Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26641 |
Resumo: | O trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais. |
id |
RCAP_e229fe4c29d1a1455c9afd89a76310b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/26641 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superiorEnsino superiorE-learningInovação pedagógicaO trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais.Ministério da Educação e CiênciaRepositório da Universidade de LisboaPedro, N.Monteiro, JoãoFonte, Magda2017-02-23T14:13:18Z20152015-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26641porPedro, N., Monteiro, J., & Fonte, M. (2015). Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior. In Experiências de inovação didática no ensino superior (pp. 257-270). Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.978-972-729-087-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:29:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:29:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
title |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
spellingShingle |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior Pedro, N. Ensino superior E-learning Inovação pedagógica |
title_short |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
title_full |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
title_fullStr |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
title_sort |
Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior |
author |
Pedro, N. |
author_facet |
Pedro, N. Monteiro, João Fonte, Magda |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, João Fonte, Magda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, N. Monteiro, João Fonte, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior E-learning Inovação pedagógica |
topic |
Ensino superior E-learning Inovação pedagógica |
description |
O trabalho em causa apresenta o framework de avaliação de práticas de ensino inovadoras no contexto do ensino superior. O mesmo deriva do trabalho desenvolvido pela equipa do Projeto 'Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e tecnologias digitais' no qual se procurou identificar princípios de base para estabelecer linhas orientadoras para o desenvolvimento de práticas inovadoras no domínio didático, onde as tecnologias digitais e os ambientes online se encontrem presentes, com vista à melhoria do processo formativo. Para a conceção do referido framework procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura (Gough, Oliver, & Thomas, 2012) na área, em particular de modelos e referenciais internacionais sinalizadores de i) standards internacionais no domínio da garantia da qualidade no ensino superior e ii) requisitos definidos para atribuição de etiquetas de qualidade em e-Learning por parte de entidades internacionais. O framework concebido assumiu uma estrutura modular, agregativa e dinâmica, sendo organizado com base em cinco princípios (flexibilidade, interatividade, acessibilidade, personalização e sustentabilidade) e em cinco dimensões (design curricular, metodologias e atividades, conteúdos/materiais, avaliação e sistemas de suporte). O cruzamento entre a aplicação desses princípios e as práticas assumidas nas dimensões estruturadoras fornece um conjunto de 25 descritores de 'boas práticas' em inovação pedagógica em e-Learning e tecnologias digitais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-02-23T14:13:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/26641 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/26641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pedro, N., Monteiro, J., & Fonte, M. (2015). Inovação pedagógica em e-Learning: proposta de um framework de (auto) avaliação de práticas no ensino superior. In Experiências de inovação didática no ensino superior (pp. 257-270). Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. 978-972-729-087-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548910171783168 |