O papel do treinador de desporto no desenvolvimento de competências de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, A. Rui
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Resende, Rui
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67697
Resumo: [Excerto] Introdução: A tomada de consciência de que o papel do treinador deverá ir para além do ensino do desporto propriamente dito é cada vez mais consensual na literatura que se dedica à formação destes profissionais. A principal razão para este consenso sustenta-se no facto do treinador poder influenciar positivamente os atletas para além dos benefícios que a sua prática, por si só, poderá aportar, por exemplo, para a saúde e para a integração social. Acrescenta-se que maiores benefícios tendem a ocorrer quando a participação desportiva é mais consistente e perdura no tempo (Telama, 2009). Especificamente, o desporto representa um microssistema que, de forma apropriadamente estruturada, pode desencadear experiências positivas e levar à aquisição de competências de vida (Camiré & Santos, 2019). A possível influência do desporto sobre a aprendizagem de competências de vida tem vindo a merecer a atenção crescente dos investigadores e profissionais interessados na temática da iniciação e formação desportiva de crianças e jovens (Gould & Carson, 2008). As competências de vida, tomadas literalmente como as ferramentas que apetrecham os indivíduos para enfrentarem e fazerem face às contingências de vida, são adquiridas numa primeira instância através dos pais (família) e depois alargam-se à escola e aos contactos interpares que adquirem cada vez maior importância à medida que a idade vai avançando. […]
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