O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67697 |
Resumo: | [Excerto] Introdução: A tomada de consciência de que o papel do treinador deverá ir para além do ensino do desporto propriamente dito é cada vez mais consensual na literatura que se dedica à formação destes profissionais. A principal razão para este consenso sustenta-se no facto do treinador poder influenciar positivamente os atletas para além dos benefícios que a sua prática, por si só, poderá aportar, por exemplo, para a saúde e para a integração social. Acrescenta-se que maiores benefícios tendem a ocorrer quando a participação desportiva é mais consistente e perdura no tempo (Telama, 2009). Especificamente, o desporto representa um microssistema que, de forma apropriadamente estruturada, pode desencadear experiências positivas e levar à aquisição de competências de vida (Camiré & Santos, 2019). A possível influência do desporto sobre a aprendizagem de competências de vida tem vindo a merecer a atenção crescente dos investigadores e profissionais interessados na temática da iniciação e formação desportiva de crianças e jovens (Gould & Carson, 2008). As competências de vida, tomadas literalmente como as ferramentas que apetrecham os indivíduos para enfrentarem e fazerem face às contingências de vida, são adquiridas numa primeira instância através dos pais (família) e depois alargam-se à escola e aos contactos interpares que adquirem cada vez maior importância à medida que a idade vai avançando. […] |
id |
RCAP_e28f31e3f148ec2582c308b09d9a67d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67697 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vidaCompetências vidaTreinadorTreino desportivoCiências Sociais::Psicologia[Excerto] Introdução: A tomada de consciência de que o papel do treinador deverá ir para além do ensino do desporto propriamente dito é cada vez mais consensual na literatura que se dedica à formação destes profissionais. A principal razão para este consenso sustenta-se no facto do treinador poder influenciar positivamente os atletas para além dos benefícios que a sua prática, por si só, poderá aportar, por exemplo, para a saúde e para a integração social. Acrescenta-se que maiores benefícios tendem a ocorrer quando a participação desportiva é mais consistente e perdura no tempo (Telama, 2009). Especificamente, o desporto representa um microssistema que, de forma apropriadamente estruturada, pode desencadear experiências positivas e levar à aquisição de competências de vida (Camiré & Santos, 2019). A possível influência do desporto sobre a aprendizagem de competências de vida tem vindo a merecer a atenção crescente dos investigadores e profissionais interessados na temática da iniciação e formação desportiva de crianças e jovens (Gould & Carson, 2008). As competências de vida, tomadas literalmente como as ferramentas que apetrecham os indivíduos para enfrentarem e fazerem face às contingências de vida, são adquiridas numa primeira instância através dos pais (família) e depois alargam-se à escola e aos contactos interpares que adquirem cada vez maior importância à medida que a idade vai avançando. […]Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)Rodrigues, José FernandesUniversidade do MinhoGomes, A. RuiResende, Rui2020-112020-11-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67697porResende, R., & Gomes, A. R. (2020). O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida. In J. F. Rodrigues (Ed.), Desporto, inovação e formação de treinadores (pp. 53-68). Centro de Investigação em Qualidade de Vida.978-972-95259-7-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:28:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:28:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida |
title |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida |
spellingShingle |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida Gomes, A. Rui Competências vida Treinador Treino desportivo Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida |
title_full |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida |
title_fullStr |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida |
title_full_unstemmed |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida |
title_sort |
O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida |
author |
Gomes, A. Rui |
author_facet |
Gomes, A. Rui Resende, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Rui |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, José Fernandes Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, A. Rui Resende, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências vida Treinador Treino desportivo Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Competências vida Treinador Treino desportivo Ciências Sociais::Psicologia |
description |
[Excerto] Introdução: A tomada de consciência de que o papel do treinador deverá ir para além do ensino do desporto propriamente dito é cada vez mais consensual na literatura que se dedica à formação destes profissionais. A principal razão para este consenso sustenta-se no facto do treinador poder influenciar positivamente os atletas para além dos benefícios que a sua prática, por si só, poderá aportar, por exemplo, para a saúde e para a integração social. Acrescenta-se que maiores benefícios tendem a ocorrer quando a participação desportiva é mais consistente e perdura no tempo (Telama, 2009). Especificamente, o desporto representa um microssistema que, de forma apropriadamente estruturada, pode desencadear experiências positivas e levar à aquisição de competências de vida (Camiré & Santos, 2019). A possível influência do desporto sobre a aprendizagem de competências de vida tem vindo a merecer a atenção crescente dos investigadores e profissionais interessados na temática da iniciação e formação desportiva de crianças e jovens (Gould & Carson, 2008). As competências de vida, tomadas literalmente como as ferramentas que apetrecham os indivíduos para enfrentarem e fazerem face às contingências de vida, são adquiridas numa primeira instância através dos pais (família) e depois alargam-se à escola e aos contactos interpares que adquirem cada vez maior importância à medida que a idade vai avançando. […] |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2020-11-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/67697 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/67697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Resende, R., & Gomes, A. R. (2020). O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida. In J. F. Rodrigues (Ed.), Desporto, inovação e formação de treinadores (pp. 53-68). Centro de Investigação em Qualidade de Vida. 978-972-95259-7-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545329167302656 |