Tecnologias alternativas de criação de conteúdos para ambientes Fulldome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, André Felipe Cavalcanti
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1209
Resumo: O Fulldome, também conhecido como cinema imersivo, surgiu a partir da evolução de diversos media analógicos e digitais, dentre os quais podemos destacar os panoramas, os dispositivos de realidade virtual e os planetários. Trata-se de um modo de projecção onde os conteúdos são projectados numa tela esférica que preenche todo o ângulo de visão do espectador criando a sensação de imersão no ambiente apresentado. Foi a partir do final do século passado que os conteúdos para ambientes Fulldome começaram a ser criados. Devido a sua origem estar ligada aos planetários, a maioria das produções desenvolvidas para Fulldome são documentários científicos ou educacionais relativos à astronomia, criados a partir de softwares de animação em 3D. Pouco foi desenvolvido a partir da captação de imagens reais, utilizando-se câmaras de vídeo ou fotográficas. A presente dissertação propõe-se a apresentar ferramentas tecnológicas alternativas àquelas que são comummente utilizadas na criação de conteúdos para ambientes Fulldome. Objectiva-se aqui pesquisar e apresentar tecnologias capazes de suprir as exigências técnicas que as imagens destinadas aos ambientes imersivos necessitam para uma boa representação quando projectadas no ecrã hemisférico. Pretende-se com este estudo contribuir para a popularização entre os produtores audiovisuais sobre a criação de conteúdos para ambientes Fulldome. ABSTRACT: Fulldome, also known as immersive cinema, is part of the evolution of different analogical and digital media, from which we can pick out panoramas, virtual reality devices and planetariums. It’s a way of projecting through which contents are projected into a spherical screen covering entire viewer’s field of view, creating a feeling of total immersion in the presented environment. Contents for Fulldome environments started being developed at the end of the last century. Because their origin is connected with planetariums, most Fulldome productions are scientific or educational documentaries, created from 3D animation software, most dealing with astronomy. Thus, the capture of real image, using video or photo cameras was not very developed. This presentation aims at presenting technological tools that offer an alternative to those more commonly used when creating Fulldome contents. The main goals are to research and introduce technologies that are able to answer the technical demands of images used in immersive environments in order to have a good representation in hemispheric screens. With this study we intend to support the creation of contents for Fulldome environments among audiovisual producers.
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