Aplicação de Pensamento Lean: Caso de Estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Gonçalo Lopes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20624
Resumo: O mercado atual está, mais do que nunca, competitivo e exigente. Os desenvolvimentos industriais e tecnológicos observados desde o último século, criaram a envolvente perfeita para que cada vez mais empresas instalassem a sua atividade de forma sustentada e prolongada. O cliente final tem agora mais opções e, assim, a sua satisfação no momento certo, com o produto certo e ao preço correto, tornou-se condição obrigatória para as empresas que queiram vingar nestes mercados. O Pensamento Lean, focando-se na redução de Desperdícios e criação de Valor para o cliente, baseia toda a sua metodologia nessas imposições, tendo atualmente uma posição de destaque nos mercados, com um número cada vez maior de empresas a colocar Departamentos de Melhoria Contínua na sua estrutura e a formar os seus quadros em Lean. Devido à importância da temática, foi desenvolvido um Caso de Estudo na Science4You. O objetivo passou pela criação de propostas de melhoria nas operações da empresa, utilizando o Pensamento Lean e a identificação dos seus 8 Desperdícios, como base de investigação. O estudo levado a cabo possuiu um caráter presencial, de observação à rotina da fábrica, para que a influência nos comportamentos e métodos de produção fosse mínima. Assim, os dados e factos recolhidos, baseados em observações diretas e entrevistas não estruturadas a operadores e gestores, tentam representar fielmente aquilo que é o modus operandi na Science4You. Foram então identificadas 5 Oportunidades de Melhoria durante o acompanhamento às operações. No sentido, não só de facilitar a análise das consequências que estas acarretam num fluxo produtivo, como também de estabilizar a investigação num único cenário, foi construído um Value Stream Map para um dos produtos comercializados, a Fábrica Viscosa. Seguiu-se o desenvolvimento de Propostas de Melhoria para cada uma das Oportunidades identificadas, tendo como base os dados recolhidos para a construção deste documento. No capítulo final, é introduzido o Value Stream Map do estado futuro e as conclusões que o estudo levado a cabo permitiu deduzir, nomeadamente a relevância do Modelo dos 3M’s (Muda, Mura e Muri) para o sucesso do Lean e da redução de Desperdícios numa organização.
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