Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vera Lúcia Lopes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21949
Resumo: A comunicação é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança (Nunes, 2003). Há perturbações que impedem a criança de comunicar ou dificultam este processo, como é o caso da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Perante um quadro destes, é necessário e torna-se pertinente a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação (SAAC), mais especificamente, um sistema de comunicação por troca de imagens - Picture Exchange Communication System (PECS). Tais sistemas de comunicação tornam-se alternativas fundamentais na promoção de uma comunicação mais efetiva entre indivíduos sem comunicação oral, proporcionando meios funcionais de construção e partilha de ideias e sentimentos com os pares (Nunes, 2003; Tetzchner, 2009). Neste âmbito, o projeto de intervenção descrito tem como principal finalidade compreender a influência da utilização do PECS na comunicação oral de uma criança de quatro anos com PEA. Com base na análise dos resultados, verificamos que houve uma melhoria significativa de competências comunicativas e linguísticas. Assim, com o culminar da implementação desta intervenção, podemos concluir que o uso do PECS potenciou o desenvolvimento de competências comunicativas e aquisição de vocabulário oral, fundamentais a uma interação social mais efetiva e facilitadora para o dia-a-dia da criança intervencionada.
id RCAP_e2d48f3b57ad3e625cef0f61eccdc6da
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismoPicture Exchange Communication SystemComunicaçãoDesenvolvimento da LinguagemPerturbação do Espectro do AutismoA comunicação é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança (Nunes, 2003). Há perturbações que impedem a criança de comunicar ou dificultam este processo, como é o caso da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Perante um quadro destes, é necessário e torna-se pertinente a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação (SAAC), mais especificamente, um sistema de comunicação por troca de imagens - Picture Exchange Communication System (PECS). Tais sistemas de comunicação tornam-se alternativas fundamentais na promoção de uma comunicação mais efetiva entre indivíduos sem comunicação oral, proporcionando meios funcionais de construção e partilha de ideias e sentimentos com os pares (Nunes, 2003; Tetzchner, 2009). Neste âmbito, o projeto de intervenção descrito tem como principal finalidade compreender a influência da utilização do PECS na comunicação oral de uma criança de quatro anos com PEA. Com base na análise dos resultados, verificamos que houve uma melhoria significativa de competências comunicativas e linguísticas. Assim, com o culminar da implementação desta intervenção, podemos concluir que o uso do PECS potenciou o desenvolvimento de competências comunicativas e aquisição de vocabulário oral, fundamentais a uma interação social mais efetiva e facilitadora para o dia-a-dia da criança intervencionada.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Borges, Isabel Cristina Neves, 1970-Repositório ComumAlmeida, Vera Lúcia Lopes de2018-03-09T12:19:30Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21949201858029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:04.005558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
title Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
spellingShingle Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
Almeida, Vera Lúcia Lopes de
Picture Exchange Communication System
Comunicação
Desenvolvimento da Linguagem
Perturbação do Espectro do Autismo
title_short Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
title_full Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
title_fullStr Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
title_full_unstemmed Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
title_sort Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
author Almeida, Vera Lúcia Lopes de
author_facet Almeida, Vera Lúcia Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Borges, Isabel Cristina Neves, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vera Lúcia Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Picture Exchange Communication System
Comunicação
Desenvolvimento da Linguagem
Perturbação do Espectro do Autismo
topic Picture Exchange Communication System
Comunicação
Desenvolvimento da Linguagem
Perturbação do Espectro do Autismo
description A comunicação é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança (Nunes, 2003). Há perturbações que impedem a criança de comunicar ou dificultam este processo, como é o caso da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Perante um quadro destes, é necessário e torna-se pertinente a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação (SAAC), mais especificamente, um sistema de comunicação por troca de imagens - Picture Exchange Communication System (PECS). Tais sistemas de comunicação tornam-se alternativas fundamentais na promoção de uma comunicação mais efetiva entre indivíduos sem comunicação oral, proporcionando meios funcionais de construção e partilha de ideias e sentimentos com os pares (Nunes, 2003; Tetzchner, 2009). Neste âmbito, o projeto de intervenção descrito tem como principal finalidade compreender a influência da utilização do PECS na comunicação oral de uma criança de quatro anos com PEA. Com base na análise dos resultados, verificamos que houve uma melhoria significativa de competências comunicativas e linguísticas. Assim, com o culminar da implementação desta intervenção, podemos concluir que o uso do PECS potenciou o desenvolvimento de competências comunicativas e aquisição de vocabulário oral, fundamentais a uma interação social mais efetiva e facilitadora para o dia-a-dia da criança intervencionada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09T12:19:30Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21949
201858029
url http://hdl.handle.net/10400.26/21949
identifier_str_mv 201858029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130024475885568