Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21456 |
Resumo: | As Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo: Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis. |
id |
RCAP_e2cafd8532ae1a6ebdc891ea5bd906f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21456 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantesAcademias do Conhecimento GulbenkianProjeto Pessoas/PESSOASAdolescência -- AdolescenceCompetências socioemocionaisEducação não formalGulbenkian Knowledge AcademiesPeople/PEOPLE projectSocioemotional competencesNon-formal educationAs Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo: Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.The Gulbenkian Knowledge Academies of the Calouste de Gulbenkian Foundation aim to prepare children and young people (0-25 years) for change, to help them develop skills that will allow them to deal with complex problems and expand their opportunities for achievement. As an experimental Academy, the People / PEOPLE Academy took place during the academic year 2018-2019, with eighteen young people from 16 to 18 years old. Considering the target group to whom this project was aimed, the present work aimed to explore the perceived impact on the development of the self and on socioemotional skills. To this end, seventeen individual narrative interviews were conducted with young participants in the project, using a script that referred to three main dimensions: 1. The experience as a whole: Description that is made of the experience, Reports of the experience “as if it were a film ”, How the experience was transformative, 2. The most remarkable moments, and 3. Description of yourself in the past, present and future. Overall the results suggest a positive and transformative impact of the Academy people / PEOPLE on the development of the self and on socioemotional skills. These results show the importance of non-formal educational projects and the active role of young people not only in their personal growth and development process, but in building more equitable and sustainable societies.2021-01-21T16:03:10Z2020-12-22T00:00:00Z2020-12-222020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21456TID:202571998porAntunes, Patrícia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:32:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:30.097574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
title |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
spellingShingle |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes Antunes, Patrícia de Almeida Academias do Conhecimento Gulbenkian Projeto Pessoas/PESSOAS Adolescência -- Adolescence Competências socioemocionais Educação não formal Gulbenkian Knowledge Academies People/PEOPLE project Socioemotional competences Non-formal education |
title_short |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
title_full |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
title_fullStr |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
title_full_unstemmed |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
title_sort |
Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
author |
Antunes, Patrícia de Almeida |
author_facet |
Antunes, Patrícia de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Patrícia de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academias do Conhecimento Gulbenkian Projeto Pessoas/PESSOAS Adolescência -- Adolescence Competências socioemocionais Educação não formal Gulbenkian Knowledge Academies People/PEOPLE project Socioemotional competences Non-formal education |
topic |
Academias do Conhecimento Gulbenkian Projeto Pessoas/PESSOAS Adolescência -- Adolescence Competências socioemocionais Educação não formal Gulbenkian Knowledge Academies People/PEOPLE project Socioemotional competences Non-formal education |
description |
As Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo: Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22T00:00:00Z 2020-12-22 2020-11 2021-01-21T16:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21456 TID:202571998 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21456 |
identifier_str_mv |
TID:202571998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134701961609216 |