A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Enrico Rosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725
Resumo: Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoral
id UPM_73e2d939852341ebf54a25ac8a69b46b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24725
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/1812469494223175Trevisan, Enrico RosaAzevedo, Wilton Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/02077085620413252016-03-15T19:42:11Z2020-05-28T18:10:44Z2011-12-092020-05-28T18:10:44Z2011-08-29Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoralIn a context of various tools being used for electoral communication, the present work aims to discuss and analyze the characteristics of the Internet as a new media for political and electoral propaganda. To reach this goal, a series of arguments were created a from a social psychology point of view, to understand the human and sociological aspects of the relationship between the target of political messages and the communicators of such messages. For a deeper understanding of the Internet as a media, an analysis of the Internet was carried out giving due attention to its essential characteristics to show that the virtual environment is effectively a new media capable of carrying political messages. In order to understand the use of communication tools for electoral purposes, a literature search was carried out to discriminate different forms of political communication in Brazilian history. Finally, the Barack Obama campaign was used as case study to analyze and understand the Internet as an election tool. From this, it was possible to identify, the real innovation brought by this media to the electoral communication cultureapplication/pdfTREVISAN, Enrico Rosa. A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725porUniversidade Presbiteriana Mackenziecomunicação eleitoralinternetBarack Obamaelectoral communicationinternetBarack ObamaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4050/Enrico%20Rosa%20Trevisan.pdf.jpgA internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obamainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGiora, Regina Célia Faria Amarohttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762Almeida, Fernando José dehttp://lattes.cnpq.br/0130775836783181BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALEnrico Rosa Trevisan.pdfEnrico Rosa Trevisan.pdfapplication/pdf608795https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a3a325b0-78b6-4e04-86aa-f35d6c2ce5a8/downloadf25f598903a9c6a48d8ebde76670a72dMD51TEXTEnrico Rosa Trevisan.pdf.txtEnrico Rosa Trevisan.pdf.txtExtracted texttext/plain156162https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f363a44b-68c5-40f8-858f-52a2d6b6da76/downloadfe4d50821ece952d014b55ddb745cda9MD52THUMBNAILEnrico Rosa Trevisan.pdf.jpgEnrico Rosa Trevisan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b427a93-f603-45ed-9b63-61cbdea9dbf4/download8a08c2fe5831d8628a5378d0d3e21e43MD5310899/247252022-03-14 15:50:46.847oai:dspace.mackenzie.br:10899/24725https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:50:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
title A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
spellingShingle A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
Trevisan, Enrico Rosa
comunicação eleitoral
internet
Barack Obama
electoral communication
internet
Barack Obama
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
title_full A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
title_fullStr A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
title_full_unstemmed A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
title_sort A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama
author Trevisan, Enrico Rosa
author_facet Trevisan, Enrico Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1812469494223175
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Enrico Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Wilton Luiz de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0207708562041325
contributor_str_mv Azevedo, Wilton Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação eleitoral
internet
Barack Obama
topic comunicação eleitoral
internet
Barack Obama
electoral communication
internet
Barack Obama
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv electoral communication
internet
Barack Obama
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoral
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-09
2020-05-28T18:10:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:11Z
2020-05-28T18:10:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TREVISAN, Enrico Rosa. A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725
identifier_str_mv TREVISAN, Enrico Rosa. A internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack Obama. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a3a325b0-78b6-4e04-86aa-f35d6c2ce5a8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f363a44b-68c5-40f8-858f-52a2d6b6da76/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b427a93-f603-45ed-9b63-61cbdea9dbf4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f25f598903a9c6a48d8ebde76670a72d
fe4d50821ece952d014b55ddb745cda9
8a08c2fe5831d8628a5378d0d3e21e43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820029024600064