Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18815 |
Resumo: | A poesia, concebida como obra de arte abordada esteticamente, constitui uma experiência de excelência para o desenvolvimento da proficiência de uma língua materna e também para a apendizagem de uma língua estrangeira, partindo de uma perspetiva comunicativa. Sem descurar os textos clássicos, o presente trabalho recorre também a formas de poesia mais atuais, como a poesia visual, a poesia do silêncio e a poesia da experiência por se aproximarem mais da realidade dos jovens com quem desenvolvemos este estudo. |
id |
RCAP_e2ca9f2023995e90b2f4863bb7e3c129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesiaPoesiapoesia da experiênciacompetência comunicativalíngua maternalíngua estrangeirapoesia visualpoesia do silêncioPoesíapoesía de la experiencialengua maternalengua extranjerapoesía del silencioPoetrypoetry of experiencecommunicative competencemother tongueforeign languagevisual poetrypoetry of silenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA poesia, concebida como obra de arte abordada esteticamente, constitui uma experiência de excelência para o desenvolvimento da proficiência de uma língua materna e também para a apendizagem de uma língua estrangeira, partindo de uma perspetiva comunicativa. Sem descurar os textos clássicos, o presente trabalho recorre também a formas de poesia mais atuais, como a poesia visual, a poesia do silêncio e a poesia da experiência por se aproximarem mais da realidade dos jovens com quem desenvolvemos este estudo.La poesía, concebida como obra de arte y explorada desde un enfoque estético, constituye un camino provechoso hacia el desarrollo de los niveles de dominio de una lengua, sea materna o extranjera, desde una perspectiva comunicativa. Sin olvidar los textos clásicos, este trabajo recurre también a formas de poesía más actuales, como la poesía visual, la poesía del silencio y la poesía de la experiencia, que pueden acercarse más a la realidad de los jóvenes con quienes desarrollamos este estudio.Poetry, as an art form, upon which we are invited to look at from an aesthetic point of view, form an plentyfull path towards developing the proficiency of a language. From a communicative perspective, both mother tongue and foreign languages will benefit from this approach. The communicative competence can be developed through classical texts but also trough new types of poetry, like visual poetry, poetry of silence and poetry of experience.Coutinho, Maria AntóniaMoriano, Beatriz MorianoRUNLuís, Maria de Fátima Vieira Maia Florindo2017-02-16T01:30:14Z2016-02-1620162016-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18815TID:201066343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:26Zoai:run.unl.pt:10362/18815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:01.261999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia |
title |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia |
spellingShingle |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia Luís, Maria de Fátima Vieira Maia Florindo Poesia poesia da experiência competência comunicativa língua materna língua estrangeira poesia visual poesia do silêncio Poesía poesía de la experiencia lengua materna lengua extranjera poesía del silencio Poetry poetry of experience communicative competence mother tongue foreign language visual poetry poetry of silence Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia |
title_full |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia |
title_fullStr |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia |
title_sort |
Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da poesia |
author |
Luís, Maria de Fátima Vieira Maia Florindo |
author_facet |
Luís, Maria de Fátima Vieira Maia Florindo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Maria Antónia Moriano, Beatriz Moriano RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luís, Maria de Fátima Vieira Maia Florindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia poesia da experiência competência comunicativa língua materna língua estrangeira poesia visual poesia do silêncio Poesía poesía de la experiencia lengua materna lengua extranjera poesía del silencio Poetry poetry of experience communicative competence mother tongue foreign language visual poetry poetry of silence Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Poesia poesia da experiência competência comunicativa língua materna língua estrangeira poesia visual poesia do silêncio Poesía poesía de la experiencia lengua materna lengua extranjera poesía del silencio Poetry poetry of experience communicative competence mother tongue foreign language visual poetry poetry of silence Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A poesia, concebida como obra de arte abordada esteticamente, constitui uma experiência de excelência para o desenvolvimento da proficiência de uma língua materna e também para a apendizagem de uma língua estrangeira, partindo de uma perspetiva comunicativa. Sem descurar os textos clássicos, o presente trabalho recorre também a formas de poesia mais atuais, como a poesia visual, a poesia do silêncio e a poesia da experiência por se aproximarem mais da realidade dos jovens com quem desenvolvemos este estudo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 2016 2016-02-16T00:00:00Z 2017-02-16T01:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18815 TID:201066343 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18815 |
identifier_str_mv |
TID:201066343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137882607190016 |