A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rosilene Maria Dutra de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6259
Resumo: Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 7 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.
id RCAP_e2357d5b3140c59b26b90a5a43457dea
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidadeEducação InfantilEmoçãoFilosofia para CriançasEarly ChildhoodEducationEmotionsPhilosophy for ChildrenDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 7 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.Esta dissertação de mestrado aborda a prática filosófica na Educação Infantil com ênfase nas emoções e na razoabilidade. Ancorou-se este estudo na Teoria de Matthew Lipman, renomado filósofo norte-americano percursor da Filosofia Para Crianças (1980; 1990; 1994; 1995; 1999, 2003; 2004; 2009) e em estudos sobre a Filosofia das Emoções, como a abordagem das meta-emoções, da também investigadora Filosofia, Dina Mendonça (2008; 2011; 2013; 2018; 2019), entre outros autores. Procurou-se abordar a relevância das emoções nas vivências das crianças dentro do contexto escolar da Educação Infantil e o seu papel no conceito de razoabilidade (reasonableness). O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da intervenção filosófica na Educação Infantil com ênfase nas emoções e como estas podem contribuir no processo de desenvolvimento da criança. Tendo em conta as reações emocionais nesse processo de desenvolvimento pode-se elaborar ferramentas filosóficas específicas para uma aprendizagem significativa dentro do contexto da Educação Infantil. Concluiu-se que as Comunidades de Investigação podem de forma eficaz e lúdica desenvolver a criança progressivamente em seu pensamento lógico, abstrato, crítico e reflexivo, e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas, e na capacidade de compreensão e de expressão oral.ABSTRACT: This master's thesis addresses the philosophical practice in Early Childhood Education with an emphasis on emotions and reasonableness. This study was anchored in the Theory of Matthew Lipman, a renowned North American philosopher and pioneer of Philosophy for Children (1980; 1990; 1994; 1995; 1999, 2003; 2004; 2009) and in studies on the philosophy of emotions, such as the meta-emotions of the philosophy researcher, Dina Mendonça (2008; 2011; 2013; 2018; 2019), among other authors. We sought to address the relevance of emotions in children's experiences within the school context of Early Childhood Education and their role in the concept of reasonableness. The aim of this study is to reflect on the importance of philosophical intervention in Early Childhood Education with an emphasis on emotions and how they can contribute to the child's developmental process, because, understanding their emotional reactions, tools can be developed for meaningful learning within the context of Early Childhood Education. It was concluded that the Communities of Inquiry could effectively and playfully develop the child progressively in their logical, abstract, critical, and reflective thinking, in addition to collaborating for the development of linguistic, discursive skills and in the ability to understand and express themselves.Carvalho, Magda CostaMendonça, Dina Serra da LuzRepositório da Universidade dos AçoresAndrade, Rosilene Maria Dutra de2022-04-21T10:47:25Z2021-12-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6259202912671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:24.207303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
title A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
spellingShingle A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
Andrade, Rosilene Maria Dutra de
Educação Infantil
Emoção
Filosofia para Crianças
Early Childhood
Education
Emotions
Philosophy for Children
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
title_full A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
title_fullStr A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
title_full_unstemmed A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
title_sort A prática filosófica na Educação Infantil : emoções e razoabilidade
author Andrade, Rosilene Maria Dutra de
author_facet Andrade, Rosilene Maria Dutra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Magda Costa
Mendonça, Dina Serra da Luz
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Rosilene Maria Dutra de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Emoção
Filosofia para Crianças
Early Childhood
Education
Emotions
Philosophy for Children
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Educação Infantil
Emoção
Filosofia para Crianças
Early Childhood
Education
Emotions
Philosophy for Children
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 7 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2021-12-07T00:00:00Z
2022-04-21T10:47:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6259
202912671
url http://hdl.handle.net/10400.3/6259
identifier_str_mv 202912671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130741930459136