Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchese, Yuri Martins de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18343
Resumo: O presente trabalho busca compreender a performance de Egberto Gismonti ao violão de seis cordas através de um estudo que abarca suas técnicas instrumentais empregadas na sua composição para violão e em sua performance para apoio à interpretação de suas obras de concerto “Variations pour Guitare” e “Central Guitar”. Para isso, procuramos alcançar maior proximidade entre performer (o autor deste trabalho) e compositor a partir da realização de uma série de análises das gravações de Gismonti entre 1969 e 1973, da criação de uma versão para violão solo da peça “Salvador”, bem como uma análise técnico/interpretativa das obras de concertos mencionadas, possibilitando assim a aplicação de elementos publicados em gravações e outros somente publicados em partitura.
id RCAP_e2b0a9033527c0f2f19f5ee8427bf32a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18343
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativosMúsicaInterpretação musicalGuitarra - Técnicas instrumentaisO presente trabalho busca compreender a performance de Egberto Gismonti ao violão de seis cordas através de um estudo que abarca suas técnicas instrumentais empregadas na sua composição para violão e em sua performance para apoio à interpretação de suas obras de concerto “Variations pour Guitare” e “Central Guitar”. Para isso, procuramos alcançar maior proximidade entre performer (o autor deste trabalho) e compositor a partir da realização de uma série de análises das gravações de Gismonti entre 1969 e 1973, da criação de uma versão para violão solo da peça “Salvador”, bem como uma análise técnico/interpretativa das obras de concertos mencionadas, possibilitando assim a aplicação de elementos publicados em gravações e outros somente publicados em partitura.The present work seeks to understand the six-string guitar performance by Egberto Gismonti through a study that encompass the instrumental techniques employed in his compositions as well as in his performance so as to enable the interpretation of his concert works Variations pour Guitare and Central Guitar. In order to do so, we strive to achieve greater proximity between the performer (the author of this paper) and the composer through a series of analysis of recordings performed by Gismonti between 1969 and 1973, through the performance of a guitar solo version of the piece "Salvador and through a technical interpretative analysis of the above mentioned works, thus enabling the application of elements released in the form of recordings and of those released only in the form of a musical score.Universidade de Aveiro2017-09-15T09:24:23Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18343TID:201597365porMarchese, Yuri Martins de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:45Zoai:ria.ua.pt:10773/18343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:04.318607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
title Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
spellingShingle Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
Marchese, Yuri Martins de Castro
Música
Interpretação musical
Guitarra - Técnicas instrumentais
title_short Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
title_full Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
title_fullStr Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
title_full_unstemmed Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
title_sort Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
author Marchese, Yuri Martins de Castro
author_facet Marchese, Yuri Martins de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchese, Yuri Martins de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Interpretação musical
Guitarra - Técnicas instrumentais
topic Música
Interpretação musical
Guitarra - Técnicas instrumentais
description O presente trabalho busca compreender a performance de Egberto Gismonti ao violão de seis cordas através de um estudo que abarca suas técnicas instrumentais empregadas na sua composição para violão e em sua performance para apoio à interpretação de suas obras de concerto “Variations pour Guitare” e “Central Guitar”. Para isso, procuramos alcançar maior proximidade entre performer (o autor deste trabalho) e compositor a partir da realização de uma série de análises das gravações de Gismonti entre 1969 e 1973, da criação de uma versão para violão solo da peça “Salvador”, bem como uma análise técnico/interpretativa das obras de concertos mencionadas, possibilitando assim a aplicação de elementos publicados em gravações e outros somente publicados em partitura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-09-15T09:24:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18343
TID:201597365
url http://hdl.handle.net/10773/18343
identifier_str_mv TID:201597365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137581673218048