Estudo das fontes de informação e de conhecimento na inovação organizacional: evidências empíricas nas empresas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3045 |
Resumo: | No mundo contemporâneo, caracterizado pela aceleração do ritmo das mudanças e crescente complexidade e incerteza, a capacidade das empresas para se adaptarem ao seu ambiente externo e para manterem a competitividade, está intimamente relacionada com a sua capacidade de inovar e atualizar continuamente as suas bases de conhecimentos mas, a decisão sobre quais as informações que devem ser utilizadas e as que devem ser ignoradas tornou-se mais complicada. A presente investigação tem como objetivo identificar e analisar as fontes de informação e de conhecimento, determinantes, da inovação organizacional das empresas, centrando-se a sua análise no estudo de empresas industriais, comerciais e de serviços, localizadas no território português, ao longo do período 2006-2008. Para testar empiricamente as hipóteses em investigação, os dados secundários foram obtidos através do CIS 2008 - Inquérito Comunitário à Inovação 2008, sob coordenação do EUROSTAT, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno, aplicaram-se os modelos de regressão logística para identificar as fontes de informação e de conhecimento, na inovação organizacional das empresas. Os resultados obtidos mostram que as fontes de informação e de conhecimento têm um impacto positivo na inovação organizacional, nas empresas portuguesas, durante o período de 2006 a 2008. Constata-se que as fontes internas; os consultores, laboratórios ou instituições privadas de investigação e desenvolvimento; as universidades ou outras instituições de ensino superior; e as revistas científicas e publicações técnicas/profissionais/comerciais, influenciam a inovação organizacional. Os resultados também evidenciam que, na inovação organizacional, as fontes de informação e de conhecimento variam ligeiramente de acordo com o setor de atividade, concretamente os clientes ou consumidores, influenciam superiormente a inovação organizacional nos serviços. |
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Estudo das fontes de informação e de conhecimento na inovação organizacional: evidências empíricas nas empresas portuguesasInovação organizacionalInovação organizacional - Fontes de informaçãoNo mundo contemporâneo, caracterizado pela aceleração do ritmo das mudanças e crescente complexidade e incerteza, a capacidade das empresas para se adaptarem ao seu ambiente externo e para manterem a competitividade, está intimamente relacionada com a sua capacidade de inovar e atualizar continuamente as suas bases de conhecimentos mas, a decisão sobre quais as informações que devem ser utilizadas e as que devem ser ignoradas tornou-se mais complicada. A presente investigação tem como objetivo identificar e analisar as fontes de informação e de conhecimento, determinantes, da inovação organizacional das empresas, centrando-se a sua análise no estudo de empresas industriais, comerciais e de serviços, localizadas no território português, ao longo do período 2006-2008. Para testar empiricamente as hipóteses em investigação, os dados secundários foram obtidos através do CIS 2008 - Inquérito Comunitário à Inovação 2008, sob coordenação do EUROSTAT, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno, aplicaram-se os modelos de regressão logística para identificar as fontes de informação e de conhecimento, na inovação organizacional das empresas. Os resultados obtidos mostram que as fontes de informação e de conhecimento têm um impacto positivo na inovação organizacional, nas empresas portuguesas, durante o período de 2006 a 2008. Constata-se que as fontes internas; os consultores, laboratórios ou instituições privadas de investigação e desenvolvimento; as universidades ou outras instituições de ensino superior; e as revistas científicas e publicações técnicas/profissionais/comerciais, influenciam a inovação organizacional. Os resultados também evidenciam que, na inovação organizacional, as fontes de informação e de conhecimento variam ligeiramente de acordo com o setor de atividade, concretamente os clientes ou consumidores, influenciam superiormente a inovação organizacional nos serviços.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumSimão, Maria de Lurdes Barroso2015-02-12T17:45:26Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:34.712510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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