Modificação da abordagem à leitura : uma experiência de caso único

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roda, Alírio Manuel Bruno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6892
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
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spelling Modificação da abordagem à leitura : uma experiência de caso únicoQualidade da aprendizagemAprendizagem da leituraPsicologia educacionalTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012Este estudo, uma experiência de caso único na área das abordagens à aprendizagem, documenta a influência de uma intervenção na abordagem à leitura de uma aluna do ensino secundário, procurando modificá-la para uma abordagem à leitura de “profundidade e organização” de modo a melhorar a sua qualidade de aprendizagem. O instrumento de intervenção utilizado foi o módulo “Abordagens à Leitura” (capítulo VIII) do “Programa de Apoio à Aprendizagem - Melhorar o Sucesso e a Qualidade da Aprendizagem” (Duarte, no prelo), que compreende actividades de reflexão metacognitiva, de modelagem de diferentes abordagens à leitura e desenvolvimento da auto-regulação. A avaliação dos resultados das abordagens à leitura foi efectuada por questionário e entrevista, a avaliação dos resultados da qualidade da aprendizagem foi realizada por aplicação da taxonomia SOLO (Biggs e Collis, 1982) e a última etapa do estudo, foi concluída com uma entrevista sobre a percepção da experiência de intervenção. Os resultados obtidos não são conclusivos, verificando-se um desempenho na condição pós-intervenção similar ao desempenho na linha de base, no entanto, o desempenho superior no follow-up sugere que este tipo de intervenção poderá promover a utilização de uma abordagem de profundidade e de organização à leitura, assim como aumentar a qualidade da aprendizagem. Este estudo foi realizado para uma dissertação do Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e da Orientação, na área das Abordagens à Aprendizagem,This study, a single case experience in the area of approaches to learning, documents the influence of an intervention on the approach to reading of a secondary student, trying to modify it in a “deep and organized” approach to reading, in order to improve the quality of her learning. The intervention followed according to the module “Abordagens à Leitura” (chapter VIII) from the “Programa de Apoio à Aprendizagem - Melhorar o Sucesso e a Qualidade da Aprendizagem”, (Duarte, no prelo), that applies metacognitive awareness, modeling of different approaches to reading and the development of its self-regulation. Assessment of approaches to reading was conducted by questionnaire and interview, and the learning quality with the use of the SOLO taxonomy (Biggs e Collis, 1982). A final interview was conducted about the student´s perception on the experience. The results are inconclusive: equal performances in the conditions pre-intervention and post-intervention, although, the improved result of the follow-up suggests that this type of intervention can promote the use of deeper and organized approach to reading and increase the quality of learning. This intervention was made within an integrated master’s thesis in educational psychology, in the area of Approaches to Learning.Duarte, António Manuel, 1961-Repositório da Universidade de LisboaRoda, Alírio Manuel Bruno2012-09-14T11:52:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:51.034951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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