A escrita na escola: uma visão integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José António Brandão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/28371
Resumo: Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em que a escola e os sujeitos se inserem. Mobilizando referenciais teóricos de natureza diversa e procurando compatibilizar diferentes perspetivas, procede-se à descrição de cada um desses planos e à análise dos aspetos que, no âmbito de cada um deles, devem ser relevados na ação pedagógica. Em termos de conclusão, referem-se alguns requisitos para que a abordagem da escrita aqui proposta possa ser implementada, nomeadamente os referentes à formação dos professores (de língua e das outras áreas disciplinares), tendo em vista a tomada de consciência do estatuto e do papel que a escrita tem no contexto escolar, e os respeitantes à organização do trabalho nas escolas, de modo a facilitar a articulação do trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas.
id RCAP_e26302522e4fea65b7991ae0ad4212af
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita na escola: uma visão integradoraEscritaEnsino da escritaEscolaNeste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em que a escola e os sujeitos se inserem. Mobilizando referenciais teóricos de natureza diversa e procurando compatibilizar diferentes perspetivas, procede-se à descrição de cada um desses planos e à análise dos aspetos que, no âmbito de cada um deles, devem ser relevados na ação pedagógica. Em termos de conclusão, referem-se alguns requisitos para que a abordagem da escrita aqui proposta possa ser implementada, nomeadamente os referentes à formação dos professores (de língua e das outras áreas disciplinares), tendo em vista a tomada de consciência do estatuto e do papel que a escrita tem no contexto escolar, e os respeitantes à organização do trabalho nas escolas, de modo a facilitar a articulação do trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas.Universidade do MinhoCarvalho, José António Brandão2014-03-172014-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/28371por1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:01.015468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita na escola: uma visão integradora
title A escrita na escola: uma visão integradora
spellingShingle A escrita na escola: uma visão integradora
Carvalho, José António Brandão
Escrita
Ensino da escrita
Escola
title_short A escrita na escola: uma visão integradora
title_full A escrita na escola: uma visão integradora
title_fullStr A escrita na escola: uma visão integradora
title_full_unstemmed A escrita na escola: uma visão integradora
title_sort A escrita na escola: uma visão integradora
author Carvalho, José António Brandão
author_facet Carvalho, José António Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ensino da escrita
Escola
topic Escrita
Ensino da escrita
Escola
description Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em que a escola e os sujeitos se inserem. Mobilizando referenciais teóricos de natureza diversa e procurando compatibilizar diferentes perspetivas, procede-se à descrição de cada um desses planos e à análise dos aspetos que, no âmbito de cada um deles, devem ser relevados na ação pedagógica. Em termos de conclusão, referem-se alguns requisitos para que a abordagem da escrita aqui proposta possa ser implementada, nomeadamente os referentes à formação dos professores (de língua e das outras áreas disciplinares), tendo em vista a tomada de consciência do estatuto e do papel que a escrita tem no contexto escolar, e os respeitantes à organização do trabalho nas escolas, de modo a facilitar a articulação do trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-17
2014-03-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/28371
url https://hdl.handle.net/1822/28371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132394358308864