A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725 |
Resumo: | Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoral |
id |
UPM_73e2d939852341ebf54a25ac8a69b46b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24725 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1812469494223175Trevisan, Enrico RosaAzevedo, Wilton Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/02077085620413252016-03-15T19:42:11Z2020-05-28T18:10:44Z2011-12-092020-05-28T18:10:44Z2011-08-29Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoralIn a context of various tools being used for electoral communication, the present work aims to discuss and analyze the characteristics of the Internet as a new media for political and electoral propaganda. To reach this goal, a series of arguments were created a from a social psychology point of view, to understand the human and sociological aspects of the relationship between the target of political messages and the communicators of such messages. For a deeper understanding of the Internet as a media, an analysis of the Internet was carried out giving due attention to its essential characteristics to show that the virtual environment is effectively a new media capable of carrying political messages. In order to understand the use of communication tools for electoral purposes, a literature search was carried out to discriminate different forms of political communication in Brazilian history. Finally, the Barack Obama campaign was used as case study to analyze and understand the Internet as an election tool. From this, it was possible to identify, the real innovation brought by this media to the electoral communication cultureapplication/pdfTREVISAN, Enrico Rosa. A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725porUniversidade Presbiteriana Mackenziecomunicação eleitoralinternetBarack Obamaelectoral communicationinternetBarack ObamaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4050/Enrico%20Rosa%20Trevisan.pdf.jpgA internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obamainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGiora, Regina Célia Faria Amarohttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762Almeida, Fernando José dehttp://lattes.cnpq.br/0130775836783181BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALEnrico Rosa Trevisan.pdfEnrico Rosa Trevisan.pdfapplication/pdf608795https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a3a325b0-78b6-4e04-86aa-f35d6c2ce5a8/downloadf25f598903a9c6a48d8ebde76670a72dMD51TEXTEnrico Rosa Trevisan.pdf.txtEnrico Rosa Trevisan.pdf.txtExtracted texttext/plain156162https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f363a44b-68c5-40f8-858f-52a2d6b6da76/downloadfe4d50821ece952d014b55ddb745cda9MD52THUMBNAILEnrico Rosa Trevisan.pdf.jpgEnrico Rosa Trevisan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b427a93-f603-45ed-9b63-61cbdea9dbf4/download8a08c2fe5831d8628a5378d0d3e21e43MD5310899/247252022-03-14 15:50:46.847oai:dspace.mackenzie.br:10899/24725https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:50:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama |
title |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama |
spellingShingle |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama Trevisan, Enrico Rosa comunicação eleitoral internet Barack Obama electoral communication internet Barack Obama CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama |
title_full |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama |
title_fullStr |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama |
title_full_unstemmed |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama |
title_sort |
A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama |
author |
Trevisan, Enrico Rosa |
author_facet |
Trevisan, Enrico Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1812469494223175 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Enrico Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Wilton Luiz de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0207708562041325 |
contributor_str_mv |
Azevedo, Wilton Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação eleitoral internet Barack Obama |
topic |
comunicação eleitoral internet Barack Obama electoral communication internet Barack Obama CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
electoral communication internet Barack Obama |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoral |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-09 2020-05-28T18:10:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:11Z 2020-05-28T18:10:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TREVISAN, Enrico Rosa. A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725 |
identifier_str_mv |
TREVISAN, Enrico Rosa. A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a3a325b0-78b6-4e04-86aa-f35d6c2ce5a8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f363a44b-68c5-40f8-858f-52a2d6b6da76/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b427a93-f603-45ed-9b63-61cbdea9dbf4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f25f598903a9c6a48d8ebde76670a72d fe4d50821ece952d014b55ddb745cda9 8a08c2fe5831d8628a5378d0d3e21e43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820029024600064 |