As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Nuno José da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1427
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Comunicação Estratégica.
id RCAP_e27477791c209b35b51ae8018ed464f1
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/1427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008Novas tecnologiasInternetRedes sociaisBarack ObamaHillary ClintonNew techonologiesSocial webDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Comunicação Estratégica.A temática central desta dissertação é a utilização das novas tecnologias no âmbito de uma campanha eleitoral. O desenvolvimento desta investigação teve como análise as eleições primárias dos Estados Unidos de 2008. Os objectos de estudo foram as campanhas digitais dos dois candidatos mais importantes do Partido Democrata, Barack Obama e Hillary Clinton, que se debateram entre Janeiro e Junho de 2008 pela nomeação às eleições presidenciais de 2008. A sociedade está desde o final do século XX a passar por um momento de ruptura com o anterior paradigma da comunicação, assente na sociedade de massas, para um novo, sustentado pela individualização dos fenómenos comunicativos. A introdução dos novos media no quotidiano dos indivíduos está a provocar alterações em todas as relações sociais. A forma como o poder político comunica com os cidadãos, também tem vindo sofrer modificações profundas nas últimas décadas. O “eu” digital substituiu o “nós” analógico, conforme se reconhece na revisão bibliográfica efectuada nesta dissertação. E depois de verificarmos os principais conceitos que interagem na linguagem da comunicação e do marketing político, foram analisadas as inovações tecnológicas introduzidas nas últimas eleições ocorridas nos Estados Unidos da América pelos estrategas políticos. Num mundo cada vez mais globalizado, estas foram as eleições primárias mais mediáticas de sempre, que terão influência em todo o mundo. Nesta dissertação não se pretende fazer uma análise profunda aos conteúdos que os candidatos apresentaram no âmbito das novas tecnologias no decorrer da campanha para as eleições primárias. O objectivo é mais modesto, pretendendo somente uma abordagem genérica às estratégias comunicativas dos candidatos, ao utilizarem as novas tecnologias, especialmente a Internet, para divulgarem as suas propostas políticas ao eleitorado. O estudo demonstrou que os dois candidatos não divergiram muito no formato apresentado aos eleitores, mas a convicção e o planeamento foram essenciais para os resultados obtidos por Barack Obama e Hillary Clinton. The central theme of this thesis is the use of new technologies in the context of an election campaign. The development of this research is about the review of the primary season of the 2008 US Presidential Elections. The objects of this study are the digital campaigns of the two major candidates of the Democratic Party, Barack Obama and Hillary Clinton. They fought for the nomination between January and June of 2008. Society is going through a moment of rupture with the previous paradigm of communication, based on the mass of society for a new one, sustained by the individualisation of communication. The introduction of the new media in everyday life of individuals is causing changes in all social relations. The way that political structure communicate with citizens, has also been profound changed in recent decades. The digital "I" replaced the "we" analogue, as assume in the literature review of this dissertation. We substantiate the main concepts that interact in the language of communication and political marketing, and analyzed the latest technological innovations introduced in the U.S. by political strategists in the last elections. In an increasingly globalized world, these were the primary elections with more media and will influence the world. This dissertation is not intended to make a deep analysis of content that the candidates presented in the context of new technologies during the primary season. The aim is more modest, claiming only a generic approach to the communicative strategies of the candidates in the use of new technologies, especially the Internet, to disseminate its policy proposals to the electorate. The study showed that the two candidates do not differ much in the plan presented to voters, but the self-reliance and research were essential to the results to Barack Obama and Hillary Clinton.[s.n.]Pinto, Ricardo JorgeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGouveia, Nuno José da Costa2010-05-17T14:36:31Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:21.478097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
title As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
spellingShingle As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
Gouveia, Nuno José da Costa
Novas tecnologias
Internet
Redes sociais
Barack Obama
Hillary Clinton
New techonologies
Social web
title_short As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
title_full As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
title_fullStr As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
title_full_unstemmed As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
title_sort As novas tecnologias nas eleições primárias dos Estados Unidos de 2008
author Gouveia, Nuno José da Costa
author_facet Gouveia, Nuno José da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Ricardo Jorge
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Nuno José da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Internet
Redes sociais
Barack Obama
Hillary Clinton
New techonologies
Social web
topic Novas tecnologias
Internet
Redes sociais
Barack Obama
Hillary Clinton
New techonologies
Social web
description Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Comunicação Estratégica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2010-05-17T14:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/1427
url http://hdl.handle.net/10284/1427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553542053888000