Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Manuel Francisco Carrapatoso Garcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21660
Resumo: Atualmente, existe uma saturação do mercado publicitário devido aos novos meios de baixo custo. A sociedade tem acesso a ferramentas para ignorar ou evitar publicidade, nomeadamente, bloquear anúncios na internet, e passar à frente anúncios na TV. O principal objetivo deste projeto é a criação de estratégias publicitárias com o intuito de aumentar a atenção dos consumidores e, consequentemente, o reconhecimento da marca. Este modelo foi construído de forma a testar, os benefícios de uma estrutura quiz, incentivos e anúncios com targeting, de acordo com género, idade e ocupação. O presente trabalho é, de natureza descritiva e, quanto à profundidade, exploratório. Procura-se um primeiro conhecimento empírico da aceitação do modelo imaginado, através dos dados recolhidos que identificam caraterísticas e dimensões da problemática, oferecendo, no final, uma visão mais completa e clara. O desenho metodológico incluiu um simulador de quiz, associado a um inquérito por questionário, capaz de mostrar anúncios publicitários para testar a atenção de 160 participantes, e um inquérito, fundamentado na Teoria de Comportamento Planeado, para recolher a sua opinião. Após um mês, um novo questionário foi aplicado com o objetivo de avaliar o reconhecimento da marca pelos consumidores. Através do desempenho dos participantes, este estudo concluiu que a estrutura de quiz tem influência positiva na atenção e no reconhecimento da marca. Os participantes demostraram uma atitude positiva face à experiência, o que é promissor para a criação de um modelo de negócio com base nesta estratégia de publicidade. Efetivamente destacaram que seria mais fácil a sua aceitação, caso se implementasse em smartphones e se se usasse incentivos.
id RCAP_e22e2a358364117c85fece17dd686f93
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting adsPublicidadeAtençãoReconhecimento da marcaQuizIncentivosAnúncios com targetingAdvertisingAttentionBrand recognitionIncentivesTargeting adsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, existe uma saturação do mercado publicitário devido aos novos meios de baixo custo. A sociedade tem acesso a ferramentas para ignorar ou evitar publicidade, nomeadamente, bloquear anúncios na internet, e passar à frente anúncios na TV. O principal objetivo deste projeto é a criação de estratégias publicitárias com o intuito de aumentar a atenção dos consumidores e, consequentemente, o reconhecimento da marca. Este modelo foi construído de forma a testar, os benefícios de uma estrutura quiz, incentivos e anúncios com targeting, de acordo com género, idade e ocupação. O presente trabalho é, de natureza descritiva e, quanto à profundidade, exploratório. Procura-se um primeiro conhecimento empírico da aceitação do modelo imaginado, através dos dados recolhidos que identificam caraterísticas e dimensões da problemática, oferecendo, no final, uma visão mais completa e clara. O desenho metodológico incluiu um simulador de quiz, associado a um inquérito por questionário, capaz de mostrar anúncios publicitários para testar a atenção de 160 participantes, e um inquérito, fundamentado na Teoria de Comportamento Planeado, para recolher a sua opinião. Após um mês, um novo questionário foi aplicado com o objetivo de avaliar o reconhecimento da marca pelos consumidores. Através do desempenho dos participantes, este estudo concluiu que a estrutura de quiz tem influência positiva na atenção e no reconhecimento da marca. Os participantes demostraram uma atitude positiva face à experiência, o que é promissor para a criação de um modelo de negócio com base nesta estratégia de publicidade. Efetivamente destacaram que seria mais fácil a sua aceitação, caso se implementasse em smartphones e se se usasse incentivos.Advertising has now cheap methods to promote products which are leading to market saturation. Nowadays, society has tools to ignore or avoid advertising, giving consumers the ability to block ads from the internet, and fast-forwarding commercials in TV. The main goal for this project was to create a business model strategy to increase consumers’ attention and consequently, brand recognition. This model was constructed to test the benefits of strategies such the implementation of a quiz structure, incentives and targeting ads, according to gender, age and occupation This research has a descriptive nature and follows and presents an exploratory study, using quantitative instruments to collect data. These instruments consisted in a quiz simulator, associated to a