Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5962 |
Resumo: | A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente. |
id |
RCAP_e25f8366b0c7a382b29fb0a41156a252 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagemInteracções sociaisSíndroma de DownBenefícios do trabalho de grupoSocial interactionsDown SyndromeBenefits of group workA presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.This paper is based on a study of the role of social interactions between mentally disabled children, with light or moderate mental disabilities. The aim of this study was to understand the dynamics that characterise the interaction between these children and in order to do so the children were asked to solve two problems individually (control group) or in pairs (experimental group). The analysis of the results shows that, in both tasks, the children who worked in interaction (experimental group) presented more cognitive benefits and higher learning in the post-test situation than those who worked individually.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMartinho, Cláudia Sofia de Sousa2017-12-12T15:24:16Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5962porAnálise Psicológica, 22(1), 225-233.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:47.964539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem |
title |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem |
spellingShingle |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem Martinho, Cláudia Sofia de Sousa Interacções sociais Síndroma de Down Benefícios do trabalho de grupo Social interactions Down Syndrome Benefits of group work |
title_short |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem |
title_full |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem |
title_fullStr |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem |
title_sort |
Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem |
author |
Martinho, Cláudia Sofia de Sousa |
author_facet |
Martinho, Cláudia Sofia de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinho, Cláudia Sofia de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interacções sociais Síndroma de Down Benefícios do trabalho de grupo Social interactions Down Syndrome Benefits of group work |
topic |
Interacções sociais Síndroma de Down Benefícios do trabalho de grupo Social interactions Down Syndrome Benefits of group work |
description |
A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2004-01-01T00:00:00Z 2017-12-12T15:24:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5962 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 22(1), 225-233. 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130098921635840 |