Do acolhimento à autonomização: competências de vida de jovens institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Catarina Neves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7540
Resumo: O presente estudo foi realizado com o objetivo de compreender quais as competências de vida dos jovens institucionalizados, em situação de pré-autonomia e com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos. A amostra foi recolhida em Lares de Infância e Juventude do Porto. Tendo em conta a escassez de estudos sobre as competências de vida de jovens institucionalizados, esta dissertação incidiu-se na vertente da autonomização e na realização de programas de autonomia de vida pelas instituições. Os objetivos do presente estudo centraram-se na análise de diferenças significativas nas competências de vida entre rapazes e raparigas, em perceber quais os medos experienciados pelos jovens em relação ao seu futuro e quais as lacunas existentes nestes programas de autonomia de vida realizados pelas instituições. Após a aplicação da Escala de Competências de Vida (Gonçalves et al., 2016) aos participantes, realizou-se uma primeira caracterização da população relativamente às subescalas que compõem a escala. Verificou-se que, de forma geral, não existiam diferenças significativas relativamente ao género, idade, idade da primeira institucionalização, frequência escolar e situação profissional, nas subescalas referidas.
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