Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21949 |
Resumo: | A comunicação é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança (Nunes, 2003). Há perturbações que impedem a criança de comunicar ou dificultam este processo, como é o caso da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Perante um quadro destes, é necessário e torna-se pertinente a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação (SAAC), mais especificamente, um sistema de comunicação por troca de imagens - Picture Exchange Communication System (PECS). Tais sistemas de comunicação tornam-se alternativas fundamentais na promoção de uma comunicação mais efetiva entre indivíduos sem comunicação oral, proporcionando meios funcionais de construção e partilha de ideias e sentimentos com os pares (Nunes, 2003; Tetzchner, 2009). Neste âmbito, o projeto de intervenção descrito tem como principal finalidade compreender a influência da utilização do PECS na comunicação oral de uma criança de quatro anos com PEA. Com base na análise dos resultados, verificamos que houve uma melhoria significativa de competências comunicativas e linguísticas. Assim, com o culminar da implementação desta intervenção, podemos concluir que o uso do PECS potenciou o desenvolvimento de competências comunicativas e aquisição de vocabulário oral, fundamentais a uma interação social mais efetiva e facilitadora para o dia-a-dia da criança intervencionada. |
id |
RCAP_e2d48f3b57ad3e625cef0f61eccdc6da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismoPicture Exchange Communication SystemComunicaçãoDesenvolvimento da LinguagemPerturbação do Espectro do AutismoA comunicação é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança (Nunes, 2003). Há perturbações que impedem a criança de comunicar ou dificultam este processo, como é o caso da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Perante um quadro destes, é necessário e torna-se pertinente a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação (SAAC), mais especificamente, um sistema de comunicação por troca de imagens - Picture Exchange Communication System (PECS). Tais sistemas de comunicação tornam-se alternativas fundamentais na promoção de uma comunicação mais efetiva entre indivíduos sem comunicação oral, proporcionando meios funcionais de construção e partilha de ideias e sentimentos com os pares (Nunes, 2003; Tetzchner, 2009). Neste âmbito, o projeto de intervenção descrito tem como principal finalidade compreender a influência da utilização do PECS na comunicação oral de uma criança de quatro anos com PEA. Com base na análise dos resultados, verificamos que houve uma melhoria significativa de competências comunicativas e linguísticas. Assim, com o culminar da implementação desta intervenção, podemos concluir que o uso do PECS potenciou o desenvolvimento de competências comunicativas e aquisição de vocabulário oral, fundamentais a uma interação social mais efetiva e facilitadora para o dia-a-dia da criança intervencionada.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Borges, Isabel Cristina Neves, 1970-Repositório ComumAlmeida, Vera Lúcia Lopes de2018-03-09T12:19:30Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21949201858029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:04.005558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo |
spellingShingle |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo Almeida, Vera Lúcia Lopes de Picture Exchange Communication System Comunicação Desenvolvimento da Linguagem Perturbação do Espectro do Autismo |
title_short |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_full |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_fullStr |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo |
title_sort |
Influência do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e aquisição da linguagem numa criança com perturbação do espectro do autismo |
author |
Almeida, Vera Lúcia Lopes de |
author_facet |
Almeida, Vera Lúcia Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Borges, Isabel Cristina Neves, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vera Lúcia Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Picture Exchange Communication System Comunicação Desenvolvimento da Linguagem Perturbação do Espectro do Autismo |
topic |
Picture Exchange Communication System Comunicação Desenvolvimento da Linguagem Perturbação do Espectro do Autismo |
description |
A comunicação é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança (Nunes, 2003). Há perturbações que impedem a criança de comunicar ou dificultam este processo, como é o caso da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Perante um quadro destes, é necessário e torna-se pertinente a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação (SAAC), mais especificamente, um sistema de comunicação por troca de imagens - Picture Exchange Communication System (PECS). Tais sistemas de comunicação tornam-se alternativas fundamentais na promoção de uma comunicação mais efetiva entre indivíduos sem comunicação oral, proporcionando meios funcionais de construção e partilha de ideias e sentimentos com os pares (Nunes, 2003; Tetzchner, 2009). Neste âmbito, o projeto de intervenção descrito tem como principal finalidade compreender a influência da utilização do PECS na comunicação oral de uma criança de quatro anos com PEA. Com base na análise dos resultados, verificamos que houve uma melhoria significativa de competências comunicativas e linguísticas. Assim, com o culminar da implementação desta intervenção, podemos concluir que o uso do PECS potenciou o desenvolvimento de competências comunicativas e aquisição de vocabulário oral, fundamentais a uma interação social mais efetiva e facilitadora para o dia-a-dia da criança intervencionada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-09T12:19:30Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21949 201858029 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21949 |
identifier_str_mv |
201858029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024475885568 |