Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Carla Simone Vargas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4607
Resumo: Os estudos de Greenidge, Devonish e Alleyne, (2014), Clarke, (2010) e Lorinkova, Pearslle Sims Jr (2013), demonstraram que a inteligência emocional de um líder é essencial à performance das equipes, assim como o estilo de liderança praticado. Esta pesquisa objetiva identificar a presença da inteligência emocional, a sua influência no estilo de liderança afiliativa, democrática, diretiva e autocrática, e avaliar as relações entre estas variáveis e à performancedas equipes. A busca pelos objetivos propostos deu-se através de pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo empírico realizado com oitenta profissionais de escritórios de contabilidade localizados no Brasil. Com base nos resultados foi possível identificar que há tendência de influência positiva entre a inteligência emocional e a liderança, assim como entre a liderança e à performance. Contudo, a relação obtida entre a inteligência emocional e à performance foi baixa. Concluiu-se também que a inteligência emocional influencia principalmente a liderança afiliativa, seguida da liderança diretiva, e não houve evidência de relação com as lideranças autocrática e democrática. Constatou-se ainda que a liderança democrática é o estilo com maior impacto na performancedas equipes, seguida, por ordem decrescente de influência, pela liderança autocrática, diretiva e, por fim pela liderança afiliativa. Este trabalho trará contribuições positivas para a ciência e para as empresas, apesar de necessitar de validação externa noutras populações e noutras classes profissionais. Mostra-nos que no âmbito dos serviços de contabilidade, no Brasil, o estilo de liderança preferencialmente adotado pela administração, gerência, direção, gestão e chefias vai ter um impacto direto na performance das equipas e que as organizações deveriam apostar em líderes democráticos para maior desempenho. Indica-nos também que a necessidade de inteligência emocional varia consoante o perfil de líder escolhido pelas organizações e que não é o componente essencial das lideranças autocrática e democrática.
id RCAP_e24c394e317c7bfd2e0fb41f2df80afd
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/4607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipeInteligência emocionalliderançaperformanceequipedesempenhoOs estudos de Greenidge, Devonish e Alleyne, (2014), Clarke, (2010) e Lorinkova, Pearslle Sims Jr (2013), demonstraram que a inteligência emocional de um líder é essencial à performance das equipes, assim como o estilo de liderança praticado. Esta pesquisa objetiva identificar a presença da inteligência emocional, a sua influência no estilo de liderança afiliativa, democrática, diretiva e autocrática, e avaliar as relações entre estas variáveis e à performancedas equipes. A busca pelos objetivos propostos deu-se através de pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo empírico realizado com oitenta profissionais de escritórios de contabilidade localizados no Brasil. Com base nos resultados foi possível identificar que há tendência de influência positiva entre a inteligência emocional e a liderança, assim como entre a liderança e à performance. Contudo, a relação obtida entre a inteligência emocional e à performance foi baixa. Concluiu-se também que a inteligência emocional influencia principalmente a liderança afiliativa, seguida da liderança diretiva, e não houve evidência de relação com as lideranças autocrática e democrática. Constatou-se ainda que a liderança democrática é o estilo com maior impacto na performancedas equipes, seguida, por ordem decrescente de influência, pela liderança autocrática, diretiva e, por fim pela liderança afiliativa. Este trabalho trará contribuições positivas para a ciência e para as empresas, apesar de necessitar de validação externa noutras populações e noutras classes profissionais. Mostra-nos que no âmbito dos serviços de contabilidade, no Brasil, o estilo de liderança preferencialmente adotado pela administração, gerência, direção, gestão e chefias vai ter um impacto direto na performance das equipas e que as organizações deveriam apostar em líderes democráticos para maior desempenho. Indica-nos também que a necessidade de inteligência emocional varia consoante o perfil de líder escolhido pelas organizações e que não é o componente essencial das lideranças autocrática e democrática.2020-09-29T11:37:29Z2020-07-28T00:00:00Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4607TID:202515591porLeal, Carla Simone Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:15:40Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:02.918075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
title Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
spellingShingle Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
Leal, Carla Simone Vargas
Inteligência emocional
liderança
performance
equipe
desempenho
title_short Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
title_full Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
title_fullStr Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
title_full_unstemmed Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
title_sort Relacionamento entre inteligência emocional, liderança e performance de equipe
author Leal, Carla Simone Vargas
author_facet Leal, Carla Simone Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Carla Simone Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
liderança
performance
equipe
desempenho
topic Inteligência emocional
liderança
performance
equipe
desempenho
description Os estudos de Greenidge, Devonish e Alleyne, (2014), Clarke, (2010) e Lorinkova, Pearslle Sims Jr (2013), demonstraram que a inteligência emocional de um líder é essencial à performance das equipes, assim como o estilo de liderança praticado. Esta pesquisa objetiva identificar a presença da inteligência emocional, a sua influência no estilo de liderança afiliativa, democrática, diretiva e autocrática, e avaliar as relações entre estas variáveis e à performancedas equipes. A busca pelos objetivos propostos deu-se através de pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo empírico realizado com oitenta profissionais de escritórios de contabilidade localizados no Brasil. Com base nos resultados foi possível identificar que há tendência de influência positiva entre a inteligência emocional e a liderança, assim como entre a liderança e à performance. Contudo, a relação obtida entre a inteligência emocional e à performance foi baixa. Concluiu-se também que a inteligência emocional influencia principalmente a liderança afiliativa, seguida da liderança diretiva, e não houve evidência de relação com as lideranças autocrática e democrática. Constatou-se ainda que a liderança democrática é o estilo com maior impacto na performancedas equipes, seguida, por ordem decrescente de influência, pela liderança autocrática, diretiva e, por fim pela liderança afiliativa. Este trabalho trará contribuições positivas para a ciência e para as empresas, apesar de necessitar de validação externa noutras populações e noutras classes profissionais. Mostra-nos que no âmbito dos serviços de contabilidade, no Brasil, o estilo de liderança preferencialmente adotado pela administração, gerência, direção, gestão e chefias vai ter um impacto direto na performance das equipas e que as organizações deveriam apostar em líderes democráticos para maior desempenho. Indica-nos também que a necessidade de inteligência emocional varia consoante o perfil de líder escolhido pelas organizações e que não é o componente essencial das lideranças autocrática e democrática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29T11:37:29Z
2020-07-28T00:00:00Z
2020-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/4607
TID:202515591
url http://hdl.handle.net/11144/4607
identifier_str_mv TID:202515591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136810079617024