Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Cláudia Sofia de Sousa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5962
Resumo: A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.
id RCAP_e25f8366b0c7a382b29fb0a41156a252
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagemInteracções sociaisSíndroma de DownBenefícios do trabalho de grupoSocial interactionsDown SyndromeBenefits of group workA presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.This paper is based on a study of the role of social interactions between mentally disabled children, with light or moderate mental disabilities. The aim of this study was to understand the dynamics that characterise the interaction between these children and in order to do so the children were asked to solve two problems individually (control group) or in pairs (experimental group). The analysis of the results shows that, in both tasks, the children who worked in interaction (experimental group) presented more cognitive benefits and higher learning in the post-test situation than those who worked individually.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMartinho, Cláudia Sofia de Sousa2017-12-12T15:24:16Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5962porAnálise Psicológica, 22(1), 225-233.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:47.964539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
title Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
spellingShingle Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
Martinho, Cláudia Sofia de Sousa
Interacções sociais
Síndroma de Down
Benefícios do trabalho de grupo
Social interactions
Down Syndrome
Benefits of group work
title_short Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
title_full Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
title_fullStr Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
title_full_unstemmed Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
title_sort Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
author Martinho, Cláudia Sofia de Sousa
author_facet Martinho, Cláudia Sofia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Cláudia Sofia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Interacções sociais
Síndroma de Down
Benefícios do trabalho de grupo
Social interactions
Down Syndrome
Benefits of group work
topic Interacções sociais
Síndroma de Down
Benefícios do trabalho de grupo
Social interactions
Down Syndrome
Benefits of group work
description A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2004-01-01T00:00:00Z
2017-12-12T15:24:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5962
url http://hdl.handle.net/10400.12/5962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 22(1), 225-233.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130098921635840