
Inovação pedagógica
description O trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-02-23T14:13:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26641
url http://hdl.handle.net/10451/26641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedro, N., Monteiro, J., & Fonte, M. (2015). Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior. In Experiências de inovação didática no ensino superior (pp. 257-270). Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
978-972-729-087-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548910171783168