Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18343 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender a performance de Egberto Gismonti ao violão de seis cordas através de um estudo que abarca suas técnicas instrumentais empregadas na sua composição para violão e em sua performance para apoio à interpretação de suas obras de concerto “Variations pour Guitare” e “Central Guitar”. Para isso, procuramos alcançar maior proximidade entre performer (o autor deste trabalho) e compositor a partir da realização de uma série de análises das gravações de Gismonti entre 1969 e 1973, da criação de uma versão para violão solo da peça “Salvador”, bem como uma análise técnico/interpretativa das obras de concertos mencionadas, possibilitando assim a aplicação de elementos publicados em gravações e outros somente publicados em partitura. |
id |
RCAP_e2b0a9033527c0f2f19f5ee8427bf32a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18343 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativosMúsicaInterpretação musicalGuitarra - Técnicas instrumentaisO presente trabalho busca compreender a performance de Egberto Gismonti ao violão de seis cordas através de um estudo que abarca suas técnicas instrumentais empregadas na sua composição para violão e em sua performance para apoio à interpretação de suas obras de concerto “Variations pour Guitare” e “Central Guitar”. Para isso, procuramos alcançar maior proximidade entre performer (o autor deste trabalho) e compositor a partir da realização de uma série de análises das gravações de Gismonti entre 1969 e 1973, da criação de uma versão para violão solo da peça “Salvador”, bem como uma análise técnico/interpretativa das obras de concertos mencionadas, possibilitando assim a aplicação de elementos publicados em gravações e outros somente publicados em partitura.The present work seeks to understand the six-string guitar performance by Egberto Gismonti through a study that encompass the instrumental techniques employed in his compositions as well as in his performance so as to enable the interpretation of his concert works Variations pour Guitare and Central Guitar. In order to do so, we strive to achieve greater proximity between the performer (the author of this paper) and the composer through a series of analysis of recordings performed by Gismonti between 1969 and 1973, through the performance of a guitar solo version of the piece "Salvador and through a technical interpretative analysis of the above mentioned works, thus enabling the application of elements released in the form of recordings and of those released only in the form of a musical score.Universidade de Aveiro2017-09-15T09:24:23Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18343TID:201597365porMarchese, Yuri Martins de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:45Zoai:ria.ua.pt:10773/18343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:04.318607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos |
title |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos |
spellingShingle |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos Marchese, Yuri Martins de Castro Música Interpretação musical Guitarra - Técnicas instrumentais |
title_short |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos |
title_full |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos |
title_fullStr |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos |
title_full_unstemmed |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos |
title_sort |
Egberto Gismonti e sua obra para violão de seis cordas: um estudo sobre aspectos técnicos e interpretativos |
author |
Marchese, Yuri Martins de Castro |
author_facet |
Marchese, Yuri Martins de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchese, Yuri Martins de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Interpretação musical Guitarra - Técnicas instrumentais |
topic |
Música Interpretação musical Guitarra - Técnicas instrumentais |
description |
O presente trabalho busca compreender a performance de Egberto Gismonti ao violão de seis cordas através de um estudo que abarca suas técnicas instrumentais empregadas na sua composição para violão e em sua performance para apoio à interpretação de suas obras de concerto “Variations pour Guitare” e “Central Guitar”. Para isso, procuramos alcançar maior proximidade entre performer (o autor deste trabalho) e compositor a partir da realização de uma série de análises das gravações de Gismonti entre 1969 e 1973, da criação de uma versão para violão solo da peça “Salvador”, bem como uma análise técnico/interpretativa das obras de concertos mencionadas, possibilitando assim a aplicação de elementos publicados em gravações e outros somente publicados em partitura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-09-15T09:24:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18343 TID:201597365 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18343 |
identifier_str_mv |
TID:201597365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137581673218048 |