A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hélia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes, Fátima, Henriques, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.28086
Resumo: O presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da investigação publicada na revista em torno do ensino e aprendizagem dos temas matemáticos referidos. Da análise realizada verifica-se que existe um equilíbrio no número de artigos publicados em cada tema e identificam-se tópicos que carecem de maior atenção por parte dos investigadores. Salienta-se, da investigação publicada na Quadrante, a forte incidência de estudos que são sustentados por intervenções em sala de aula, com destaque para o importante papel das tarefas matemáticas na aprendizagem, assim como, em vários estudos, da tecnologia digital, frequente­mente assentes numa perspetiva dialógica de ensino e aprendizagem. No entanto, evidencia-se a necessidade de investigação que melhor especifique a contribuição de tais aspetos para a aprendizagem dos temas em causa e a realização de estudos longitudinais.
id RCAP_b0c7b96d31e0f50102ca32e1f1bdee83
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista QuadranteA investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista QuadranteArtigosO presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da investigação publicada na revista em torno do ensino e aprendizagem dos temas matemáticos referidos. Da análise realizada verifica-se que existe um equilíbrio no número de artigos publicados em cada tema e identificam-se tópicos que carecem de maior atenção por parte dos investigadores. Salienta-se, da investigação publicada na Quadrante, a forte incidência de estudos que são sustentados por intervenções em sala de aula, com destaque para o importante papel das tarefas matemáticas na aprendizagem, assim como, em vários estudos, da tecnologia digital, frequente­mente assentes numa perspetiva dialógica de ensino e aprendizagem. No entanto, evidencia-se a necessidade de investigação que melhor especifique a contribuição de tais aspetos para a aprendizagem dos temas em causa e a realização de estudos longitudinais.This article is a systematic review of research published in Quadrante, from 1992 to 2021, focusing on the teaching and learning of four major topics: numbers, geometry and measurement, algebra, functions and calculus, and probability and statistics. Eighty-five articles were selected, of theoretical or empirical nature, from which we sought to identify and discuss the incidence and main results of the research published in the journal on the teaching and learning of the mentioned mathematical themes. From the analysis carried out, it appears that there is a balance in the number of articles published in each theme and the topics that need more attention from the researchers are identified. The research published in Quadrante highlights the strong incidence of studies that are supported by interventions in the classroom, with emphasis on the important role of mathematical tasks in learning, as well as, in several studies, of digital technology, often informed by a dialogical perspective on teaching and learning. However, there is a need of conducting further research to identify the contribution of such aspects to the learning of mathematical topics and also of developing longitudinal studies.APM - Associação de Professores de Matemática2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.28086por2183-28380872-3915Oliveira, HéliaMendes, FátimaHenriques, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-06T20:45:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:29.967415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
title A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
spellingShingle A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
Oliveira, Hélia
Artigos
title_short A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
title_full A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
title_fullStr A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
title_full_unstemmed A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
title_sort A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
author Oliveira, Hélia
author_facet Oliveira, Hélia
Mendes, Fátima
Henriques, Ana
author_role author
author2 Mendes, Fátima
Henriques, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hélia
Mendes, Fátima
Henriques, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da investigação publicada na revista em torno do ensino e aprendizagem dos temas matemáticos referidos. Da análise realizada verifica-se que existe um equilíbrio no número de artigos publicados em cada tema e identificam-se tópicos que carecem de maior atenção por parte dos investigadores. Salienta-se, da investigação publicada na Quadrante, a forte incidência de estudos que são sustentados por intervenções em sala de aula, com destaque para o importante papel das tarefas matemáticas na aprendizagem, assim como, em vários estudos, da tecnologia digital, frequente­mente assentes numa perspetiva dialógica de ensino e aprendizagem. No entanto, evidencia-se a necessidade de investigação que melhor especifique a contribuição de tais aspetos para a aprendizagem dos temas em causa e a realização de estudos longitudinais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.28086
url https://doi.org/10.48489/quadrante.28086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752367984640