Aplicação da metodologia Lean numa organização : caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curado, André Gil
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9579
Resumo: Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
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spelling Aplicação da metodologia Lean numa organização : caso de estudoLeanLean thinkingIndústria farmacêuticaPharmaceutical industryFerramentas leanLean toolsSMEDTrabalho final de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia MecânicaA competitividade internacional acentuada motivada pela globalização com o objetivo de alcançar um público que cada vez se nota mais exigente faz da diminuição de custo e aumento da qualidade uma necessidade primária transversal a qualquer setor. A indústria de medicamentos genéricos onde o preço é a arma principal no alcance do consumidor não é exceção e cria uma forte necessidade na aplicação das metodologias Lean. O conceito “Lean” nasceu a partir da Toyota Production System, em que num período pós-guerra, a indústria japonesa viu-se obrigada a se reinventar para se erguer passando de uma conjuntura devastada até à potência que é nos dias que correm. O verdadeiro impulsionador foi Taiichi Ohno, engenheiro industrial na Toyota que pôs em prática as suas próprias ideias combatendo o “muda” e criando uma nova visão baseada em três fatores base, pessoas, processos e soluções. Estas metodologias foram acompanhadas de perto durante anos por Womack e relatadas nos anos 90 em duas obras a “A Máquina Que Mudou o Mundo” e “Lean Thinking” batizando-as de metodologias Lean em que os desperdícios são vistos como as gorduras que existem num corpo. A visão Lean em que tem por base a identificação de valor, a redução de todas as atividades que não contribuem para a criação do mesmo e tendo sempre em consideração todos os envolventes, tornou a produção das empresas japonesas mais flexível, reduzindo custos e aumentando a competitividade. Esta nova perspetiva que permitiu exemplos como a Toyota obter resultados fez com que todos os setores se cativassem por esta prática acabando por transmitir para variadíssimas áreas. Todas as práticas cujo o objetivo é a redução de desperdícios como defeitos ou esperas foram sendo identificadas e denominadas como ferramentas e técnicas Lean. Exemplos destas práticas foram aparecendo nas últimas décadas em zonas tão distintas do globo como por exemplo o 6 sigma criada nos Estados Unidos ou diagrama de Ishikawa criado no Japão. No âmbito da apresentação das metodologias Lean nas organizações foi aplicado um estudo de redução de tempos de mudança numa das linhas de embalagem de uma empresa da indústria farmacêutica de medicamentos genéricos. O objetivo do estudo foi a redução dos tempos de mudança entre produtos mediante a aplicação de um modelo proposto. Este modelo consistiu num ciclo baseado no ciclo PDCA que oferece uma estratégia de implementação focada na redução dos tempos de mudança. Nos diferentes estágios desta implementação várias ferramentas são abordadas como o caso 5w2h, Ishikawa, Value Stream Mapping, Total Productive Maintenance e SMED. Mediante esta aplicação, no espaço de três meses e sem investimento financeiro foi possível a redução de tempos na ordem dos 60 minutos correspondendo a 20% do tempo total de setup e redução do número de esperas em 47%.The strong international competitiveness motivated by globalization with the goal of reaching a public that is increasingly more demanding makes the reduction of costs and the increase of quality a primary need across all sectors. The generic drug industry where the price is the primary weapon in reaching consumers is no exception and creates a strong need in the application of Lean methodologies. The concept of "Lean" was born from the Toyota Production System, in which in a post-war period, the Japanese industry was forced to reinvent itself to rise from a devastated conjuncture to a power that is nowadays. The real driver was Taiichi Ohno, an industrial engineer at Toyota who put his own ideas into practice by fighting "muda" and creating a new vision based on three basic factors, people, processes and solutions. These methodologies have been closely observed for years by Womack and reported in the 1990s in two books "The Machine That Changed the World" and "Lean Thinking" by naming them Lean methodologies in which waste is seen as the fat in a body. The Lean vision, based on the identification of value, reduction of all activities that do not contribute to the creation of it and considering all the stakeholders, allowed the Japanese companies' production to reduce costs, increase competitiveness and be more flexible. This new perspective, which allowed examples, such as Toyota, to obtain very interesting results, has made all sectors interested in this practice passing it to many areas. All these practices whose goal is to reduce waste as defects or waits have been identified and referred to as Lean tools and techniques. Examples of these practices have been appearing in last decades in such distinct areas of the globe as for example the 6-sigma created in the United States by Motorola or Ishikawa diagram created in Japan. In the context of the presentation the Lean methodologies in the organizations, a study was applied to reduce change over times in one of the packaging lines of a company of the pharmaceutical industry of generic medicines. The goal of the study was to reduce the change-over times between products by applying a proposed model. This model consisted in a cycle based in the PDCA cycle that provides an implementation strategy focused on reducing setup times. In the different stages of this implementation several tools are approached as for example 5w2h, Ishikawa, Value Stream Mapping, Total Productive Maintenance and SMED. Through this application, in the space of three months and without financial investment it was possible to reduce times around 60 minutes corresponding to 20% of the total setup time and reduction of the number of waiting times by 47%.Instituto Superior de Engenharia de LisboaAbreu, António João Pina da Costa FelicianoRCIPLCurado, André Gil2019-02-22T16:39:12Z2018-12-072018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9579TID:202186350porCURADO, André Gil - Aplicação da metodologia Lean numa organização : caso de estudo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2018. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:07.651452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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