Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Ana Catarina Morais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/385
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a forma como as crian?as e os pais percecionam as rela??es familiares e as for?as nas suas fam?lias. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional. Na recolha de dados foi utilizado o Question?rio de For?as Familiares (Melo & Alarc?o, 2011) para avaliar a perce??o das for?as familiares por parte dos pais e o Family Relations Test ? Children?s Version (Bene & Anthony, 1985) para avaliar a perce??o das rela??es familiares por parte das crian?as. A nossa amostra ? constitu?da por 15 fam?lias de crian?as com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com 30 participantes (15 crian?as e 15 pais). A grande maioria dos pais que participaram na amostra ? do g?nero feminino (93,3%), com idades compreendidas entre os 30 e os 61, tendo, em m?dia, 45,5 anos de idade. Quanto ao g?nero dos filhos, 53,3% s?o do g?nero feminino e 46,7% s?o do g?nero masculino, tendo idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, sendo a m?dia de idades de 11,6 anos. As crian?as apresentam NEE a n?vel de Defici?ncia Mental Ligeira (33,3%), Defici?ncia Mental Moderada (26,7%), Perturba??o de Hiperatividade com D?fice de Aten??o (20%) e Perturba??o do Espectro do Autismo (20%). Os resultados indicam que os pais percecionam as for?as familiares como elevadas, independentemente de como os filhos percecionam as rela??es familiares. Verificou-se que as crian?as atribuem ? rela??o com a m?e mais sentimentos positivos, sendo os sentimentos negativos maioritariamente atribu?dos ? rela??o com o pai, com o(s) irm?o(s) ou com o(s) membro(s) da fam?lia alargada. A investiga??o sobre as rela??es e for?as familiares de fam?lias com crian?as com NEE ? ainda escassa, pelo que mais estudos nesta ?rea s?o necess?rios para uma melhor compreens?o sobre as mesmas, no sentido do refor?o das estrat?gias de interven??o psicol?gica que favore?am o seu bem-estar. / The present study aims to understand the way children and their parents perceive the relations within the family and their strengths. This is a descriptive and correlational study. To collect the data, we used the Family Forces Questionnaire (Melo & Alarc?o, 2011) to evaluate the perception of the family forces by the parents and the Family Relations Test ? Children?s Version (Bene & Anthony, 1985) to evaluate the perception of the family relations by the children. Our sample consists of 15 families of children with Special Needs, with 30 subjects (15 children and 15 parents). The great majority of the parents are females (93,3%), with ages between 30 and 61 years old, being 45,5 the average age. In relation to the gender of the children, 53,3% are females and 46,7% are males, with ages between 8 and 16 years old, being 11,6 the average age. The Special Needs shown by the children are Mild Intellectual Disability (33,3%), Moderate Intellectual Disability (26,7%), Hyperactivity Disorder with Attention Deficit (20%) and Disorders of the Autism Spectrum (20%). The results indicate that the parents perceive high family strengths, independently of how the children view the family relations. The results show that the children attribute more positive feelings to the relationship with their mother, and the negative feeling are mainly attributed to the relations with the father, the sibling(s) or the member(s) of the extended family. Studies about family relations and family strengths of families with children with Special Needs are limited, which makes more investigation in this area necessary to a better comprehension about them, towards the reinforcement of strategies for psychological intervention that favor their well-being.
id RCAP_e2eb33214a171e1a4af8beaf0e0c5920
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiaresRela??es familiares - Family relationsFor?as familiares - Family forcesCrian?as com necessidades educativas especiais - Children with special needsO presente estudo tem como objetivo compreender a forma como as crian?as e os pais percecionam as rela??es familiares e as for?as nas suas fam?lias. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional. Na recolha de dados foi utilizado o Question?rio de For?as Familiares (Melo & Alarc?o, 2011) para avaliar a perce??o das for?as familiares por parte dos pais e o Family Relations Test ? Children?s Version (Bene & Anthony, 1985) para avaliar a perce??o das rela??es familiares por parte das crian?as. A nossa amostra ? constitu?da por 15 fam?lias de crian?as com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com 30 participantes (15 crian?as e 15 pais). A grande maioria dos pais que participaram na amostra ? do g?nero feminino (93,3%), com idades compreendidas entre os 30 e os 61, tendo, em m?dia, 45,5 anos de idade. Quanto ao g?nero dos filhos, 53,3% s?o do g?nero feminino e 46,7% s?o do g?nero masculino, tendo idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, sendo a m?dia de idades de 11,6 anos. As crian?as apresentam NEE a n?vel de Defici?ncia Mental Ligeira (33,3%), Defici?ncia Mental Moderada (26,7%), Perturba??o de Hiperatividade com D?fice de Aten??o (20%) e Perturba??o do Espectro do Autismo (20%). Os resultados indicam que os pais percecionam as for?as familiares como elevadas, independentemente de como os filhos percecionam as rela??es familiares. Verificou-se que as crian?as atribuem ? rela??o com a m?e mais sentimentos positivos, sendo os sentimentos negativos maioritariamente atribu?dos ? rela??o com o pai, com o(s) irm?o(s) ou com o(s) membro(s) da fam?lia alargada. A investiga??o sobre as rela??es e for?as familiares de fam?lias com crian?as com NEE ? ainda escassa, pelo que mais estudos nesta ?rea s?o necess?rios para uma melhor compreens?o sobre as mesmas, no sentido do refor?o das estrat?gias de interven??o psicol?gica que favore?am o seu bem-estar. / The present study aims to understand the way children and their parents perceive the relations within the family and their strengths. This is a descriptive and correlational study. To collect the data, we used the Family Forces Questionnaire (Melo & Alarc?o, 2011) to evaluate the perception of the family forces by the parents and the Family Relations Test ? Children?s Version (Bene & Anthony, 1985) to evaluate the perception of the family relations by the children. Our sample consists of 15 families of children with Special Needs, with 30 subjects (15 children and 15 parents). The great majority of the parents are females (93,3%), with ages between 