A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Irene
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7820
Resumo: Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
id RCAP_e2bfca9423fcc8f218bce47c069fa5de
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de LisboaMOOCModelo pedagógico digitalBig dataMachine learningEnsino superiorNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"Este artigo tem como objetivo descrever pressupostos sobre os cursos massivos abertos em linha – MOOCs. As instituições de ensino ou de formação, quer públicas ou privadas, ao implementarem estratégias de desenvolvimento de modelos de cursos recorrendo aos sistemas de informação e comunicação digitais devem possuir conhecimentos e competências sobre esses novos modelos. Desde que em 2011 P. Norvig e S. Thrun lançaram um MOOC sobre inteligência artificial e obtiveram, à escala global, um total de 160.000 alunos inscritos, toda a comunidade, principalmente a educativa, aderiu. A ritmos diferentes disponibilizaram pelo menos um MOOC, de acordo com a política universitária ou então através da criatividade, inovação, competências na organização de saberes digitais dos seus docentes. Nesta perspetiva, os cursos bem conceptualizados e desenvolvidos deram visibilidade e prestígio às instituições, tornando-se numa força de marketing ao captaram alunos oriundos das diversas partes do globo. Se este primeiro plano assenta numa perspetiva pedagógico-didática de comunicação digital, o segundo plano, diz respeito às questões que se prendem com os conceitos de: grandes bases de dados reunidas com as respostas dos docentes - bigdata-, pilotada por algoritmos de inteligência artificial que caracterizam os modos como as pessoas aprendem (machine learning; deep learning). O foco desta reflexão assenta nestas duas perspetivas, principalmente no sentido de em conjunto tentar clarificar os objetivos de cada uma das partes: conjunto massivo pedagógico-didático e conjunto massivo de dados. Assim, também se apresentam três experiências realizadas na Universidade NOVA de Lisboa.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoTomé, Irene2019-01-04T15:44:17Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7820porTomé, Irene - A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 64-712182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp64-71info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:02.479732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
title A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
spellingShingle A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
Tomé, Irene
MOOC
Modelo pedagógico digital
Big data
Machine learning
Ensino superior
title_short A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
title_full A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
title_fullStr A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
title_full_unstemmed A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
title_sort A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
author Tomé, Irene
author_facet Tomé, Irene
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv MOOC
Modelo pedagógico digital
Big data
Machine learning
Ensino superior
topic MOOC
Modelo pedagógico digital
Big data
Machine learning
Ensino superior
description Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-04T15:44:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7820
url http://hdl.handle.net/10400.2/7820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tomé, Irene - A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 64-71
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp64-71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059372933120