questionnaire, showing commercial videos, in order to test users’ attention, along with a survey, grounded in the Theory of Planned Behavior, to assess participants’ opinion. After one month, another questionnaire tested participants’ memory, with the goal of assessing consumers’ brand recognition. Results evaluated participants’ performances, influenced by each strategy, individually and combined. From participants’ performances, this research concluded that a quiz structure helps users focus on the ad and improves their brand recognition. Furthermore, incentives and targeted ads have different influence over each demographic variable, and behave different when combined with each other. From feedback, participants demonstrated a positive attitude towards the business model and highlighted that this model would be more easily accepted, implementing it in smartphones and using a reward system along with targeted ads.Andrade, António Manuel Valente deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Manuel Francisco Carrapatoso Garcia2017-03-08T11:43:17Z2016-11-2820162016-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21660TID:201464500enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:02.028374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
title Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
spellingShingle Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
Ribeiro, Manuel Francisco Carrapatoso Garcia
Publicidade
Atenção
Reconhecimento da marca
Quiz
Incentivos
Anúncios com targeting
Advertising
Attention
Brand recognition
Incentives
Targeting ads
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
title_full Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
title_fullStr Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
title_full_unstemmed Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
title_sort Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting ads
author Ribeiro, Manuel Francisco Carrapatoso Garcia
author_facet Ribeiro, Manuel Francisco Carrapatoso Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, António Manuel Valente de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Manuel Francisco Carrapatoso Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Atenção
Reconhecimento da marca
Quiz
Incentivos
Anúncios com targeting
Advertising
Attention
Brand recognition
Incentives
Targeting ads
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Publicidade
Atenção
Reconhecimento da marca
Quiz
Incentivos
Anúncios com targeting
Advertising
Attention
Brand recognition
Incentives
Targeting ads
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Atualmente, existe uma saturação do mercado publicitário devido aos novos meios de baixo custo. A sociedade tem acesso a ferramentas para ignorar ou evitar publicidade, nomeadamente, bloquear anúncios na internet, e passar à frente anúncios na TV. O principal objetivo deste projeto é a criação de estratégias publicitárias com o intuito de aumentar a atenção dos consumidores e, consequentemente, o reconhecimento da marca. Este modelo foi construído de forma a testar, os benefícios de uma estrutura quiz, incentivos e anúncios com targeting, de acordo com género, idade e ocupação. O presente trabalho é, de natureza descritiva e, quanto à profundidade, exploratório. Procura-se um primeiro conhecimento empírico da aceitação do modelo imaginado, através dos dados recolhidos que identificam caraterísticas e dimensões da problemática, oferecendo, no final, uma visão mais completa e clara. O desenho metodológico incluiu um simulador de quiz, associado a um inquérito por questionário, capaz de mostrar anúncios publicitários para testar a atenção de 160 participantes, e um inquérito, fundamentado na Teoria de Comportamento Planeado, para recolher a sua opinião. Após um mês, um novo questionário foi aplicado com o objetivo de avaliar o reconhecimento da marca pelos consumidores. Através do desempenho dos participantes, este estudo concluiu que a estrutura de quiz tem influência positiva na atenção e no reconhecimento da marca. Os participantes demostraram uma atitude positiva face à experiência, o que é promissor para a criação de um modelo de negócio com base nesta estratégia de publicidade. Efetivamente destacaram que seria mais fácil a sua aceitação, caso se implementasse em smartphones e se se usasse incentivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28
2016
2016-11-28T00:00:00Z
2017-03-08T11:43:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21660
TID:201464500
url http://hdl.handle.net/10400.14/21660
identifier_str_mv TID:201464500
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131869494640640