30 and 61 years old, being 45,5 the average age. In relation to the gender of the children, 53,3% are females and 46,7% are males, with ages between 8 and 16 years old, being 11,6 the average age. The Special Needs shown by the children are Mild Intellectual Disability (33,3%), Moderate Intellectual Disability (26,7%), Hyperactivity Disorder with Attention Deficit (20%) and Disorders of the Autism Spectrum (20%). The results indicate that the parents perceive high family strengths, independently of how the children view the family relations. The results show that the children attribute more positive feelings to the relationship with their mother, and the negative feeling are mainly attributed to the relations with the father, the sibling(s) or the member(s) of the extended family. Studies about family relations and family strengths of families with children with Special Needs are limited, which makes more investigation in this area necessary to a better comprehension about them, towards the reinforcement of strategies for psychological intervention that favor their well-being.ISMT2014-06-19T10:50:33Z2014-06-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/385TID:201180995porhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/385Barata, Ana Catarina Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:48Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:41.372199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
title Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
spellingShingle Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
Barata, Ana Catarina Morais
Rela??es familiares - Family relations
For?as familiares - Family forces
Crian?as com necessidades educativas especiais - Children with special needs
title_short Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
title_full Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
title_fullStr Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
title_full_unstemmed Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
title_sort Crian?as com Necessidades Educativas Especiais e suas Fam?lias: perce??o das rela??es e for?as familiares
author Barata, Ana Catarina Morais
author_facet Barata, Ana Catarina Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Ana Catarina Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Rela??es familiares - Family relations
For?as familiares - Family forces
Crian?as com necessidades educativas especiais - Children with special needs
topic Rela??es familiares - Family relations
For?as familiares - Family forces
Crian?as com necessidades educativas especiais - Children with special needs
description O presente estudo tem como objetivo compreender a forma como as crian?as e os pais percecionam as rela??es familiares e as for?as nas suas fam?lias. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional. Na recolha de dados foi utilizado o Question?rio de For?as Familiares (Melo & Alarc?o, 2011) para avaliar a perce??o das for?as familiares por parte dos pais e o Family Relations Test ? Children?s Version (Bene & Anthony, 1985) para avaliar a perce??o das rela??es familiares por parte das crian?as. A nossa amostra ? constitu?da por 15 fam?lias de crian?as com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com 30 participantes (15 crian?as e 15 pais). A grande maioria dos pais que participaram na amostra ? do g?nero feminino (93,3%), com idades compreendidas entre os 30 e os 61, tendo, em m?dia, 45,5 anos de idade. Quanto ao g?nero dos filhos, 53,3% s?o do g?nero feminino e 46,7% s?o do g?nero masculino, tendo idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, sendo a m?dia de idades de 11,6 anos. As crian?as apresentam NEE a n?vel de Defici?ncia Mental Ligeira (33,3%), Defici?ncia Mental Moderada (26,7%), Perturba??o de Hiperatividade com D?fice de Aten??o (20%) e Perturba??o do Espectro do Autismo (20%). Os resultados indicam que os pais percecionam as for?as familiares como elevadas, independentemente de como os filhos percecionam as rela??es familiares. Verificou-se que as crian?as atribuem ? rela??o com a m?e mais sentimentos positivos, sendo os sentimentos negativos maioritariamente atribu?dos ? rela??o com o pai, com o(s) irm?o(s) ou com o(s) membro(s) da fam?lia alargada. A investiga??o sobre as rela??es e for?as familiares de fam?lias com crian?as com NEE ? ainda escassa, pelo que mais estudos nesta ?rea s?o necess?rios para uma melhor compreens?o sobre as mesmas, no sentido do refor?o das estrat?gias de interven??o psicol?gica que favore?am o seu bem-estar. / The present study aims to understand the way children and their parents perceive the relations within the family and their strengths. This is a descriptive and correlational study. To collect the data, we used the Family Forces Questionnaire (Melo & Alarc?o, 2011) to evaluate the perception of the family forces by the parents and the Family Relations Test ? Children?s Version (Bene & Anthony, 1985) to evaluate the perception of the family relations by the children. Our sample consists of 15 families of children with Special Needs, with 30 subjects (15 children and 15 parents). The great majority of the parents are females (93,3%), with ages between 30 and 61 years old, being 45,5 the average age. In relation to the gender of the children, 53,3% are females and 46,7% are males, with ages between 8 and 16 years old, being 11,6 the average age. The Special Needs shown by the children are Mild Intellectual Disability (33,3%), Moderate Intellectual Disability (26,7%), Hyperactivity Disorder with Attention Deficit (20%) and Disorders of the Autism Spectrum (20%). The results indicate that the parents perceive high family strengths, independently of how the children view the family relations. The results show that the children attribute more positive feelings to the relationship with their mother, and the negative feeling are mainly attributed to the relations with the father, the sibling(s) or the member(s) of the extended family. Studies about family relations and family strengths of families with children with Special Needs are limited, which makes more investigation in this area necessary to a better comprehension about them, towards the reinforcement of strategies for psychological intervention that favor their well-being.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-06-19T10:50:33Z
2014-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/385
TID:201180995
url http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/385
identifier_str_mv TID:201180995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136424738422784