Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Liliana Raquel Cunha da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18128
Resumo: No atual contexto sociocultural verificamos alterações significativas nos paradigmas de educação e de formação, onde a emergência da globalização e da sociedade de conhecimento exige outras respostas por parte de toda a comunidade educativa. Neste sentido, consideramos que a formação oferecida por grande parte das instituições formativas não permite a preparação dos jovens nos diferentes âmbitos da sua vida, tanto do ponto de vista pessoal e socila, como do ponto de vista vocacional. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo dos jovens, com vista ao seu crescimento integral. Têm, assim, sido desenvolvidas formações de desenvolvimento pessoal, na quais os jovens são encarados como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. O presente estudo pretende avaliar a eficácia da formação de desenvolvimento pessoal “Zoom Talentos” para o desenvolvimento positivo dos jovens, verificando o seu impacto ao nivel da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação, bem como o impacto causado nos professores participantes, quer ao nivel pessoal, quer ao nível profissional. Outro objetivo diz respeito à análise da avaliação qualitativa efetuada pelos jovens que participaram na formação. A formação foi realizada com jovens do 10º ano de escolaridade, em cinco escolas diferentes (N=92). Os resultados demonstraram um aumento nos indices da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação. Relativamente à avaliação qualitativa realizada pelos jovens acerca da formação, podemos verificar uma avaliação positiva, uma vez que que estes mostraram ter realizado aprendizagens importantes com o mesmo.
id RCAP_e28b2b96dfd7411523761c056c282970
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18128
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiploFormaçãoDesenvolvimento pessoalPromoção de competênciasContexto escolarSucesso escolarTrainingPersonal developmentPromotion of skillsSchool environmentSchool successDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo atual contexto sociocultural verificamos alterações significativas nos paradigmas de educação e de formação, onde a emergência da globalização e da sociedade de conhecimento exige outras respostas por parte de toda a comunidade educativa. Neste sentido, consideramos que a formação oferecida por grande parte das instituições formativas não permite a preparação dos jovens nos diferentes âmbitos da sua vida, tanto do ponto de vista pessoal e socila, como do ponto de vista vocacional. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo dos jovens, com vista ao seu crescimento integral. Têm, assim, sido desenvolvidas formações de desenvolvimento pessoal, na quais os jovens são encarados como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. O presente estudo pretende avaliar a eficácia da formação de desenvolvimento pessoal “Zoom Talentos” para o desenvolvimento positivo dos jovens, verificando o seu impacto ao nivel da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação, bem como o impacto causado nos professores participantes, quer ao nivel pessoal, quer ao nível profissional. Outro objetivo diz respeito à análise da avaliação qualitativa efetuada pelos jovens que participaram na formação. A formação foi realizada com jovens do 10º ano de escolaridade, em cinco escolas diferentes (N=92). Os resultados demonstraram um aumento nos indices da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação. Relativamente à avaliação qualitativa realizada pelos jovens acerca da formação, podemos verificar uma avaliação positiva, uma vez que que estes mostraram ter realizado aprendizagens importantes com o mesmo.In the current socio-cultural context we find significant changes in the paradigms of education and training where the emergence of globalization and the knowledge society requires other responses by the whole school community. We consider that the training offered by most institutions of learning does not allow the preparation of young people in different aspects of your life, both personal point of view and social, as the vocational point of view. In recent years, there has been an increasing research on the topic of positive youth development, with a view to their full potential. Consequently, personal development training has been developed, in which young people are seen as having potential that can be developed and enhanced. This study aims to evaluate the effectiveness of training for personal development "Zoom Talent" for the positive development of young people, checking their impact at the level of personal fulfillment, proactive attitude, self- esteem, interpersonal relationships and motivation, as well as the impact on teachers, both at the personal and professional level. Another purpose concerns the qualitative evaluation of the analysis carried out by young people who attended the training. The training was carried out with young people from 10th grade, in five different schools (N = 92). The results showed an increase in the indices of personal fulfillment, proactive attitude, self-esteem, interpersonal relationships and motivation. For the qualitative assessment carried out by young people about the training, we can see a positive evaluation, since they were shown to have made significant learning.Alves,José MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Liliana Raquel Cunha da2016-02-27T01:30:14Z2015-04-2720152015-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18128TID:201491192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:35:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:09.754258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
title Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
spellingShingle Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
Costa, Liliana Raquel Cunha da
Formação
Desenvolvimento pessoal
Promoção de competências
Contexto escolar
Sucesso escolar
Training
Personal development
Promotion of skills
School environment
School success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
title_full Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
title_fullStr Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
title_full_unstemmed Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
title_sort Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
author Costa, Liliana Raquel Cunha da
author_facet Costa, Liliana Raquel Cunha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves,José Matias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Liliana Raquel Cunha da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Desenvolvimento pessoal
Promoção de competências
Contexto escolar
Sucesso escolar
Training
Personal development
Promotion of skills
School environment
School success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação
Desenvolvimento pessoal
Promoção de competências
Contexto escolar
Sucesso escolar
Training
Personal development
Promotion of skills
School environment
School success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No atual contexto sociocultural verificamos alterações significativas nos paradigmas de educação e de formação, onde a emergência da globalização e da sociedade de conhecimento exige outras respostas por parte de toda a comunidade educativa. Neste sentido, consideramos que a formação oferecida por grande parte das instituições formativas não permite a preparação dos jovens nos diferentes âmbitos da sua vida, tanto do ponto de vista pessoal e socila, como do ponto de vista vocacional. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo dos jovens, com vista ao seu crescimento integral. Têm, assim, sido desenvolvidas formações de desenvolvimento pessoal, na quais os jovens são encarados como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. O presente estudo pretende avaliar a eficácia da formação de desenvolvimento pessoal “Zoom Talentos” para o desenvolvimento positivo dos jovens, verificando o seu impacto ao nivel da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação, bem como o impacto causado nos professores participantes, quer ao nivel pessoal, quer ao nível profissional. Outro objetivo diz respeito à análise da avaliação qualitativa efetuada pelos jovens que participaram na formação. A formação foi realizada com jovens do 10º ano de escolaridade, em cinco escolas diferentes (N=92). Os resultados demonstraram um aumento nos indices da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação. Relativamente à avaliação qualitativa realizada pelos jovens acerca da formação, podemos verificar uma avaliação positiva, uma vez que que estes mostraram ter realizado aprendizagens importantes com o mesmo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
2015
2015-04-27T00:00:00Z
2016-02-27T01:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18128
TID:201491192
url http://hdl.handle.net/10400.14/18128
identifier_str_mv TID:201491192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131831356882944